Festival cultural começa nesta sexta-feira

Publicado em 02/04/2021

     

A partir desta sexta-feira (02/04), terá início o Festival Cultura em Casa Mogi, uma ação da Secretaria Municipal de Cultura, que tem por objetivo prestar apoio aos artistas da cidade e, ao mesmo tempo, fomentar e dar visibilidade à cultura local. Serão 40 atividades e mais de 100 artistas contemplados, a partir de contratação direta. O festival vai se estender até o dia 25 de abril e contemplar segmentos como dança, música, cinema, literatura, arte-educação, ações formativas, mostras e saraus. O festival será inteiramente realizado de forma online. Todas as atrações serão transmitidas pelas páginas da Cultura Mogi no Facebook e Youtube, via plataforma de transmissão StreamYard. 

A secretária municipal de Cultura, Kelen Chacon, explica que o festival foi uma alternativa adotada pela Secretaria, com o intuito de promover uma ação de apoio imediato aos artistas da cidade. A Secretaria se baseou em dispositivos legais já estabelecidos e que permitem a contratação direta de artistas, por tratar-se de um instrumento mais veloz do que editais de chamamento, por exemplo. Vale destacar que a Secretaria também vai lançar editais, porém a previsão é que isso aconteça no mês de maio, em função da tramitação que é necessária a todo tipo de edital a ser lançado.

 

Critérios

Os artistas foram selecionados com base em uma série de critérios. Um deles foi a relação de demandas apresentadas durante o primeiro ciclo de encontros do programa Diálogo Aberto, realizada entre fevereiro e março deste ano. Foram 22 encontros no total, ao longo dos quais públicos e segmentos específicos fizeram suas manifestações, fornecendo assim elementos à Secretaria de Cultura, para a identificação do que a sociedade civil e a classe artística mais necessitam neste momento.

Após a identificação das principais demandas e, portanto, dos segmentos a serem atendidos nesta primeira ação, a Secretaria de Cultura passou a pesquisar, junto ao cadastro municipal, profissionais que atendessem a esse universo e estivessem em condições de serem contratados pelo município. Também foi dada prioridade a artistas que, por ventura, ainda não foram contemplados em ações como PROFAC e Lei Aldir Blanc. 

Outro critério fundamental para a seleção foi a identificação daqueles que dependem exclusivamente de sua arte como forma de sobrevivência e estão, em função da pandemia, impedidos de trabalhar






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 9850.4458

© 2021 Copyright - Todos os direitos reservados