Câmara de Mogi promove eventos de prevenção à cegueira infantil

Publicado em 25/06/2019

     

Está confirmado para às 19 horas desta quinta-feira (27), no auditório da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, a realização da palestra “Prevenção da Cegueira Infantil”.

O evento, organizado pelos vereadores Francimário Vieira, o Farofa (PL) e Péricles Ramalho Bauab (PL) em parceria e apoio de médicos oftalmologistas da cidade, terá como objetivo apresentar informações sobre a importância de exames oftalmológicos – em qualquer faixa etária - para garantir a acuidade visual, além de detecção precoce de problemas relacionados à visão.  

Dados do último Censo do IBGE (2010) revelam que 35,2 milhões de pessoas no Brasil apresentam algum grau de deficiência visual, sendo seis milhões com grande dificuldade em enxergar e 582 mil cegos. Ao mesmo tempo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima-se que 75% dos casos de cegueira são evitáveis e/ou tratáveis. E é com base nesses dados estatísticos e diante das inúmeras e novas técnicas de detecção e prevenção de doenças da visão, que o médico oftalmologista Murilo Ubukata Plizelli, com Pós-Graduação em Retina pela Escola Paulista de Medicina/ UNIFESP norteará sua apresentação na próxima quinta-feira. Dentre os assuntos a serem abordados por ele estão: Triagem – reflexo vermelho; população infantil no Brasil e no Mundo; a importância da visão na aprendizagem e desenvolvimento Psicomotor da criança, patologias oculares e infecções congênitas, entre outros assuntos.

A especialista em captação de Imagens Retcam, Fernanda Morales de Sá, também ministrará palestra sobre o tema. Ela deve demonstrar as novas tecnologias existentes para a detecção de doenças da visão como hemorragias retinianas, o screening de fundo de olho, e muito mais.

"Eu nunca aceitei a cegueira como a possibilidade de qualquer ser humano. Ainda mais porque é algo evitável, que requer investimentos e políticas públicas de prevenção e orientação. Como militante da área da saúde, cofundador de uma Ong que atua neste setor há cerca de dez anos e, agora, como representante público, tenho por obrigação promover medidas e palestras que ajudem a melhorar a saúde da nossa população”, comentou o vereador Farofa. Líder do Partido Liberal na Câmara de Mogi, Farofa é coautor dos projetos de lei  57/19, que institui a Campanha "Abril Marron" no município, além de 80/18 que estabelece a obrigatoriedade da realização de EXAME OFTALMOLÓGICO nos alunos matriculados na rede de ensino no Município – como algumas das medidas que podem contribuir para acuidade visual dos mogianos. Este último, inclusive também é assinado pelo médico, o vereador Péricles Bauab. “As pessoas que enxergam bem, normalmente só procuram um médico quando a visão começa a falhar, o que ocorre geralmente por volta dos 40 anos de idade, mas a prevenção deve começar antes mesmo do nascimento”, afirma Péricles. “O acompanhamento pré-natal é capaz de evitar o comprometimento da visão do bebê que irá nascer”, completa. “Algumas doenças, como a rubéola e a toxoplasmose, podem causar cegueira e problemas neurológicos na criança. Os recém-nascidos precisam fazer o teste do olhinho, que é capaz de detectar precocemente a catarata congênita e o glaucoma, além de outras doenças, às vezes gravíssimas, como a retinoblastoma (um tipo de câncer ocular). Além disso, há outras fases da vida, como a idade escolar, em se faz urgente necessária a adoção de alguns cuidados, incluindo o conhecimento de sintomas e as situações que podem levar à perda da visão” conclui.

 

O evento: “Prevenção da Cegueira Infantil” acontecerá no auditório “Tufi Andere” da Câmara de Mogi das Cruzes, com entrada gratuita. 






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 3802.6290

© 2020 Copyright - Todos os direitos reservados