Livro reúne poesias sobre a pandemia

Publicado em 09/04/2021

     

A pandemia afetou a rotina do grupo Entremeio Literário. É que há 14 anos o grupo, que já chegou a reunir 40 pessoas, se reunia semanalmente no Casarão do Carmo, para leituras de poesias autorais de escritores da região, palestras, troca de livros e mostras culturais.

Com a imposição do isolamento social, foi criado o projeto “Poesia na Rede”, totalmente virtual, que incentivava autores mogianos a compartilhar seus textos. Da ação, nasce agora o livro “Pandemia em versos”, que reúne poesias de sete escritores mogianos: Maria Fernandez Iglesias, Barbara Novaes, Ana Maria Peretti, Miriam Kucinskis, Roberto Cavenatti, Sueli Canfora e Ediel Ribeiro.

A iniciativa partiu de Sheila Kuno. “No dia em que foi declarada a pandemia, eu escrevi uma poesia. Ao lê-la, me lembrei do livro A Rosa do Povo, de Carlos Drummond de Andrade, onde ele expressa os dramas da guerra de uma forma poética”, conta. Das poesias escritas no “Poesia na Rede”, Sheila foi juntando algumas que falavam sobre a pandemia e, com o apoio dos autores, decidiu publicar o livro. ”Percebi que eles estavam contando a história da pandemia em versos, igual Drummond fez”. 

Para Mara Iglesias, uma das autoras, toda a situação vivida no último ano fez aflorar vários sentimentos e inspirações. “O poeta gosta de colocar no papel seus sentimentos e essa nova situação causou uma gama enorme de sensações que cada um expressou a seu modo. A inspiração vinha de sentimentos como indignação, inconformismo, mas também de esperança recheada de amor”, relata.

A autora fala ainda da importância da literatura nos tempos em que estamos vivendo. “A arte e a poesia trazem a magia necessária para aliviar e até registrar as pesadas estatísticas e também mostrar às pessoas que não estão sozinhas, que os pensamentos e sentimentos são de todos”.

O livro “Pandemia em versos” custa R$ 20 e pode ser adquirido pelo telefone 97265-2174.






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 9850.4458

© 2021 Copyright - Todos os direitos reservados