Mogi avança de fase e restaurantes, academias e salões de beleza poderão reabrir

Publicado em 10/07/2020

     

O Governo do Estado de São Paulo anunciou o avanço da região do Alto Tietê para a fase amarela. Assim, a partir da próxima semana, restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias e padarias poderão retomar o atendimento presencial. Academias, salões de beleza, centros de estética e barbearias também poderão reabrir ao público, seguindo o protocolo sanitário do Plano São Paulo de Retomada Econômica. Em Mogi, a prefeitura irá publicar um decreto municipal com os procedimentos a ser seguidos.

O comércio de rua e shoppings, que já estavam permitidos na fase laranja, também passam a funcionar por seis horas diárias na fase amarela.

 

Confira as regras para a abertura:

 

Restaurantes e bares

Será permitido o consumo em restaurantes, bares e similares, dede que tenham ambientes arejados que possam oferecer a opção de consumo local. É necessário que a ocupação máxima seja de 40% da capacidade dos assentos e que o funcionamento ocorra por no máximo 6 horas, até as 17h. Clientes e funcionários devem usar máscara em todos os ambientes. O atendimento presencial se limitará a ambientes ao ar livre ou arejados, com ventilação natural, por meio de portas e janelas abertas.

As padarias devem, então, funcionar das 6h às 12h e os demais estabelecimentos entre 11h e 17h. Podem continuar sendo feitos os atendimentos via delivery e drive-thru.

Sobre a questão do horário noturno, o Comitê Gestor de Retomada Gradativa de Atividades Econômicas encaminhará para o Ministério Público, Centro de Contingência do Estado de São Paulo e a Comissão responsável pelo Plano São Paulo uma solicitação para a possibilidade da abertura no período noturno, estendendo o horário para as 23 ou 24 horas, seguindo as mesmas normas e protocolos sanitários.

Academias e salões de beleza

Academias serão reabertas na fase amarela, com ocupação máxima de 30% da capacidade, funcionamento máximo por 6 horas diárias, uso obrigatório de máscaras e entrada de clientes apenas com agendamento prévio. Serão permitidas apenas aulas e práticas individuais e os equipamentos devem ser limpos ao menos três vezes ao dia. As academias deverão suspender o uso de chuveiros nos vestiários, mantendo apenas os banheiros abertos.

Salões de beleza também poderão funcionar na fase amarela, com ocupação máxima de 40% da capacidade, funcionamento máximo por 6 horas diárias, uso de máscaras e adoção de protocolos geral e específicos para o setor.

A secretária de Desenvolvimento do Estado, Patrícia Ellen, adiantou que novas regras para o funcionamento dos estabelecimentos estão sendo avaliadas.

Estado

As regiões de Campinas, Ribeirão Preto, Franca e Araçatuba seguem na fase vermelha, que é a mais restritiva. Nessa etapa é permitida apenas a abertura de serviços considerados essenciais. Na Grande São Paulo, a região Sudoeste - onde ficam Taboão da Serra e Itapecerica da Serra - foi do laranja para o amarelo. A região Oeste - onde estão Osasco e Barueri - também foi do laranja para o amarelo.

No Vale do Ribeira, Registro saiu direto da fase vermelha para a fase amarela. A Baixada Santista também evoluiu da fase laranja para a fase amarela.






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 3802.6290

© 2020 Copyright - Todos os direitos reservados