APAE de Mogi das Cruzes lança campanha 'Doe o seu Imposto de Renda'

Publicado em 16/03/2020

     

Todos os anos, o cidadão tem um compromisso com a Receita Federal: apresentar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. Neste ano, o prazo vai até às 23h59 do dia 30 de abril. Mas o que muito contribuinte não sabe é que ele pode direcionar parte do Imposto de Renda para os fundos controlados pelos Conselhos Municipais, Estaduais e Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Neste caso, o contribuinte pode beneficiar a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Mogi das Cruzes, que está devidamente cadastrada e formalizada nos fundos do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), que é quem irá receber a doação. 

Para conscientizar a população sobre a importância da doação e como ele deve ser feita, a APAE de Mogi está lançando a campanha “Doe o seu Imposto de Renda”. “A APAE de Mogi está autorizada a receber recursos vindos do IR de Pessoas Física, como doação para projetos sociais. As doações poderão ser deduzidas até o porcentual de 3% sobre o Imposto sobre a Renda devido apurado na declaração”, diz o diretor financeiro da APAE de Mogi, o contador Jorge Yutaka Horita.

O primeiro passo é baixar o programa da Receita Federal (http://receita.economia.gov.br/interface/cidadao/irpf/2020). Também é possível fazer a declaração em celulares e tablets por meio do aplicativo "Meu Imposto de Renda". O contribuinte pode preencher e enviar a declaração por conta própria ou, se tiver dificuldade, ele pode contratar o serviço de um contador. 

Confira o passo a passo - que ensina o contribuinte a fazer a declaração com a doação - neste site: www.apaemc.org.br/blog/imposto-de-renda

O valor disponível para doação é calculado pelo próprio programa. Para efetuar essa doação como Pessoa Física, é preciso optar pela declaração completa, clicando na ficha “Doações Diretamente na Declaração” e escolher ECA (que irá direcionar o valor doado para a APAE de Mogi das Cruzes) e em seguida “Novo”, no pé da página. Depois, em Tipo de Fundo escolha “Estadual”, opte por SP, e informe o valor a ser doado. Em seguida, clique no botão “OK” para encerrar o preenchimento dos dados.

Na hora de efetuar a doação fique atento para que no comprovante conste CPF do doador e ECA, data da doação e valor. Ao finalizar a declaração, o contribuinte deverá imprimir dois Darf's (Documento de Arrecadação da Receita Federal) separadamente: um é referente ao pagamento da primeira quota ou quota única do IR devido, apurado na declaração; e o outro referente à doação que está sendo efetuada. Tire uma foto do DARF quitado e envie uma mensagem eletrônica anexando a foto/arquivo, com nome completo, endereço com CEP e telefone, para impostoderenda@apaemc.org.br ou pode levar direto à sede da instituição, localizada na rua Carmem de Moura Santos, 134, no Jardim Betânia. Somente assim a APAE de Mogi poderá abrir requerimento, solicitando que o crédito seja direcionado para o seu CNPJ, garantindo que a doação chegue para a organização mogiana. “A Receita Federal conta hoje com um sistema inteligente e transparente. Atualmente, é possível fazer a diferença na vida de crianças e adolescentes com essa dedução. Ou seja, o valor que o contribuinte declara de imposto pode ajudar a vida de milhares de crianças e adolescentes. Conselhos como o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca-SP) iniciam um novo olhar para o serviço social, e isso traz esperança e oportunidade para aqueles que se sensibilizam ajudarem de maneira segura e eficiente. O Brasil ainda será um país modelo, se caminhar nessa linha chegaremos longe”, explica Thaís de Oliveira, do Departamento de Marketing da APAE de Mogi das Cruzes, que desenvolve a campanha com muito amor e dedicação.

 O telefone para outras informações é: (11) 4728-4994.






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 3802.6290

© 2020 Copyright - Todos os direitos reservados