ABSTRATUS desperta a criatividade dos jogadores

Publicado em 05/07/2019

     

Por Renato Morroni

Quem se lembra daquela expressão “cada cabeça uma sentença”? Pois é, neste jogo de tabuleiro esta expressão toma forma e reflete exatamente o que diz. Prepare-se para conhecer o jogo ABSTRATUS.

 

 

Lançado em dezembro de 2018, pela editora Ludens Spirit, em parceria com o grupo Zebra 5 – Jogo e Arte, o jogo Abstratus – Esculturas de Palavras vai exigir o máximo da criatividade dos jogadores, e revelar a potencial capacidade do ser humano em se comunicar através de formas geométricas.  Para 2 a 4 jogadores, a partir dos oito anos, e com partidas que duram em média 30 minutos, Abstratus foi criado pelos autores nacionais Alberto Duvivier Tembo, Auber Bettinelli e Thelma Löbel.

Cada jogador recebe um conjunto de peças geométricas muito bem produzidas, sendo três peças em acrílico e 15 em madeira, uma régua de votação e um marcador de pontos com uma cor determinada, que identifica cada um dos jogadores.

 

 

No centro da mesa, são colocados quatro montes de cartas, já embaralhados, cada qual representando um nível de dificuldade. O jogo se desenrola durante quatro rodadas, e a cada rodada utilizam-se as cartas de cada monte, aumentando progressivamente a dificuldade (do verde mais claro para o mais escuro). Para a primeira partida, ou para jogadores mais jovens, recomendamos utilizar somente as cartas de nível mais baixo (verde claro).

 

 

Cada jogador pega secretamente uma carta e lê a palavra escrita. A partir do momento em que a ampulheta é virada, os jogadores terão 2 minutos para montar, com suas peças geométricas, uma escultura que represente aquela sua palavra. É nessa hora que a criatividade precisa aflorar, mas é preciso manter a calma para que surjam boas criações, mesmo com a ampulheta contando o tempo, pois quanto mais perto chegar sua escultura da sua palavra, mais possibilidade você terá de pontuar.

Ao término do tempo, ou assim que todos os jogadores finalizarem sua construção, as cartas secretas são embaralhadas com outras do monte, totalizando sempre seis. Abrem-se elas sobre a mesa em ordem, e a partir de agora cada jogador, utilizando sua régua de votação, faz suas escolhas sobre qual escultura dos jogadores representam cada carta revelada na mesa. Depois, um por vez, contabiliza sua pontuação. Para cada jogador que acertar sua construção você ganha um ponto, e também mais um ponto para cada construção dos outros jogadores que você acertar. Em ambas as situações, os pontos são dobrados caso você acerte todas as construções dos outros ou todos acertem a sua.

 

 

Neste quesito de pontuação, Abstratus lembra bastante um jogo já bem conhecido no universo dos tabuleiros, lançado pela Galápagos, o Dixit. Porém, neste, os jogadores utilizam cartas com artes e pinturas e criam suas próprias frases, palavras e até canções.

 

 

Para quem curte um jogo dinâmico e divertido, Abstratus é uma boa pedida, principalmente porque possibilita você entender como cada pessoa enxerga o mundo de modo diferente através das formas geométricas. Com o tempo, as partidas começam a repetir palavras, porém caem nas mãos de outros jogadores, que acabam criando formas diferentes da sua, ou até mesmo utilizam as formas de outros jogadores para incrementá-las. Há também 16 cartas em branco dentro da caixa, das quais se podem criar novas palavras para aumentar ainda mais a rejogabilidade.

Vale lembrar, que pode ser acrescido uma expansão, vendida separadamente, que adiciona mais 2 jogadores, totalizando até 6 jogadores numa mesma partida.

O bacana foi ver o cuidado com que os autores e toda a equipe da Ludens Spirit e Zebra 5 tiveram ao criar o jogo. Ao final do manual, você encontra dicas de como armazenar os componentes na caixa e os cuidados que deve ter para guardar e limpar as peças de madeira e acrílico. Tem mais, na última página do manual, ambas as empresas se comprometem em contribuir com os Anjos da Mata Atlântica, uma iniciativa ambiental voltada ao replantio de florestas e cerrados urbanos na Grande São Paulo. Ótima iniciativa, uma vez que é utilizado este tipo de matéria-prima para a produção do Abstratus. 

Outro ponto interessante ressaltar, é que o jogo ganhou o prêmio da Ludopedia, o maior site de jogos de tabuleiro do Brasil, como Jogo Família do Ano de 2018, com os votos dos jurados, na categoria Designer Nacional. Uma ótima e bem-vinda conquista, em meio a tantos outros jogos, num mercado que tem crescido exponencialmente nos últimos anos no Brasil.

E então, já imaginou como poderia criar utilizando as formas geométricas se tirasse a palavra ‘parque’, por exemplo? A própria capa do jogo já te dá uma sugestão! Afinal, como a contracapa da caixa do jogo diz, ‘se com dois paus se faz uma canoa, com as peças de Abstratus é possível construir o mundo’!






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 3802.6290

© 2019 Copyright - Todos os direitos reservados