Especialista alerta sobre os prazos da renovação da CNH

Publicado em 26/11/2021

     

Suspensa no Estado de São Paulo desde março de 2020 devido à pandemia, a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) voltou a ser exigida pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP).

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu novos prazos para renovar a CNH e quem está com o documento vencido desde março ou abril do ano passado deve ficar atento, já que o prazo para renovar é apenas até 30 de dezembro deste ano. Já  os motoristas que estão com a carteira vencida desde maio e junho de 2020 têm até 31 de janeiro para renovar o documento.

Rodrigo Lemes, formado em Direito, pós-graduado em Legislação e Gestão de Trânsito, explica que o prazo apertado pode, inclusive, congestionar o sistema. “O Contran deveria disponibilizar um cronograma com um espaço de tempo maior para os motoristas, então, a dica é procurar o Detran o quanto antes”, diz o especialista.

A renovação da CNH pode ser feita de forma online pelo portal do Detran (www.detran.spgov.br), pelo portal do poupatempo.sp.gov.br ou pelo app do Poupatempo digital. Para realizar o serviço, a pessoa não pode ter nenhum bloqueio no prontuário como suspensão ou cassação do documento.  Se a pessoa optar por fazer o processo de forma presencial, deve ser feito agendamento da data no portal do Poupatempo.

 






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 9850.4458

© 2022 Copyright - Todos os direitos reservados