Prefeitura de Poá encontra insumos vencidos em 2020 e abre sindicância

Publicado em 21/01/2021

     

A Secretaria de Saúde de Poá abrirá sindicância para apurar materiais encontrados vencidos na coordenação de Saúde Bucal e no Centro de Saúde II (CS) avaliados em, cerca de R$ 100 mil. Os insumos que seriam utilizados para saúde bucal ultrapassaram a data limite de validade, em janeiro e abril de 2020, segundo levantamento solicitado pela Secretaria de Saúde.

De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal do município, Juliana Pelini, são cerca de 190 frascos de hipoclorito de sódio e mais de mil bobinas, deixadas pela gestão anterior. “O hipoclorito é utilizado para irrigação de canal e as bobinas para acondicionar o material que é
esterilizado na autoclave, a única explicação que encontro para essa situação é que não houve planejamento para a compra destes materiais, ocasionando esse dano ao erário público”, afirmou.

A empresa fornecedora dos materiais foi consultada pela Coordenadoria de Saúde Bucal sobre qual procedimento adequado deveria ser tomado e, por meio de uma normativa técnica, houve a orientação de recolhimento e incineração dos mesmos. “Com isso, haverá atrasos no atendimento, devido à falta de insumos, vamos agir o mais rápido possível para realizar uma nova compra, mas infelizmente leva algum tempo”, disse Pelini, complementando que esse erro administrativo foi cometido, sem o conhecimento dos profissionais que realizam os atendimentos na rede básica. “é importante frisar que esses materiais chegavam às unidades sem as etiquetas com as datas e, sendo assim, os profissionais não tinham a ideia do que estava ocorrendo”, finaliza. 






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 9850.4458

© 2021 Copyright - Todos os direitos reservados