Opinião

11 de agosto de 2017
 

Mogi precisa crescer

Mogi das Cruzes tem um carro para cada dois habitantes, ou seja, é como se 50% dos mogianos usassem o seu veículo para se locomover no município. O resultado está aí, para todo mundo ver: filas e mais filas de carros, espremidos pelas ruas estreitas do nosso amado centro, dividindo espaço com pedestres sem espaço nas calçadas, automóveis estacionados e bicicletas que, na falta de ciclovias, precisam do seu espaço para transitar.
Todos reclamam do trânsito. Mas a verdade é que poucas são as pessoas que deixam o carro na garagem para pegar o ônibus. De um lado, a comodidade do veículo próprio é bem mais atrativa. Do outro, as reclamações das condições do transporte coletivo, que vive lotado, acaba afastando novos usuários.
Dizem que nada pode estar tão mal que não possa piorar. Pelo menos essa é a visão dos pessimistas, que tem reclamado infinitamente da passagem subterrânea do centro da cidade. “Estreita”, “inútil”, “superfaturada”, dizem eles. O fechamento (já revertido) da passagem de nível da rua Deodato Wertheimer foi objeto de muitas reclamações. As cancelas, que durante anos travaram a cidade, ainda vão prosseguir por mais um tempo. Mesmo com um túnel novinho ali do lado, ainda há quem prefira esperar o trem passar.
Ninguém gosta de mudanças e a adoção de trajetos alternativos chateia o motorista acomodado que gosta de fazer sempre o mesmo caminho para o trabalho. A situação piora para os comerciantes das imediações que, em plena época de crise, não viram com bons olhos a decisão da administração pública que afetou diretamente os seus negócios.
Mas se queremos melhorias na mobilidade urbana da nossa cidade, precisamos aceitar que são necessários sacrifícios. Não se fazem obras deste tipo do dia para a noite. Mogi é uma cidade antiga que realmente não está preparada para o crescimento atual. Então, é preciso arregaçar as mangas e fazer o que dá para fazer, sempre tentando evitar maiores constrangimentos.
Obras que afetam o dia a dia da população nunca agradarão a todos. Reclama o motorista, reclama o comerciante e reclama também o pedestre. Mas é preciso ser otimista, aceitar as mudanças provisórias e torcer para que novos incômodos não ocorram. Afinal, o que todo mundo quer é uma Mogi das Cruzes cada vez melhor, adaptada ao crescimento que a afeta e sempre pensando mais à frente. Enquanto isso, vamos seguindo as setas das rotas alternativas.

 

CHARGE DA SEMANA

por Gabi Costa





 
Veja também
 

 
20170926_JulienPereira_Vida Literaria EE Ivone_0659

Vida Literária e UMC promovem Semana para Doar Livros

O objetivo da ação é arrecadar obras literárias novas e usadas, que posteriormente serão distribuídas em escolas públicas e instituições que atendem crianças e jovens.
por A Semana
 

 
 
FAROFA

Vereador Farofa reforça a necessidade de implantação de polo da Univesp em Mogi

Em Mogi, segundo levantamento feito pelo vereador republicano, seriam beneficiados de 200 a 600 mogianos com sete cursos
por A Semana
 

 
 
Claudio Leon, Paolla Oliveira e Ana Baby

Atleta mogiana faz participação na novela “A Força do Querer”, da Globo

Ana Baby, lutadora da equipe Arena Extreme, de Mogi das Cruzes, enfrentou Jeiza Rocha, personagem de Paolla Oliveira em luta de MMA
por A Semana
 

 

 
b3b7fb4f-48cc-49ec-8564-2132b99a2eb7

Edição 1004

Minha brilhante netinha Luiza Almeida Ruiz ganhou duas medalhas Bronze como “Alunos Adiantados” no evento Kumon Expo 2017, que ocorreu dia 7 na UMC. Na foto, com a coordenadora da unidade do Socorro, Daisy Petraconi e o coo...
por A Semana
 

 
 
fabiola fique novo

Edição 1004

por Fabíola Pupo
por A Semana
 

 
 
chicão evidencia @Studio Evandro Maia

Chicão Manna

Criador do site Planeta Literário
por A Semana
 

 

 
Renata Sasaki com seus filhos Anna Mai e Gael, junto a Maya Talarico e à galera da Patrulha Canina na feira Super Baby Kids, que foi sucesso de público. Mais de 40 empresas em três dias de eventos com público cativo para mamãe, gestante e criança.

Edição 1004

Confira as fotos da semana
por A Semana
 

 
 
MOLHO PICANTE

Edição 1004

por Nabukodonosor Pimenta
por A Semana
 

 
 
por A Semana