Secretaria do Verde e Meio Ambiente retoma doação de mudas

Publicado em 11/05/2020

     

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, retomou a doação de mudas do Programa Mogi Mais Verde, que havia sido temporariamente suspensa devido ao fechamento do Parque Leon Feffer (onde fica o viveiro), como medida para reduzir os riscos de contaminação pelo novo Coronavírus. No entanto, para manter as restrições impostas pela quarentena, a retirada de mudas é feita mediante agendamento.

“O viveiro de mudas continua funcionando, mas como o Parque Leon Feffer segue fechado, é necessário que o munícipe faça o agendamento e preencha a documentação, o que pode ser feito por via digital ou levar impresso no ato da retirada”, explica o diretor da Secretaria Municipal do Verde, André Miragaia. “Em caso de dúvidas, é só entrar em contato com a secretaria, por telefone ou email, que orientamos todo procedimento”, completa.

As espécies mais procuradas são Araçá, Ipês, Jatobás, Aroeira-pimenteira, Aroeira-salsa, Cedro, Jacarandá-mimoso, Ingá, Manacá-da-serra, Paineira, Pau-brasil, Pitanga, Quaresmeira, Goiabeira e Gabiroba, entre outras.

Importante ressaltar que o acesso ao Parque Leon Feffer, bem como aos demais parques da cidade, segue fechado desde março como mais uma medida para reduzir a circulação de pessoas na cidade e, consequentemente, diminuir os riscos de novos casos de Covid-19. A suspensão do funcionamento é por tempo indeterminado.

 

Programa

O Mogi Mais Verde prevê aumentar a densidade arbórea na cidade e a atração de fauna (em especial aves), melhorando assim a estabilidade do solo, o paisagismo, o conforto térmico e a qualidade do ar.

O Programa de doação de mudas tem por objetivo engajar a população do município nas ações de plantio e aumento da arborização urbana nas áreas particulares e públicas.

Além do programa de doação a Secretaria do Verde e Meio Ambiente tem realizado inúmeros plantios de mudas no município. A proposta do programa é a recuperação de áreas degradadas e de nascentes para melhorar a qualidade da água do Tietê e dos mananciais, e criar corredores ecológicos que estabeleçam uma conectividade entre as reservas naturais, preenchendo esses caminhos com plantas nativas do municípios da região, com a recuperação das Áreas de Proteção Permanente (APPs). (Julio Nogueira)

 

Mais informações pelos canais de atendimento da Secretaria do Verde e Meio Ambiente:

Telefone: 4798-5962

Whatsapp: 4798-5959

E-mail: svma@pmmc.com.br






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 3802.6290

© 2020 Copyright - Todos os direitos reservados