O cuidado com a Saúde Mental

Publicado em 18/01/2019

     

A cada 40 segundos, alguém no mundo interrompe a própria vida. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de óbitos autoprovocados é significativamente maior que aqueles causados por homicídio: 800 mil por ano, contra 470 mil. São mortes prematuras que poderiam ser evitadas. Para especialistas, esse fenômeno complexo, que exige abordagens em múltiplas frentes, só poderá ser efetivamente enfrentado quando se derrubar o preconceito contra doenças mentais.

Foi para isso que vários profissionais da Psicologia criaram a campanha Janeiro Branco.  A ideia é trazer uma reflexão sobre a importância de cuidar da saúde mental, com a mesma ênfase com que cuidamos de outros aspectos da nossa saúde física. A psicóloga Priscilla Paccitto detalha um pouco mais sobre esse assunto e fala sobre como os problemas de origem emocional podem promover conflitos na vida da pessoa. “De acordo com a Organização Mundial da Saúde, em uma pesquisa feita em outubro de 2018, um em cada cinco adolescentes enfrentam problemas de saúde mental. A situação tem impacto na atuação educacional com aumento de risco no uso de álcool e outras substâncias, o que pode causar comportamentos agressivose outros danos nocivos”, explica a especialista.

 

Políticas públicas

Ainda de acordo com Priscilla, na plataforma da campanha Janeiro Branco se destacam ações dedicadas a promover um espaço para as pessoas pensarem sobre suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si, como suas emoções, seus pensamentos e sobre suas atuais atitudes.

“É hora de colocar os temas da saúde mental em máxima evidência em nome da prevenção ao adoecimento emocional, com o objetivo de sensibilizar as mídias, as instituições sociais, públicas e privadas, em relação à importância de projetos estratégicos, empenhados em valorizar e em atender as demandas individuais e coletivas relacionadas a fatores da saúde mental”.






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 3802.6290

© 2019 Copyright - Todos os direitos reservados