Maternidade da Santa Casa suspende atendimento

Publicado em 10/01/2020

     

De novo, as gestantes de Mogi e região voltam a sofrer com a incerteza de onde vão ter os seus bebês. É que a Santa Casa de Mogi suspendeu na quarta-feira, dia 8, o atendimento na maternidade, devido o quadro de superlotação. A orientação do hospital é que todas as gestantes de baixo e alto risco procurem os outros serviços referenciados na região. Apenas os casos de urgências e emergências obstétricas que chegarem à unidade serão atendidos. Mulheres em trabalho de parto serão atendidas.

Adecisão foi tomada pela direção da unidade em conjunto com a Secretaria de Saúde, após o agravamento do quadro de superlotação. Na quinta-feira havia 18 bebês na UTI, que tem capacidade para 10, e outros 16 nos setores intermediários, que contam com 15 leitos. Além disso, na maternidade há 51 gestantes para uma capacidade de 38 leitos.

A medida de suspensão do atendimento total tem como objetivo garantir a segurança e integridade aos bebês e gestantes que estão internados, visando evitar danos irreparáveis as pacientes. Qualquer aumento de demanda ocasiona a geração de um plano de contingência que contemple as necessidades daquele momento.

O problema da superlotação na Santa Casa em Mogi é antigo. Em 2017, o atendimento já havia sido suspenso também pelo mesmo motivo. O local atende gestantes de toda a região. Atualmente, Mogi conta apenas com a Santa Casa para a realização de partos pelo sistema público, que enfrenta constantes problemas de superlotação. A solução do problema, pelo menos para as gestantes da cidade, depende da abertura da Maternidade Municipal, cujas obras começaram em dezembro. O espaço terá capacidade para realizar cerca de 500 partos por mês pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na região, as gestantes contam com maternidade pública na Santa Casa de Suzano, Hospital Regional “Doutor Osíris Florindo Coelho”, em Ferraz, a Maternidade Municipal de Arujá e o Santa Marcelina, em Itaquaquecetuba






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 3802.6290

© 2020 Copyright - Todos os direitos reservados