Show nesta quinta-feira em alusão ao Dia Nacional do Samba homenageia Zé Keti

Publicado em 30/11/2021

     

Nesta quinta-feira (02/12), a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo promoverá um show no Theatro Vasques, em alusão ao Dia Nacional do Samba. A apresentação vai homenagear Zé Keti, sambista carioca que frequentou e deixou memórias em Mogi das Cruzes e que completaria 100 anos em 2021. O show será a partir das 20 horas e a entrada é gratuita. Aos interessados, basta fazer a retirada dos ingressos direto na bilheteria do Vasques, no próprio dia da apresentação.

O show será comandando pelo sambista mogiano José Luiz da Silva, o Rabicho, que estará acompanhado em palco por outros artistas da cidade. O repertório conta com clássicos de Zé Keti, como “Opinião”, “Acender as velas”, “Nega Dina”, “Malvadeza Durão”, “Mascarada”, “Se alguém perguntar por mim”, “Máscara negra”, entre outras. E, além das composições já conhecidas, o show trará três sambas inéditos: “A Portela me chamou”, “Essa dona”, e “Quando fui por aí”, parceria inéditas de Zé Keti com Rabicho, que foram interpretadas pela primeira vez em Mogi das Cruzes.

Zé Keti foi um dos maiores autores da música popular brasileira. Nascido em 16 de setembro de 1921 no bairro de Inhaúma, no Rio de Janeiro, foi batizado com o nome José Flores de Jesus, porém desde a infância, dada a quietude, passou a ser chamado de menino quietinho. A partir disso, vieram as derivações Zé Quietinho, Zé Quieto, até chegar no nome artístico que o consagrou, Zé Keti.

Entre grandes atuações em sua trajetória artística e musical, foi responsável pela direção musical no lendário Zicartola, espaço no Rio de Janeiro que reunia a nata da música e da intelectualidade brasileira nos anos 60. Também a partir dos anos 60, protagonizou com João do Vale e Nara Leão o musical Opinião, um dos mais significativos espetáculos na cena cultural brasileira.

A partir dos anos 80, quando residia em São Paulo, Zé Keti passou a ser um assíduo frequentador de Mogi das Cruzes. Além de suas participações musicais em Mogi, tornou-se amigo de muitos e esteve presente em momentos memoráveis, frequentando casas e famílias, festas de aniversário, churrascos, rodas de samba, ensaios de Carnaval, entre outras festividades.

Em 1988, Zé Keti foi homenageado na cidade com Projeto Rua do Samba, organizado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Cultura. Também participou de apresentações musicais, e, entre os tantos lugares onde se apresentou na cidade, esteve no auditório da então Universidade Braz Cubas e no Theatro Municipal no ano de 1993, dividindo palco com músicos da cidade.

Zé Keti morou na cidade de São Paulo por mais de vinte anos. Em 1996, com a saúde debilitada, retornou à sua cidade natal, Rio de Janeiro, onde faleceu no ano de 1999.

O Theatro Vasques, onde acontecerá o show, fica na rua Dr. Corrêa, 515, no Centro Histórico da cidade. Mais informações sobre o show podem ser obtidas pelo telefone 4798-6900.






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 9850.4458

© 2022 Copyright - Todos os direitos reservados