Mas afinal, o que é cultura?

Publicado em 11/04/2019

     

O anúncio dos shows da Expo Mogi, em comemoração aos 459 anos de Mogi das Cruzes, tem dado o que falar nas redes sociais. A prefeitura vai contratar artistas famosos para cantar na cidade. Anitta, Kevinho, Matheus e Kauan, dentre outros, vão embolsar, só de cachê, R$ 545 mil. 

Como nem tudo são rosas, e não é possível agradar a todo mundo, pipocaram reclamações. Para alguns munícipes, muito será gasto para comemorar o aniversário da cidade, mas pouco é relativamente feito para melhorar o dia a dia do cidadão. E aí, claro está, logo chovem problemas. Falta d’água em um bairro, assaltos, trânsito, transtorno com obras do centro, carência de vagas em creches... Tudo se torna motivo para acusar o poder público de gastar muito com pão e circo.

Cultura, lazer e um momento de descontração não fazem mal a ninguém. Durante quatro dias, os mogianos poderão assistir gratuitamente a apresentações de artistas renomados do nosso Brasil.

Claro que não podemos viver de pão e circo. Sabemos que ainda falta muito para Mogi deixar de ter problemas. Que ainda há pessoas muito carentes nos bairros da periferia. Que tem bairros que sofrem sem abastecimento de água. Que sofremos com falta de segurança de leste a oeste no município. Para que Mogi cresça, ainda é preciso mais. 

Há também quem reclame do nível dos cantores contratados. Para muitos, Anitta e Kevinho não podem ser considerados cultura. Mas não podemos definir o que é ou não cultura baseado em nossos gostos pessoais. Você não gosta? Mas há quem goste. Muitos também pedem para que esse dinheiro seja investido em atividades culturais ao longo de todo ano.

Mas vejamos, a Secretaria de Cultura realiza várias atrações nos mais variados polos culturais espalhados pela cidade. Tem museu, tem exposição, tem apresentação de hip hop, tem teatro, tem mostra fotográfica... Quantos dos que reclamam da Expo Mogi frequentam esses locais? Quem sabe o nome de ao menos três artistas da nossa cidade? Quantas pessoas visitam os nossos museus mensalmente?

Meio milhão de reais é realmente muito dinheiro. Mas todo fim de semana, praticamente, tem atividade cultural na cidade. Já que pedem cultura “de verdade”, que tal visitar um desses espaços neste fim de semana?






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 3802.6290

© 2019 Copyright - Todos os direitos reservados