Reinvenção em tempos de pandemia

Publicado em 08/05/2020

     

Com toda a população em isolamento social por conta da pandemia do Covid-19, a rotina da equipe do jornal A Semana também mudou. “Desde antes do início da quarentena, reforçamos a limpeza da redação e disponibilizamos álcool em gel em todos os ambientes”, explica a superintendente Fabíola Pupo. Assim que o isolamento foi decretado em todo Estado, a maioria dos colaboradores foram remanejados para trabalhar em home office e as entrevistas começaram a ser feitas via telefone e email.

A distribuição do jornal, que acontece de porta a porta todas as sextas-feiras, também sofreu alterações. Os exemplares do semanário - entregues porta a porta em locais estratégicos – passaram a ser ensacados e os distribuidores seguem todas as normas de segurança recomendadas pelos principais órgãos de saúde. “A equipe, desde o início da quarentena, passou a usar máscaras protetoras. A higienização das mãos também é uma constante”, explica o gerente de distribuição, Marcel Pupo.

Com a equipe de reportagem trabalhando de forma remota, a maneira de informar a população também foi alterada. Apesar de a edição impressa seguir normalmente, foi dado um enfoque especial nas plataformas digitais do jornal, como portal e redes sociais. “Em tempos de pandemia, surgem informações novas a todo instante. Notamos também que os leitores estão mais atentos ao que vai sendo anunciado pelos órgãos oficiais. Assim, intensificamos as publicações na Internet para manter a população da região sempre informada”, diz a editora-chefe, Ana Garcia.

A superintendente e colunista de negócios Fabíola Pupo passou a realizar entrevistas ao vivo pelo perfil do Instagram, todas as terças e sextas-feiras.  Nas chamadas lives, Fabíola tem entrevistado várias personalidades que estão organizando campanhas e ações nesta quarentena. As entrevistas fazem parte da campanha “Quarentena do Bem”, promovida pelo semanário, que visa promover e divulgar iniciativas individuais e coletivas que têm o objetivo de tornar este período de isolamento mais leve. 

E a presença nas redes sociais foi realmente fortalecida. De acordo com os dados do mês de abril, o engajamento no perfil @jornalasemana no Instagram teve um crescimento de quase 15% no engajamento em relação ao mês anterior. No Facebook, a página oficial do jornal ganhou mais de 80 seguidores durante o mês de abril. O gerenciamento das redes sociais do A Semana é realizado pela agência NCW Brasil.

 

Portal de Notícias

As publicações no site do jornal (www.asemana.com.br) também foram intensificadas durante este período. Além das reportagens convencionais sobre o que acontece em Mogi das Cruzes e região, o portal ganhou uma seção especial para notícias relacionadas ao Covid-19. Além disso, todas as matérias publicadas na edição impressa são também publicadas no site.






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 3802.6290

© 2020 Copyright - Todos os direitos reservados