Ideias e Negócios

15 de março de 2013
 

Sebrae-SP orienta empresários a como vender e lucrar mais nesta Páscoa

Empreendedores devem seguir algumas dicas para lucrar na data

A Páscoa está chegando e este é o momento que muitas micro e pequenas empresas (MPEs) lucram mais. A data é o terceiro melhor período para conseguir um trabalho temporário, só perdendo para o Natal e o Dia das Mães. Isso se reflete em maior oportunidade de vendas para o comércio.

Mas para aproveitar bem essa data, é preciso se planejar. Pesquisas de mercado analisam desejos de consumo da clientela e ajudam a identificar que tipo de produto tem mais adesão com seu público-alvo. Isso pode evitar desperdícios e gastos desnecessários. “O empresário deve calcular bem as compras, porque a Páscoa é um evento sazonal e se houver sobra pode haver encalhe de produto no estoque”, explica Bruno Caetano, diretor superintendente do Sebrae-SP.

Criatividade é um ponto alto para o empreendedor fazer sucesso em qualquer época do ano. Promoções e marketing de relacionamento são bons caminhos para atrair o cliente. Vale presentear os fregueses com bombons ou caixinha de chocolates e criar kits contendo flores ou perfume, além do chocolate, ou coelho de pelúcia.

“Ações bem planejadas fidelizam o cliente, que além de voltar ao estabelecimento pode recomendá-lo aos amigos”, comenta Caetano.
Tudo isso só é válido com uma equipe de funcionários bem qualificada. Caso a opção seja contratar trabalhadores temporários, o treinamento é fundamental. Os novatos precisam conhecer o portfólio de produtos e suas características. Por exemplo, todos os vendedores precisam conhecer a tabela nutricional.

.

Dicas

  • Conquiste o cliente pelo olhar: Uma vitrine atraente pode ser meio caminho para cliente fazer uma compra.
  • Bons produtos: Variedade e boa exposição são essenciais para despertar o desejo de comprar.
  • Motivação: Motive o time com premiações, aumento de comissões, bônus.
  • Entre no clima: Mesmo que seu estabelecimento não tenha ligação direta com a Páscoa, vale investir em uma decoração temática. Isso mostra que o empreendedor está sintonizado com momento e gera percepção positiva.
  • Alma do negócio: A propaganda continua sendo uma boa dica para o varejo. Reserve uma verba para essa finalidade, principalmente para divulgar as ofertas.

 





 
 

 
por A Semana
 

 
 
JACARÉ E NICOLAS GOLIAT

Edição 966

por Fabíola Pupo
por A Semana
 

 
 
fabíola fique sabendo

Edição 966

Por Fabíola Pupo
por A Semana
 

 

 
GEDSC DIGITAL CAMERA

Universal Kids: matrículas abertas

Escola conta com método de ensino sócio-interacionista da Expoente
por A Semana
 

 
 
GEDSC DIGITAL CAMERA

Edição 966

Qual seria a solução para acabar com a crise penitenciária no Brasil?
por A Semana
 

 
 
por A Semana
 

 

 
MOLHO PICANTE

Edição 966

por Nabukodonosor Pimenta
por A Semana
 

 
 
A estação Braz Cubas é a que apresenta o cenário mais preocupante, já que não tem acesso para pessoas com deficiência

Governo retira obras de estações do PAC

Ministério das Cidades excluiu do PAC os projetos de modernização das estações de trem da CPTM
por A Semana
 

 
 
GEDSC DIGITAL CAMERA

Empório 11: Das arábias para Mogi

Loja conta com diversos itens da cozinha árabe
por A Semana