Procon orienta com relação à contratação de serviços odontológicos

Publicado em 06/10/2021

     

Devido ao aumento de registros de problemas relacionados à contratação de serviços odontológicos, o Procon de Mogi das Cruzes orienta os consumidores sobre os cuidados antes da contratação. Só neste ano, já foram cerca de 30 reclamações, de clínicas diferentes.

A contratação destes serviços está relacionada a implantes dentários, próteses e demais serviços congêneres (não se trata de planos odontológicos regidos pela ANS – Agência Nacional de Saúde).

Os principais problemas são: o consumidor não recebe nenhum documento da contratação, falta de clareza na contratação de financiamento, falta de identificação do profissional responsável pelo atendimento (nome completo e CRO) , má prestação de serviço com próteses sem encaixe correto, cor do dente incorreta, com estrutura que machuca o paciente.

Consumidores relataram que algumas clínicas não concluem o serviço, e quando procuram para exigir seus direitos pessoalmente, ou por meio do Procon, descobrem que a clínica fechou, ou que outra foi montada no mesmo lugar, mas essa não assume a responsabilidade pelo tratamento, o que obriga a procurar o judiciário. Situações como essa estão em análise pelo setor de fiscalização do Procon, pois são questões muito sérias que envolvem a saúde dos pacientes.

“A contratação de implantes e próteses, como são serviços mais caros, deve ser muito cuidadosa, é importante que o consumidor procure clínicas bem estabelecidas e de preferência que tenha indicação de quem já utilizou os serviços e conhece o profissional dentista. É bom desconfiar se os preços estão muito baixos” alerta a coordenadora do Procon, Fabiana Bava
Alguns consumidores procuram o Procon apenas com o comprovante de pagamento, sem nenhum orçamento ou detalhamento dos serviços. A orientação é para que nenhum pagamento seja feito se a clínica se negar a documentar toda a contratação.

O Procon recomenda ainda que o consumidor verifique se o valor cobrado cabe em seu orçamento, além de avaliar tudo com muita atenção. É preciso cuidado com a publicidade e o tratamento pessoal que envolve a contratação. Caso o cliente não se sinta confortável, não deve se sentir constrangido em não assinar o contrato.

Orientação do Procon sobre precauções na hora de contratar serviços odontológicos

  • Solicitar o detalhamento dos serviços contratados, com a indicação do preço para cada serviço; Indicação do prazo para conclusão dos serviços, e como será o tratamento;
  • Identificação do profissional envolvido, tanto na avaliação quanto no tratamento;
  • Condições de pagamento detalhadas (número e valor de cada parcela, data de vencimento, multa por atraso no pagamento etc.);
  • Recibo correspondente aos valores pagos;

Para atendimento presencial em uma das unidades do Procon de Mogi, o agendamento é feito pelo site da Prefeitura de Mogi (http://agendamentopac.pmmc.com.br/). Reclamações remotas podem ser feitas pelo e-mail atendimento.procon@pmmc.com.br e dúvidas e informações podem ser dirimidas pelo telefone 4798-5090.






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 9850.4458

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