Aplicativo Reciclando mapeia catadores independentes

Publicado em 23/06/2020

     

Um dos principais eventos da programação do Junho Verde deste ano é o lançamento do aplicativo Reciclando, desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e o Centro Universitário Braz Cubas. O evento ocorreu nesta terça-feira (23/06), às 10 horas, por teleconferência, e será uma importante ferramenta do Programa Recicla + Mogi, que existe na cidade desde 2012 e tem sido responsável pelo aumento contínuo no índice de reciclagem de Mogi das Cruzes – que saltou de 0,5% em 2012 para 5% em 2020.

O secretário Daniel Teixeira de Lima fala sobre a importância da ferramenta: "É uma novidade moderna e importante, pois permitirá à Prefeitura conhecer mais o trabalho desses profissionais independentes, que tanto auxiliam no processo de reciclagam. Não tem o caráter de fiscalização, mas sim de diagnóstico", explica.

A parceria entre a Secretaria do Verde e a Braz Cubas acontece desde o ano passado. O aplicativo foi desenvolvido por professores e estudantes das áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com base no projeto dos estudantes de Gestão Ambiental, em parceria com técnicos da secretaria. Ele ajuda a identificar o volume de material coletado por catadores e sucateiros independentes – além de mapear os locais onde os recicláveis são recolhidos, bem como seu trajeto.

O secretário lembra que o aplicativo Reciclando será mais uma ferramenta do Recicla + Mogi, que é aprimorado gradativamente com ações e novidades que estimulam a população mogiana a incorporar hábitos de reciclagem. Um deles foi o início do sistema diferenciado de coleta seletiva de vidros nos três ecopontos da cidade, que começou também durante o Junho Verde deste ano. Em cada unidade foram instaladas duas caçambas: uma para garrafas e outra para vidros planos, espelhos e vidros laminados (de veículos).

Uma empresa é responsável pela colocação e retirada das caçambas e dará destinação final e reciclagem adequada para cada resíduo, sem custos para o município. Os vidros são o único tipo de resíduo que pode ser descartado nos ecopontos pelo setor comercial e empresarial da cidade – as unidades atendem somente pessoas físicas. A reciclagem do vidro poupa recursos naturais como a areia, que é extraída das várzeas e leitos dos rios, e deixa de produzir mais lixo nos aterros.






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 3802.6290

© 2020 Copyright - Todos os direitos reservados