Coleta seletiva é suspensa, mas coleta de lixo funciona normalmente

Publicado em 24/03/2020

     

Como parte das ações de combate à pandemia do novo Coronavírus, a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente definiu um conjunto de medidas na área de coleta de resíduos sólidos. A coleta seletiva, realizada pelo Programa Recicla + Mogi e com caminhões de cor laranja, está suspensa. Os resíduos devem ser incorporados ao lixo normal, uma vez que a coleta de lixo é um serviço essencial e continua funcionando normalmente. Além disso, os ecopontos de Mogi das Cruzes estão abertos para o recebimento de materiais recicláveis.

“É uma medida para preservar a saúde dos catadores que fazem a separação dos materiais na Usina de Triagem da Vila São Francisco. É difícil determinar que os materiais recicláveis sejam descartados como lixo comum, afinal a reciclagem é uma prática nobre e em defesa da natureza, mas neste momento é uma decisão que precisa ser tomada em nome da saúde pública”, explica o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima. Ele acrescentou que a reciclagem de lixo enchia uma média de nove caminhões por dia.

Por outro lado, os três ecopontos de Mogi das Cruzes continuarão funcionando normalmente, de segunda a sábado, das 8h às 18h. Eles estão instalados no Jardim Armênia, Parque Olímpico e Jundiapeba. Os ecopontos recebem pneus, entulho de construção, madeira, móveis usados e eletrônicos, mas atendem apenas os cidadãos, com limite de um metro cúbico por pessoa – as empresas são responsáveis pela destinação de seus resíduos.

O secretário Daniel Teixeira de Lima explica que os catadores da Cata Sampa, que atuam na coleta seletiva, estão nos ecopontos fazendo a triagem dos materiais e dando-lhes a destinação correta. Ele está percorrendo pessoalmente os ecopontos, desde sábado, para orientar os funcionários: “É importante reforçar as informações, para que elas cheguem de forma correta às pessoas. A coleta de lixo na cidade está normal, somente a seletiva foi interrompida e os ecopontos abrem normalmente”, salientou.






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 3802.6290

© 2020 Copyright - Todos os direitos reservados