NGK dá dicas para revisão de motos

Publicado em 30/07/2021

     

Com o Dia do Motociclista, comemorado no último dia 27 de julho, a NGK, maior fabricante e especialista mundial em velas de ignição, listou algumas dicas para a revisão de motos, considerada essencial para garantir segurança e evitar imprevistos. 

Item importante para o bom funcionamento do veículo de duas rodas, as velas de ignição demandam atenção especial dos motociclistas, porque trabalham em condições mais severas nas motos do que nos carros.

Enquanto os motores dos automóveis têm a rotação de torque na faixa de 2,5 mil a cinco mil giros, a das motocicletas varia de seis mil a nove mil giros, no caso de baixa cilindrada, e de nove mil a 12 mil giros, para média e alta cilindrada. “Esse regime de rotação provoca um desgaste mais acentuado das velas de ignição, que pode provocar dificuldade na partida, marcha lenta irregular, falha na aceleração e aumento do consumo de combustível”, diz Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK. 

O especialista explica que a revisão das velas geralmente é realizada a cada seis meses ou seis mil km rodados, embora algumas motos utilizem velas especiais com plano de 45 mil km, sendo recomendado olhar o manual do veículo.

“Na inspeção das velas de ignição, é importante observar também os terminais supressivos (‘cachimbinhos’), sobretudo a parte de borracha que faz a vedação e evita que o motor falhe em dias de chuva”, orienta Mori. A troca dessas peças costuma ser feita a cada três anos. 

 

Motos monocilíndricas

Segundo o especialista, as motos monocilíndricas – que representam 90% do mercado, sendo mais utilizadas por motociclistas profissionais e pessoas que desejam fugir do trânsito caótico das grandes cidades ou no deslocamento diário – demandam atenção redobrada para revisão preventiva, sob o risco de pane. “Quando surge algum problema com a vela, o motor simplesmente não pega. O cuidado com a manutenção deve ser maior”, ressalta. Nestas motocicletas, a manutenção apresenta baixo custo. Em caso de dificuldade na partida, a recomendação é não insistir para evitar transtornos com o descarregamento da bateria.






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 9850.4458

© 2021 Copyright - Todos os direitos reservados