Especiais

16 de agosto de 2016
 

Parque das Neblinas recebe alunos da rede pública de Mogi

O Instituto Ecofuturo, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem a Suzano Papel e Celulose como principal mantenedora, em parceria com a Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes e a Escola Ambiental, receberá, a partir de quarta (17), alunos da rede pública de ensino de Mogi das Cruzes para participar da vivência socioambiental no Parque das Neblinas.

 A atividade faz parte da segunda etapa do programa de Educação Socioambiental realizado pelo Instituto, que tem como objetivo a sensibilização de professores e alunos para que haja uma maior conexão com a natureza. O primeiro encontro, em junho, teve a presença apenas dos educadores e agora, com os alunos, a ideia é estreitar a relação das crianças com o meio ambiente, proporcionar encantamento e o cuidado por meio de atividades práticas que complementam o aprendizado teórico.

 A professora Rosemeire Souza, da Escola Rural Professora Eunice de Almeida, participa do programa pelo segundo ano consecutivo e conta que o trabalho realizado em sala de aula é fundamental para despertar a curiosidade dos alunos. “Realizamos pesquisas e brincadeiras na escola, mas quando as crianças chegam ao Parque das Neblinas a expectativa é que possam ver de perto a fauna e a flora da Mata Atlântica. Posso garantir que testemunhar ao vivo é muito benéfico e traz muitos aprendizados para as crianças”, afirma.

 Michele Martins, responsável pelo Programa de Educação Socioambiental do Ecofuturo, explica que a programação da vivência é definida de acordo com o conteúdo trabalhado em sala de aula. “Esta é uma oportunidade para que os educadores participem de processos educativos que o conduzam ao autoconhecimento e à difusão de seus conhecimentos pessoais, para o desenvolvimento de um projeto de trabalho em conjunto com seus alunos e demais professores”, diz.

 Para Michele, é fundamental que as crianças vivenciem a natureza para que transformem sua forma de pensar e agir. “Quanto mais intensificamos e promovermos essas relações entre nós e o ambiente, mais desenvolvida será a consciência sobre as nossas responsabilidades e o cuidado que devemos ter com todas as vidas”, completa.

 Além da programação tradicional, que inclui alimentação com ingredientes nativos, como cambuci e o fruto da palmeira juçara, recepção e acompanhamento de monitores nas atividades, como trilhas pela Mata Atlântica com vista para o Rio Itatinga, as vivências deste ano terão uma novidade: os professores poderão convidar ao menos três pais de alunos para acompanharem a visita ao Parque.

 Desde 2010, o programa de Educação Socioambiental do Instituto Ecofuturo já reuniu mais de 100 educadores e 3.600 alunos de 36 escolas da região no entorno do Parque. Os encontros acontecem anualmente.

Sobre o Parque das Neblinas

O Parque das Neblinas é uma reserva privada da Suzano Papel e Celulose com 6,1 mil hectares, gerida pelo Instituto Ecofuturo e localizada entre os municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga, ao lado do Parque Estadual Serra do Mar. Reconhecido pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO como posto avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, abriga uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Com o objetivo de contribuir para a conservação da Mata Atlântica e ampliar a consciência socioambiental, no local são desenvolvidas atividades de pesquisa científica, manejo florestal, educação socioambiental, proteção da biodiversidade, relacionamento comunitário e visitação.

Sobre o Instituto Ecofuturo

O Instituto Ecofuturo é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), instituída e mantida pela Suzano Papel e Celulose. O Ecofuturo acredita que é a partir da integração do homem com a natureza, do entendimento de sua relação com o todo, que a intenção se transforma em ação para mudar o presente e o futuro para melhor. Desde 1999, atua como articulador entre a sociedade civil, o poder público e o setor privado, buscando contribuir para a expansão da consciência socioambiental por meio do compartilhamento de saberes, práticas de cuidado e mensuração de impactos. Mantém projetos que contribuem para o fortalecimento das práticas de leitura e escrita e pela conservação do meio ambiente. Para mais informações, visitewww.ecofuturo.org.br.





 
Veja também
 

 
alvaro-dias-2011-420

Senador Álvaro Dias visita Poá na sexta-feira durante encontro regional

Além do pré-candidato à Presidência pelo Podemos, evento em Poá contará ainda com a participação da presidente nacional do Podemos e deputada federal por SP, Renata Abreu
por A Semana
 

 
 
foto-linda

Banhos de mar e piscina podem inflamar ouvido e causar otite

Entre os sintomas mais comuns estão dores, sensação de ouvido tampado e perda auditiva
por A Semana
 

 
 
apoio_150118

PR anuncia apoio ao PSB nas eleições para o Governo de SP

O vice-governador Márcio França é pré-candidato a governador
por A Semana
 

 

 
miss_akimatsuri

Miss Akimatsuri está com inscrições abertas para jovens nikkeis da região

Concurso de beleza será realizado no primeiro dia da 33ª Festa do Akimatsuri, que acontece nos dias 7,8,14 e 15 de abril
por A Semana
 

 
 
tarifa @Ney Sarmento_PMMC

Tarifa de ônibus fica em R$ 4,10

Prefeitura decidiu manter o valor da passagem de transporte coletivo
por A Semana
 

 
 
Leandro Nakazawa dá dicas para quem quer se exercitar

Ano novo, corpo novo

Em pleno verão, muitos correm para a academia em busca de mais saúde
por A Semana
 

 

 
O consultor financeiro Dori Bocault ensina como passar o ano sem entrar no vermelho

Como organizar as finanças

Planejamento é fundamental para economizar
por A Semana
 

 
 
foto férias

Suzano Shopping tem nova atração para as férias

O espaço tem o brinquedo Sobre as Redes desde o dia 10
por A Semana
 

 
 
Ricardo Fusimoto comanda a Parolar, loja especializada em produtos de limpeza

Loja dá dicas para a faxina

O que fazer para manter a limpeza dos ambientes
por A Semana