Livro aborda Orçamento Participativo na cidade de Suzano

Publicado em 08/10/2019

     

Seguindo a programação da Secretaria Municipal de Cultura de Suzano, o Cultura em Debate contará com a presença de Ivan Rubens Dário Jr que apresentará o livro Pedagogias da Cidade: Corpos e Movimento. A publicação é resultado da pesquisa de mestrado em Educação que analisou a experiência do Orçamento Participativo na cidade de Suzano no período de 2005 a 2008.

O autor foi assessor para implementação do Orçamento Participativo em Suzano no durante a gestão do ex-prefeito Marcelo Candido, que escreve o prefácio. “O livro registra uma experiência singular, um acontecimento na cidade de Suzano. Foram mais de 40 plenárias regionais deliberativas e cerca de 400 reuniões preparatórias populares. Suzano respirava democracia e participação popular direta. O contexto era de muitas conferências e vitalidade democrática. Nesse movimento criamos o Conselho do Orçamento Participativo, denominado CORPO que se reunia e, a partir das decisões tomadas nas Plenárias, apresentava ao Prefeito Marcelo Candido um Plano de Investimentos com vistas à Lei do Orçamento Anual. Ou seja, as decisões populares incluídas no orçamento público.”

O primeiro capítulo apresenta o OP em Suzano e os corpos em movimento numa cidade viva. No segundo capítulo o autor apresenta os três eixos pulsantes do texto: a cidade, o Estado e o sujeito. E as análises estão num terceiro capítulo seguido por considerações finais. “Estou muito feliz com o convite da Secretaria de Cultura. Poderei apresentar o livro para a cidade onde esta experiência se fez matéria. Feliz sobretudo pela oportunidade de rever amigos e amigas que, juntos, escrevemos uma parte da história de Suzano.” 






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 3802.6290

© 2020 Copyright - Todos os direitos reservados