Colunas

19 de julho de 2013
 

Nelson Albissú

Idealizador e cheio de planos, como um escritor sabe ser, Nelson Albissú, 64, aceitou um novo desafio, que está além das páginas dos livros que escreve. Neste mês de julho assumiu a chefia da Coordenadoria Municipal do Idoso de Mogi das Cruzes. Com a principal meta de proporcionar uma melhor qualidade de vida para os idosos da cidade, estará coordenando os projetos de moradia, lazer e atividades sociais e culturais. Paulistano, nasceu no bairro do Ipiranga, morou em Santo André e aos 26 anos veio para Mogi. Da sua infância recorda, saudoso, a figura da sua avó, que, patriota, se cobria com a bandeira do Brasil para dormir. “Ela sabia muito sobre as estrelas, as flores e as coisas”, filosofa. Graduado em Administração de Empresas, pela UBC, em 76, quatro anos depois, em Direito na mesma universidade e ainda concluiu Mestrado em Artes Cênicas na USP. Apaixonado pela escrita desde criança, era incentivado pelos professores com os elogios que recebia. Filho de pais analfabetos, demorou para descobrir que poderia escolher a Literatura como profissão. Aliás, foi nas artes que descobriu o seu talento e a sua vocação.

Nelson Albissú | Escritor


Começou a trabalhar muito cedo, desde os nove anos. Até os treze anos, em feira, fábrica de blocos, alfaiataria e uma fábrica de pintura de porcelana. Aí, começou a atuar na área administrativa da empresa Rhodia Química, e em outras indústrias. Aos 26 anos iniciou, em Mogi, na Resana, atual Reichhold, até os 42 anos. Foi professor universitário, em Teatro e História da Arte, e facilitador educacional. Como escritor, publicou 52 livros e encenou 18 peças teatrais pelo Brasil. Durante oito anos, foi diretor da Secretaria de Cultura e agora está a frente da Coordenadoria do Idoso. Albissú é casado com Geny há 46 anos. O casal mora no Alto do Ipiranga, tem cinco filhos, Rosangela, Simone,  Silvio, Marcos Paulo e a caçula Bruna Bianca; e dez netos, Rodrigo, Rafael, Ana Carolina, João Vitor, Laís, Lucas, Bryan, Dryeli, Daniel e Gabriel. Família grande, todos se reúnem em ocasiões especiais. “No Natal, não cabem todos na foto”, brinca. Virgiano, procura ser justo e organizado, como também metódico. Gosta muito de nadar e da sua coleção de chaleiras. “Sou o maior colecionador de chaleira do mundo, tenho cerca de 200”, contabiliza. Seu estilo é esportivo, não dispensa os jeans. Adora ler e indica o livro As Tragédias Gregas, escrita a várias mãos. No cinema, destaca Um Sonho de Liberdade, com Morgan Freeman. Já viajou para vários países, mas adorou especialmente a Turquia. No Brasil, prefere o Rio de Janeiro. Espiritualizado, é também devoto de Nossa Senhora Aparecida e todos os dias conversa com Deus. Primogênito dos três filhos de Lourdes e Casemiro Albissú, já falecidos, aprendeu com os pais a importância da justiça e prudência. E aconselha duas coisas importantes na vida: nunca a usar a palavra “se” e sempre trabalhar com os recursos disponíveis. Sua frase: O tempo passa tão depressa que não sei se sou idoso ou menino, de Nelson Albissú.





 
Veja também
 

 
MOLHO PICANTE

Molho Picante – Edição 884

É o que garantem fontes ligadas à Prefeitura de Mogi das Cruzes, no que se refere à greve de servidores municipais, iniciada na última segunda-feira (13).
por A Semana
 

 
 
A SEMANA LOGO VERTICAL

Cure 192 é destaque em Congresso Internacional

Mogi das Cruzes teve um trabalho selecionado para a edição 2015 da QualiHosp – Congresso Internacional em Serviços e Sistemas de Saúde, que acontecerá entre os dias 27 e 29 de abril, no Centro de Convenções Rebouças, ...
por A Semana
 

 
 
A SEMANA LOGO VERTICAL

Em reunião com UIP, Frente Parlamentar deve ser retomada

Está marcado para às 12h30 da próxima quarta-feira (22) uma audiência entre o secretário de Estado da Saúde, David Uip, e uma comitiva da políticos de Mogi das Cruzes.
por A Semana
 

 

 
A SEMANA LOGO VERTICAL

ACMC foca em relações comerciais

A Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) mais próxima das empresas.
por A Semana
 

 
 
CEIM Prof. Therezinha Miranda de Paula, inaugurada pelo Prefeito Marco Bertaiolli

Rodeio ganha creche e mais investimentos

O prefeito Marco Bertaiolli, acompanhado pelo vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira, entregou na tarde desta quinta-feira (16/04) a 49ª creche e escola do Programa de Expansão de Creches.
por A Semana
 

 
 
Construção da passagem subterrânea na praça Sacadura Cabral terá investimento de R$ 128.851.445,30 e acabará com o principal gargalo de trânsito na região central da cidade

Obras da Sacadura Cabral têm inicio na Segunda-feira

O prefeito Abel Larini esteve reunido com o deputado estadual Campos Machado para solicitar apoio na aprovação do projeto de lei 49, que propõe a elevação de fóruns à condição de comarca.
por A Semana
 

 

 
O prefeito Acir Filló se reuniu com autoridades para apresentar melhorias

Ferraz ganhará cem novos pontos de ônibus

Ferraz de Vasconcelos terá cem novos pontos de ônibus. Um total de 50 será instalado até o fim de 2015, e o restante está previsto para 2016.
por A Semana
 

 
 
Visita as Obras Rio Guaiaó

Governador anuncia ampliação de abastecimento para Alto Tietê

A Prefeitura de Poá deu início a um processo de regularização e regulamentação dos comerciantes ambulantes da cidade, que trabalham frequentemente nas festas populares no município.
por A Semana
 

 
 
A SEMANA LOGO VERTICAL

Prefeitura intensifica ações contra a dengue

O Núcleo de Controle e Prevenção à Dengue prossegue com várias ações de bloqueio ao mosquito Aedes aegypti na cidade.
por A Semana