Mogi planeja volta às aulas presenciais a partir da próxima semana

Publicado em 30/04/2021

     

A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes divulgou um cronograma entre os servidores da pasta sobre o retorno das atividades presenciais. De acordo com o comunicado, as escolas estaduais e particulares do 1° ao 5° ano poderão retornar a partir de segunda-feira, dia 3. No dia 10, está autorizada a volta para alunos do 6° ao 9° ano de instituições privadas e estaduais.

A partir do dia 24, podem reabrir as escolas municipais do 6° ao 9° ano. Creches e pré-escolas da rede municipal de ensino têm autorização para abrir a partir de 31 de maio. Por fim, o retorno dos alunos do 1° ao 5° ano está previsto para 7 de junho.

Essa distância entre as aberturas foi um argumento utilizado para dar tempo de preparação para as equipes escolares municipais, para concluir o processo seletivo simplificado de professores temporários e adquirir mais equipamentos de proteção para as escolas, além de finalizar as orientações-padrão da Secretaria de Educação para auxiliar as escolas na organização da rotina escolar com autonomia.

A equipe de Manutenção da Secretaria de Educação, junto à Brigada da Pandemia na Educação, está intensificando a adequação das escolas da rede municipal de ensino e, atualmente, há 54 unidades escolares cumprindo todos os requisitos, o correspondente a 25,96% das escolas vistoriadas. 154 escolas ainda precisam de reajustes – cerca de 74% do total vistoriado. Somente escolas plenamente adequadas ao protocolo sanitário irão retomar as atividades letivas presenciais.

De acordo com o comunicado interno, a capacidade de atendimento será de no máximo 35%. O retorno será opcional para os pais e grupos de risco que ainda não foram vacinados não deverão voltar. O uso de máscaras será obrigatório, assim como o distanciamento de 1,5 metro.

O comunicado divulgou ainda os dados sobre aprendizagem e/ou acesso à internet: 500 crianças não fizeram contato com a escola em 2021, 9 mil crianças não têm acesso à internet e mais de 10 mil crianças apresentam resultados críticos de aprendizagem.

 

CRONOGRAMA DE VOLTA ÀS AULAS

 

03/05 - escolas estaduais e particulares nas turmas de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental;

10/05 - escolas estaduais e particulares nas turmas de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio;

- 24/05 – turmas de 6º a 9º no Cempre Benedito Ferreira Lopes, turmas de EJA na EM Coronel Almeida e na Escola de Empreendedorismo (EEI), além de cursos profissionalizantes na EEI e nas unidades do CRESCER adequadas ao protocolo sanitário;

- 31/05 – turmas de creche e pré-escola, somente nas escolas municipais e subvencionadas adequadas ao protocolo sanitário;

07/06 – turmas de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental, somente nas escolas municipais adequadas ao protocolo sanitário.






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 9850.4458

© 2021 Copyright - Todos os direitos reservados