Projeto em Mogi ensina importância da reciclagem e empreendedorismo na infância

Publicado em 27/09/2021

     

Crianças têm capacidade para aprender mais facilmente. É na infância que as mentes estão mais abertas para absorver informação e conhecimento. Nesse sentido, acontece nos dias 28 e 29 de setembro e 06, 07, 13 e 14 de outubro, na cidade de Mogi das Cruzes (SP), o Projeto Reciclarte, baseado em oficinas sobre a importância da arte, da reciclagem de materiais e do empreendedorismo através da criação de peças com sucata.

Para cumprir esta missão, a Casa de Conteúdo, produtora do evento vai contar com dois renomados artistas brasileiros desse segmento. Há mais de 40 anos, Lúcio e Rodrigo Bittencourt, radicados em Mogi das Cruzes vem realizando arte com sucata, sendo responsáveis por mais de 20 monumentos instalados em diversas cidades do estado de São Paulo. Foram escolhidas para participar da iniciativa, 80 alunos da quinta série da Escola Centro Municipal de Projetos Educacionais (CEMPRE), de Mogi das Cruzes.

O projeto está dividido em duas etapas. A primeira são as oficinas que acontecerão no ateliê dos artistas, no bairro do Botujuru, na zona rural da cidade. Nelas, as crianças serão estimuladas dentro da visão empreendedora a conhecer os materiais, separá-los e classificá-los, escolhendo itens para a montagem das peças, sempre sob orientação dos artistas, uma pedagoga e monitores. “O intuito é que as crianças, além de produzirem arte, estejam atentas para a importância da questão ecológica através da reciclagem de materiais e também da autonomia”, destaca o artista Rodrigo Bittencourt.

Na segunda etapa, as criações serão finalizadas na escola e preparadas para uma miniexposição, no dia 23 de outubro. A mostra será aberta a toda comunidade escolar e fará parte das comemorações dos 308 anos do bairro do Botujuru. Além das esculturas em sucata, todos os alunos da escola vão produzir trabalhos com o conceito da reciclagem, utilizando materiais como papéis e plásticos. O evento contará ainda com atividades lúdicas para as crianças.

A jornalista Sylvia Jardim, diretora da Casa de Conteúdo e idealizadora do Reciclarte destaca que a infância é uma janela de oportunidades para o aprendizado e para o surgimento de ideias inovadoras. “Queremos fortalecer nas crianças suas habilidades de pensar, escolher e agir, favorecendo a autonomia e o desenvolvimento do espírito empreendedor e dos atributos necessários para gerir a própria vida”, diz. Conforme Sylvia, a arte foi escolhida para alcançar este objetivo por ser uma ação que fomenta a criatividade e o desejo de transformar ideias em realidade.

O projeto Reciclarte levará em conta as proteções e cuidados necessários para o manuseio dos materiais e também o respeito aos procedimentos sanitários relativos ao controle da pandemia. Sua realização conta com recursos provenientes do Proac ICMS, apoio das Secretarias Municipais da Cultura e Turismo e de Educação da Prefeitura de Mogi das Cruzes e patrocínio da empresa Coca-Cola FEMSA.

 

Serviço:

Projeto Reciclarte

Oficinas: de 29 de setembro a 14 de outubro (manhã – das 7h30 às 10h50 /tarde – das 13h30 às 16h50)

 

Exposição: 23 de outubro, das 14 horas às 16h30

 

Endereço: Centro Municipal de Projetos Educacionais (CEMPRE)- Professor José Limongi Sobrinho – Av. Felipe Sawaya, 500 – Vila São Paulo






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 9850.4458

© 2021 Copyright - Todos os direitos reservados