Como prevenir a perda auditiva?

Publicado em 11/01/2019

     

A prevenção da perda auditiva é muito importante, porque existem vários tipos de perda que podem fazer com que a pessoa não escute de uma maneira ideal, o que acarreta sérios riscos à qualidade de vida das pessoas. Para evitar isso, o médico Tjioe Sin dá algumas dicas para evitar que ocorra esse déficit da audição. 

A perda auditiva mais natural é em decorrência do envelhecimento. Mas, ainda assim, é possível evitar problemas precoces. Uma das formas é evitar a exposição a ruídos de forma prolongada e com intensidade elevada, como por exemplo, o uso abusivo de fones de ouvidos e o hábito de ouvir músicas com um volume muito elevado e principalmente em ambientes fechados. 

O álcool e tabagismo também podem aumentar os riscos de alterações auditivas pela toxicidade dessas substâncias. Outra dica importante é sobre o cerume dentro dos ouvidos, que é um dos principais mecanismos de proteção contra infecções. Portanto, não devemos removê-lo, principalmente com uso de cotonetes dentro do conduto auditivo. O médico Tjioe dá uma dica importante: “A limpeza deve sim ser feita, mas apenas na parte externa, de preferência com a toalha e para uma limpeza mais aprofundada, é fundamental procurar um especialista”. 

No verão há um aumento dos quadros de infecções e todo cuidado é pouco. “Isso acontece principalmente pelo contato prolongado com a água, seja do mar, piscina ou cachoeiras, e também pela diminuição da qualidade da água nas praias devido à alta concentração de pessoas nesta época do ano”, explica Tjioe.






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 3802.6290

© 2019 Copyright - Todos os direitos reservados