Árvores comprometidas serão retiradas na Vila Oliveira

Publicado em 28/01/2020

     

A Secretaria do Verde e Meio Ambiente realizará esta semana a retirada de três sibipirunas de grande porte localizadas na esquina da avenida Hélio Borenstein com a rua João Dasambiagio, na Vila Oliveira. As árvores passaram por avaliação da secretaria, feita por um engenheiro agrônomo, que indicou comprometimento fitossanitário, com a presença de cupins e brocas. Em vistoria realizada no dia 24 de janeiro, foi utilizado o penetrógrafo (aparelho que constata a situação do tronco) e foi constatado o alto grau de decomposição das espécies.

O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, explica que a retirada de árvores em Mogi das Cruzes acontece apenas quando o estado é irreversível – com espécies mortas e com risco de queda: “Toda análise é feita por um engenheiro e dá origem a um laudo”, frisou. Haverá uma posterior compensação ambiental, com o plantio de 10 mudas.

Ele lembra que um dos principais objetivos da atual gestão é aumentar a arborização da cidade – que já é muito boa. “Mogi das Cruzes possui uma excelente cobertura verde e estamos trabalhando para que ela aumente ainda mais, tanto por meio de ações de plantio da Prefeitura como pela atuação da população”, explicou. A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente disponibiliza uma cartilha (clique aqui para ver) que oferece uma série de informações e dicas úteis para o plantio de árvores.

O documento foi elaborado pelos técnicos da secretaria e mostra as espécies próprias para o plantio urbano e também aquelas que não devem ser utilizadas, por possuírem raízes agressivas ou serem de grande porte. A cartilha traz ainda dicas de plantio e de manutenção, além de procedimentos necessários para a poda e o corte de arvores na cidade. O material é de fácil leitura, além de ilustrado com fotos para melhor compreensão.

Além disso, a cartilha mostra, por exemplo, que devem passar por análise da secretaria os pedidos de poda ou supressão de árvores, localizadas na área urbana e fora de Área de Preservação Permanente (APP), sempre de acordo com a legislação vigente. O processo inlcui solicitação, vistoria técnica e, de acordo com o tipo de árvore, ações complementares como compensações ambientais.

Outra iniciativa da secretaria foi a reabertura do Viveiro de Mudas do Parque Leon Feffer. O espaço recebe visitas de alunos da rede de ensino e também oferece mudas para os cidadãos que quiserem fazer o plantio, sempre com orientações técnicas sobre o manejo. Para mais informações, o telefone da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente é o 4798-5959. 






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 3802.6290

© 2020 Copyright - Todos os direitos reservados