Coleta seletiva volta a funcionar no Alto Tietê

Publicado em 02/08/2020

     

A partir desta segunda-feira (03/08) a coleta seletiva estará restabelecida na região do CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê. O serviço será reativado com um protocolo de segurança nas cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema e Suzano, que vão se igualar a Guarulhos, Mogi das Cruzes, Poá Salesópolis e Santa Isabel, onde o recolhimento de recicláveis já está funcionando.

O Alto Tietê, antes da pandemia, tinha uma média de 1.000 toneladas/mês de coleta seletiva. Como os serviços estão sendo restabelecidos de forma gradativa, o volume nos primeiros meses deverá girar próximo da metade disso – ou seja, 500 toneladas/mês.

Em Guararema, por exemplo, a coleta seletiva voltará na segunda-feira apenas nos PEVs – Pontos de Entrega Voluntária. A coleta na porta das residências ainda não tem previsão de retomada.

 “Está sendo feito todo um trabalho junto às cooperativas para o atendimento dos protocolos de segurança a fim de garantir a proteção dos catadores e outros profissionais envolvidos na cadeia de reciclagem”, ressalta Solange Wuo, coordenadora adjunta da Câmara Técnica de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do CONDEMAT.

Segundo ela, o restabelecimento da coleta seletiva em todo o Alto Tietê é importante para fortalecer o reaproveitamento e a destinação correta dos resíduos, assim como para normalizar a economia entre as centenas de catadores que atuam na região.

“Existe um trabalho dos municípios para ampliar a coleta seletiva e esse processo foi prejudicado pela pandemia e a necessidade de interrupção dos serviços nas cidades. A normalização gradativa coloca novamente o Alto Tietê no caminho para fortalecer a economia da reciclagem”, conclui Solange.






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 3802.6290

© 2020 Copyright - Todos os direitos reservados