Fisioterapia ajuda pacientes com sequelas da Covid-19

Publicado em 15/04/2021

     

Mesmo com mais de um ano de pandemia, a Covid-19 e suas sequelas seguem ainda uma incógnita. O que se sabe é que nem sempre o tratamento da Covid-19 acaba com a alta hospitalar ou com o período de isolamento em casa. Muitas vezes, a doença deixa marcas de médio ou longo prazo que precisam de tratamento especializado.

Dados do Ministério da Saúde mostram que mesmo após a cura da doença, cerca de 40% dos doentes continuam com algum tipo de sintoma ou desenvolvem novos problemas ligados ao vírus depois s que deixam as UTIs ou enfermarias.

É aí que entra a Fisioterapia, cada vez mais importante na reabilitação de pacientes com sequelas. De acordo com o fisioterapeuta Fernando Arruda, muitas pessoas se queixam de função pulmonar prejudicada, fadiga, fraqueza muscular, limitação da mobilidade e da capacidade de realizar atividades diárias ou até mesmo delírio e alterações cognitivas. “O fisioterapeuta vai promover o alívio desses sintomas, prevenir atrofia e restabelecer a qualidade de vida daquele paciente”, explica Arruda. 

O especialista destaca que o fisioterapeuta auxilia o paciente tanto após a alta hospitalar, com exercícios para melhorar a capacidade pulmonar e restabelecendo a função muscular global, muitas vezes prejudicada por longos períodos deitado, como durante a internação. “Nesse período, o fisioterapeuta tem um papel importante, na parte de oxigenação do paciente com Covid 19, atuando no Pronto-Socorro, Enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva, esse suporte é ofertado através se avaliações constantes da equipe. Instalamos a ventilação mecânica invasiva e não invasiva, além de restabelecer a função motora do paciente que muitas vezes fica debilitada”, destaca.

 “Embora as sequelas sejam mais comuns em pacientes que desenvolveram a forma grave, indivíduos que apresentaram a forma moderada da doença e que não necessitaram de hospitalização também podem ter algum grau de comprometimento funcional”, salienta Arruda. Portanto, uma avaliação individualizada que contemple aspectos físicos, funcionais e de participação é fundamental para definição do plano.






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 9850.4458

© 2021 Copyright - Todos os direitos reservados