Colunas

19 de julho de 2013
 

Nelson Albissú

Idealizador e cheio de planos, como um escritor sabe ser, Nelson Albissú, 64, aceitou um novo desafio, que está além das páginas dos livros que escreve. Neste mês de julho assumiu a chefia da Coordenadoria Municipal do Idoso de Mogi das Cruzes. Com a principal meta de proporcionar uma melhor qualidade de vida para os idosos da cidade, estará coordenando os projetos de moradia, lazer e atividades sociais e culturais. Paulistano, nasceu no bairro do Ipiranga, morou em Santo André e aos 26 anos veio para Mogi. Da sua infância recorda, saudoso, a figura da sua avó, que, patriota, se cobria com a bandeira do Brasil para dormir. “Ela sabia muito sobre as estrelas, as flores e as coisas”, filosofa. Graduado em Administração de Empresas, pela UBC, em 76, quatro anos depois, em Direito na mesma universidade e ainda concluiu Mestrado em Artes Cênicas na USP. Apaixonado pela escrita desde criança, era incentivado pelos professores com os elogios que recebia. Filho de pais analfabetos, demorou para descobrir que poderia escolher a Literatura como profissão. Aliás, foi nas artes que descobriu o seu talento e a sua vocação.

Nelson Albissú | Escritor


Começou a trabalhar muito cedo, desde os nove anos. Até os treze anos, em feira, fábrica de blocos, alfaiataria e uma fábrica de pintura de porcelana. Aí, começou a atuar na área administrativa da empresa Rhodia Química, e em outras indústrias. Aos 26 anos iniciou, em Mogi, na Resana, atual Reichhold, até os 42 anos. Foi professor universitário, em Teatro e História da Arte, e facilitador educacional. Como escritor, publicou 52 livros e encenou 18 peças teatrais pelo Brasil. Durante oito anos, foi diretor da Secretaria de Cultura e agora está a frente da Coordenadoria do Idoso. Albissú é casado com Geny há 46 anos. O casal mora no Alto do Ipiranga, tem cinco filhos, Rosangela, Simone,  Silvio, Marcos Paulo e a caçula Bruna Bianca; e dez netos, Rodrigo, Rafael, Ana Carolina, João Vitor, Laís, Lucas, Bryan, Dryeli, Daniel e Gabriel. Família grande, todos se reúnem em ocasiões especiais. “No Natal, não cabem todos na foto”, brinca. Virgiano, procura ser justo e organizado, como também metódico. Gosta muito de nadar e da sua coleção de chaleiras. “Sou o maior colecionador de chaleira do mundo, tenho cerca de 200”, contabiliza. Seu estilo é esportivo, não dispensa os jeans. Adora ler e indica o livro As Tragédias Gregas, escrita a várias mãos. No cinema, destaca Um Sonho de Liberdade, com Morgan Freeman. Já viajou para vários países, mas adorou especialmente a Turquia. No Brasil, prefere o Rio de Janeiro. Espiritualizado, é também devoto de Nossa Senhora Aparecida e todos os dias conversa com Deus. Primogênito dos três filhos de Lourdes e Casemiro Albissú, já falecidos, aprendeu com os pais a importância da justiça e prudência. E aconselha duas coisas importantes na vida: nunca a usar a palavra “se” e sempre trabalhar com os recursos disponíveis. Sua frase: O tempo passa tão depressa que não sei se sou idoso ou menino, de Nelson Albissú.





 
Veja também
 

 
Unidade de César de Souza do Sancet Laboratório facilita atendimento de pacientes da região

Sancet Laboratório tem parcerias com planos de saúde

A empresa Sancet Laboratório Médico tem como destaque a parceria com vários planos de saúde, como Unimed, Sulamérica e Dix Amico, que oferece o Plano Amplo, um dos destaques do distrito de César de Souza, em Mogi das Cruzes.
por A Semana
 

 
 
Loja completa em outubro um ano de atuação em César de Souza e atrai clientes de vários bairros de Mogi das Cruzes

Valentina Modas celebra 1 ano de sucesso

Há um ano, Ana Lúcia Ventura Indena, de 29 anos, apostou no negócio próprio. Com dez anos de experiência no setor de vendas e de gerência de uma rede de lojas, resolveu abrir o próprio negócio: a Valentina Modas.
por A Semana
 

 
 
Lilian Saraiva conta com espaço amplo para atender clientes em Cesar de Souza

Distrito tem espaço para nutrição e alimentação

César de Souza conta com uma empresa especializada em educação alimentar e nutrição, com a venda de produtos que podem ser consumidos no almoço diário.
por A Semana
 

 

 
Beto destaca que a Oceano é a distribuidora oficial da água Bonafont em Mogi das Cruzes

Oceano Gás é vendedor oficial Bonafont

Este é um dos diferenciais da empresa, que oferece ainda entrega de gás e os serviços de estacionamento e lava-rápido.
por A Semana
 

 
 
Agenor comanda a Via Napoli Pizzaria em César

Via Napoli tem 68 sabores de pizzas

O cardápio variado agrada a todos os gostos, mas o sabor (ou sabores) campeão de pedidos é a pizza Via Napoli 2, que conta com mussarela, frango, presunto, ovo, ervilha, cebola, palmito e bacon, que conquista qualquer freguês.
por A Semana
 

 
 
Suzane mostra marmitex que o restaurante Trajano também comercializa, não apenas em César, mas para vários bairros

Restaurante Trajano aposta também nas marmitex

O tradicional Restaurante Trajano, que já conta com uma clientela fiel diariamente, aposta de vez também na entrega de marmitex.
por A Semana
 

 

 
Fonseca: “Haverá também, futuramente, um banco 24 horas”

Shibata conta com mais 8 lojas internas

O Shibata Supermercados já oferece aos seus clientes novos espaços internos que abrigam lojas e representações comerciais de oito segmentos diferentes.
por A Semana
 

 
 
Avenida será totalmente recuperada para melhorar o fluxo de veículos em César de Souza

Revitalização de avenida terá R$ 800 mil

A Prefeitura de Mogi das Cruzes assina nos próximos dias o contrato para as obras de recuperação da Avenida Ricieri José Marcatto, no distrito de Cezar de Souza.
por A Semana
 

 
 
Prefeito Bertaiolli assinou, ao lado dos diretores do Semae, contrato de investimento em esgotamento sanitário para o Borujuru (Foto Ney Sarmento / Divulgação)

Prefeitura investe R$ 35,5 milhões para garantir esgoto no Botujuru

O prefeito Marco Bertaiolli assinou nesta sexta-feira (12/09) pela manhã, no gabinete, os contratos de financiamento para a instalação de rede de esgoto no bairro do Botujuru e para a construção dos reservatórios de água...
por A Semana