Mostra inclusiva expõe fotos do rio Tietê

Publicado em 30/04/2021

     

Está no ar a Mostra de Fotografia Inclusiva “Rio Tietê Vive”. Trata-se de uma exposição fotográfica 100% digital que, graças aos recursos da gamificação, permite caminhar pelos ambientes virtuais como se estivesse realizando um circuito entre as diversas galerias onde as fotografias estão expostas. 

Contemplada pelo Programa de Fomento à Arte e Cultura de Mogi das Cruzes - Profac, a exposição é uma causa que retrata a difícil realidade do Tietê - principal rio do Estado de São Paulo. “É como ver a força imposta pela natureza em meio ao caos - esta exposição testemunha um show de resiliência e resistência”, diz Evandro Maia, curador e professor de fotografia digital no projeto Crescer da Prefeitura de Mogi. 

Evandro fez toda a ambientação da galeria e convidou a jornalista inclusiva e acessibilizadora cultural Tina Fonseca, para que a exposição pudesse ser vista pelo público com deficiência visual. “Criei o conceito de Fotografia Inclusiva porque me causava inquietação a informação noticiosa não chegar completa para todos, pois é uma questão de direito. Nunca parei de produzir exposições fotográficas acessíveis aos cegos e pessoas com deficiência visual. E é uma honra saber que fiz escola, melhorando a competitividade de fotojornalistas do calibre do Evandro, pela acessibilidade”, conta Tina, incumbida de transformar imagens visuais em textos que ajudam as pessoas com deficiência a produzir imagens mentais. 

As fotografias foram tiradas por alunos do Crescer, como Felipe Majores, Geraldo Silva, Lorenzo Valenti, Maria Iglesias e Raquel Suzuki. A novidade é que todas as imagens são acompanhadas de audiodescrição, o que permite que um visitante visual possa assistir a mostra ao lado de uma pessoa que tenha uma deficiência. 

A exposição “Rio Tietê Vive” pode ser conferida em www.evandromaia.com.br/riotietevive.






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 9850.4458

© 2021 Copyright - Todos os direitos reservados