Mogi recebe carreta da Expolivro na segunda-feira

Publicado em 20/08/2021

     

Mogi das Cruzes receberá na segunda-feira (23 de agosto) a Expolivro - Paixão Pela Leitura, um projeto itinerante de caráter cultural, social e educacional que visa estimular o hábito da leitura a partir de uma série de atividades culturais, sociais e educacionais. A Expolivro acontece dentro de uma carreta que ficará estacionada no largo do Rosário (Praça da Marisa), até o dia 15 de setembro. O lançamento oficial será às 10 horas e contará com a presença do presidente do Instituto Vida para Todos (IVPT), Pedro Dong, além de autoridades locais, seguindo todos os protocolos sanitários com o uso de álcool em gel, máscaras, controle de público e distanciamento. 

Com 14 metros de comprimento e 2,80 metros de largura, a carreta aberta dobra de tamanho e funciona como uma grande biblioteca e livraria que abriga em seu interior um telão, mesas, cadeiras e ar condicionado. O veículo comporta até 70 pessoas, mas devido à crise sanitária será permitido o máximo de 30 pessoas em seu interior, respeitando o distanciamento e demais cuidados. Um espaço anexo localizado na rua Afonso Pena, 57, nas proximidades do local, ficará à disposição para abrigar o público excedente e, com isso, evitar aglomerações. 

Além do acervo literário, o espaço conta com uma série de apresentações teatrais, musicais, contação de histórias e palestras diversas com psicólogos, pedagogos e demais profissionais das áreas da saúde e educação com temas voltados à inteligência emocional, saúde mental, valorização da família e formação de valores. As atividades poderão ser conferidas de segunda a sábado, das 9 às 18 horas e aos domingos, das 9 às 12 horas. 

As escolas das redes pública ou particular interessadas em receber as apresentações em suas unidades podem solicitar a presença da equipe mediante agendamento, que deve ser feito pelo número 9495-40131, com Carlos. As atrações são destinadas a todas as faixas etárias e direcionadas à toda comunidade escolar, abrangendo não só alunos, mas professores, funcionários e familiares.

 A iniciativa desenvolvida pelo Instituto Vida para Todos (IVPT) existe desde 1991 e já percorreu cerca de 30 cidades em todo País, além de municípios da América do Sul. Inicialmente, as atividades aconteciam em um ônibus adaptado, mas com o crescimento do projeto. O principal objetivo é transformar vidas por meio da leitura e de atividades que contribuam com o desenvolvimento social, educacional e cultural das pessoas. 

O coordenador do projeto, Isaac da Conceição Cajaiba, explica que todas as atividades são elaboradas visando promover o benefício espiritual, humano e a paixão pela leitura. Uma das premissas desta edição é acolher os alunos e professores na volta às aulas, principalmente nesse momento de tantas sequelas deixadas pela crise sanitária da Covid-19. 

“Com esta pandemia ficou claro que tudo o que as pessoas mais precisam é de saúde mental. As Olimpíadas de Tóquio também reacenderam esse debate ao expor os limites de nossos atletas. Sabemos quanto o isolamento social deixou sequelas na população e das dificuldades de reinserir os alunos no espaço escolar após tanto tempo de isolamento e ensino híbrido. O foco de todo esse trabalho é justamente suprir essas carências emocionais por meio de uma programação que mescla leitura, música, teatro, lazer e cidadania para auxiliar na formação de valores de uma forma lúdica”, destacou.






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 9850.4458

© 2021 Copyright - Todos os direitos reservados