Novas regras para CNH devem baratear processo

Publicado em 20/09/2019

     

ERRATA: Na matéria publicada na edição 1102,  afirmamos que Sérgio Miranda era do grupo das autoescolas Miranda e Trânsito Seguro, o que não é uma informação correta, uma vez que ele não pertence ao grupo. O texto abaixo foi corrigido e atualizado às 14h10 de sexta-feira, dia 20 de setembro. Pedimos desculpa pelo erro.

 

Começou a valer na segunda-feira (16) a Resolução 778, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que define mudanças no processo de formação de motoristas. Entre as alterações, estão a que torna facultativo o uso de simulador para a expedição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a que reduz de 25 para 20 horas o número de aulas práticas para a habilitação da categoria B.

O documento define também que a exigência de aulas noturnas diminui para uma hora/aula prática tanto para a categoria A (moto) quanto categoria B (carro). Antes era de 20% sobre o total da carga horária. A resolução traz ainda mudanças nas exigências para interessados em obter a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores) – veículos de duas ou três rodas que não passam de 50 km/h, como as “cinquentinhas”. A resolução reduziu de 20 para cinco as horas-aula necessárias para conseguir a ACC. Além disso, por um ano, interessados em tirar ACC também ficarão dispensados de aulas teóricas e práticas, indo direto para provas. Em São Paulo, as novas regras da ACC só passam a valer no dia 30, segundo o Detran-SP.

Para Sérgio Miranda, a nova resolução pode baratear o processo de obtenção da CNH, com a retirada da obrigatoriedade do uso do simulador e da diminuição do número de aulas práticas. “Mas é bom lembrar que as novas regras só valem para quem deu início ao processo após o dia 16”, avisa. 

 

 

Simulador

Sobre a importância do equipamento, ele fala: “Em alguns casos, o simulador auxilia sim, mas é um veículo estático. O aluno tem mais benefícios em fazer as aulas práticas diretamente no veículo da autoescola, onde ele poderá sentir o carro e ter mais noção do que é dirigir”, explica.

 






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 3802.6290

© 2020 Copyright - Todos os direitos reservados