Bilheterias do Metrô e da CPTM serão extintas até o fim do ano

Publicado em 04/10/2021

     

As bilheterias do Metrô e da CPTM deixarão de existir até o final deste ano, anunciou a Secretaria dos Transportes Metropolitanos nesta segunda-feira (4). A intenção é que os guichês sejam desativados de forma gradativa a partir já da próxima sexta-feira (8).

Nesse dia, o horário de funcionamento das bilheterias das estações Belém (Linha 3-Vermelha) e Granja Julieta (Linha 9-Esmeralda) será reduzido para dois períodos: das 6h às 10h e das 16h às 20h. Na sexta-feira seguinte, dia 15, ambas os guichês deixarão de funcionar em definitivo. As demais estações ainda devem ser anunciadas pelo governo do estado.

No seu lugar, os passageiros deverão utilizar os totens automáticos para adquirir bilhetes no formato QRCode ou utilizar o aplicativo da empresa parceira do governo.

O motivo da extinção é econômico: o governo do estado espera reduzir custos com o sistema em R$ 100 milhões por ano. A primeira medida nesse sentido foi o fim do uso dos bilhetes magnéticos Edmonson, que já tinham baixa utilização por conta do uso do bilhete único pela grande maioria dos usuários.

Segundo a STM, os funcionários da CPTM que hoje atuam nas bilheterias serão reaproveitados em outras áreas operacionais. No caso do Metrô, os guichês são operados por empresas terceirizadas, cujo contrato não se sabe o destino ainda.

A companhia, inclusive, teria treinado vários ex-bilheteiros para outras funções, incluindo a operação de trens.

O fim das bilheterias deverá ocorrer também nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás já que esse serviço não está incluso nas concessões para a ViaQuatro e ViaMobilidade.

Até junho, mês mais recente divulgado pelo Metrô, o prejuízo acumulado da companhia em 2021 era de R$ 630,7 milhões. A CPTM, por outro lado, não divulga essa informação em sua página de transparência.

A STM dará mais detalhes sobre o processo de fechamento das bilheterias em entrevista coletiva às 18h30.






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 9850.4458

© 2021 Copyright - Todos os direitos reservados