Procon de Mogi das Cruzes dá dicas para compras de presentes do dia das crianças

Publicado em 08/10/2021

     

As compras para o Dia das Crianças, assim como em qualquer outra data comemorativa exigem cautela. O Procon dá as dicas para que o consumidor busque melhor qualidade, segurança e bom preço.

A Fundação Procon realizou uma pesquisa de preços de brinquedos recentemente e encontrou aumento de até 198% em produtos idênticos.

Para isso, o Procon de Mogi das Cruzes orienta o consumidor para uma compra mais segura:

Pesquise preços: a busca pelos produtos na Internet pode ser uma aliada na comparação. Vale ressaltar que é preciso considerar a qualidade do produto para avaliar o melhor custo-benefício, assim como não esquecer de consultar se há diferença na forma de pagamento. No preço à vista, em dinheiro, PIX e até no débito, os lojistas podem oferecer descontos. Mas se sua opção for a prazo, confira taxa de juros, valor da parcela e custo total do financiamento.

Compre antes da data comemorativa: com o aumento da demanda fica mais difícil encontrar alguns produtos, especialmente brinquedos. O ideal é se antecipar e fugir de lojas cheias.

Se a compra for pela Internet: verifique com precisão a data da entrega e acompanhe o rastreio do produto. Caso perceba algum atraso, faça contato com a loja para evitar que a encomenda chegue fora do prazo.

Solicite a nota fiscal: a emissão da nota fiscal é dever do fornecedor e ela pode ser necessária para o envio do produto à assistência técnica ou para reclamar de um defeito.

Prefira comprar em lojas conhecidas: nessa época do ano surgem muitas promoções e descontos “irresistíveis”. Mas o consumidor precisa considerar a procedência dos produtos e se a loja realmente vai entregar o que está vendendo.

Segurança:  observe se o produto é certificado pelo Inmetro. O selo do instituto indica que o item foi fabricado e comercializado de acordo com as normas técnicas de segurança;

É importante verificar se o brinquedo está adequado para a faixa etária da criança.

Caso identifique desrespeito aos direitos do consumidor, informe o Procon para que a situação possa ser fiscalizada.

Para atendimento presencial em uma das unidades do Procon de Mogi, o agendamento é feito pelo site da Prefeitura (http://agendamentopac.pmmc.com.br/). Reclamações remotas podem ser feitas pelo e-mail atendimento.procon@pmmc.com.br. E para esclarecer dúvidas ou obter informações, basta ligar para o telefone 4798-5090.






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 9850.4458

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