Comerciantes se reúnem para discutir reciclagem

Publicado em 14/09/2018

     

Com o objetivo de colaborar para a ampliação da coleta seletiva na cidade, a Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) discute ideias e sugestões com empresários. Na terça-feira (11), um grupo de proprietários de bares, lanchonetes e restaurantes se reuniu na sede da entidade com representantes do Departamento de Limpeza Pública, responsável pelo programa Recicla+Mogi da Prefeitura.

Segundo o presidente da Associação Comercial, Marco Zatsuga, com a união de forças é possível colaborar com a preservação do meio ambiente e reduzir despesas da Prefeitura Municipal com a coleta, transporte e destinação dos resíduos gerados na Cidade. “A conscientização sobre a necessidade e importância da reciclagem do lixo precisa passar não só pelos comerciantes, mas também por toda a população, porque 80% dos resíduos poderiam ser reciclados, mas isso ainda não acontece”, destaca.

O diretor do Departamento de Limpeza Pública da Prefeitura Municipal, José Roberto Elias Rodrigues, explica que é preciso ampliar a separação de todos os materiais recicláveis, mas principalmente dos vidros. “Ainda encontramos forte resistência dos bares, restaurantes e lanchonetes na separação das garrafas de vidro, que além de danos ao meio ambiente podem causar acidentes aos coletores. Começamos a fazer este trabalho de recolhimento das garrafas às segundas-feiras, das 17 às 19 horas, mas como a adesão foi baixa, estamos estudando a mudança para os sábados ou domingos a fim de conseguimos maior participação”, conta.

Franqueado da rede Mc Donald’s no Alto Tietê e Bertioga, Roberto Pestana, também destaca a importância da coleta seletiva nas lanchonetes. “A Lei dos Resíduos Sólidos já existe há uns oito anos, mas ainda não é totalmente implementada, por isso todos devem se empenhar para que a coleta seletiva possa ser cada vez mais ampliada, já que além de colaborar com a preservação ambiental, também fomenta negócios e contribui para a economia”, avalia.






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 3802.6290

© 2018 Copyright - Todos os direitos reservados