Associação acolhe 401 mil pessoas em 5 anos

Publicado em 15/06/2019

     

A Associação do Voluntariado de Mogi das Cruzes acolheu 401 mil pessoas, durante os cinco anos de funcionamento do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, que completa cinco anos neste mês. O balanço contempla todo tipo de atividade realizada pelos voluntários, como o acolhimento de pacientes na chegada ou que estão à espera de atendimento; informações prestadas aos usuários; acompanhamento de pacientes e familiares; atividades na brinquedoteca e demais ações.

O número expressivo motivou, inclusive, a aprovação, por unanimidade, de uma moção de aplausos na Câmara de Vereadores de Mogi das Cruzes. O documento foi apresentado pelos vereadores Mauro Araújo e Edson Santos.

Entidade sem fins lucrativos, o Voluntariado atua no acolhimento e na humanização de pacientes, acompanhantes e familiares atendidos pelo Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do Alto do Ipiranga, e pela Unidade Clínica Ambulatorial (Unica) Fisioterapia e Reabilitação, em Brás Cubas. Atualmente, o Voluntariado é formado por 103 homens e mulheres.

“As atividades desenvolvidas pelo nosso grupo de voluntários permitem o bem-estar dos pacientes. Criamos um ambiente humanizado e acolhedor”, descreveu a presidente da Associação do Voluntariado, Mara Bertaiolli.

 

O trabalho

“O desejo de espalhar amor e o carinho tendo como pagamento apenas sorrisos e abraços, é o primeiro passo para ser um voluntário, porém, antes de colocar o jaleco rosa, há um processo de seleção e de capacitação”, explicou Mara. A pessoa que quer ser um voluntário se inscreve. Uma análise do perfil é realizada. O objetivo é identificar quem de fato tem as características e as condições necessárias para ser um voluntário. Vencida esta etapa, os futuros voluntários passam por um curso de capacitação.

As voluntárias desenvolvem um trabalho lúdico nas Brinquedotecas do Hospital Municipal e da UBS do Alto Ipiranga. Os dois ambientes foram montados a partir de doações. Crianças encontram brinquedos educativos e recreativos. Tudo sob coordenação dos voluntários com acompanhamento de profissionais de assistência social e psicólogos dos serviços de saúde.

O Voluntariado também oferece uma oficina de costura e bordado chamada de “Anjos do Bem”. As voluntárias aprendem a confeccionar o “Anjo do Bem”, que são entregas de forma gratuita aos pacientes internados. Além de apreenderem o ofício da costura e do bordado, a entrega do “Anjo do Bem” faz parte de uma campanha de solidariedade, apoio e afeto. As oficinas são realizadas na sede da Associação do Voluntariado.






Telefone: 11 4798.8444
Celular: 11 9 3802.6290

© 2019 Copyright - Todos os direitos reservados