Saúde

11 de outubro de 2017
 

Metade dos brasileiros dorme mal

Embora seja importante para a recuperação do corpo, dormir nem sempre é uma tarefa fácil. De acordo com o Ministério da Saúde, 50% dos brasileiros reclamam da qualidade do sono. Os motivos são os mais diversos: distúrbios do sono, estresse, barulhos, travesseiros e colchões inadequados.
Os distúrbios de sono mais comuns entre as pessoas que não conseguem dormir bem são o ronco e a apneia de sono, que atingem 33% da população brasileira. Sem tratamento, doenças como a apneia de sono podem resultar em infartos, acidente vascular cerebral (AVC) e até morte súbita.
“O sono é muito importante para recuperarmos a energia gasta durante o dia, fixar o aprendizado, relaxar o cérebro e o coração. A privação de sono diminui a energia, a produtividade e pode causar acidentes, caso a pessoa trabalhe como motorista ou usando maquinário industrial”, destaca o otorrinolaringologista Mohamad Saada.

Ronco e Apneia

Apesar de estarem relacionados, nem sempre a pessoa que ronca tem apneia do sono. Os dois distúrbios são resultados da obstrução da via aérea durante o sono, porém, no ronco há apenas o ruído. Já na apneia, há uma interrupção da respiração por pelo menos 10 segundos o que pode causar falta de oxigenação no cérebro e desencadear outros problemas de saúde.
Essa obstrução na passagem do ar pode ser resultado do aumento de gordura na região do pescoço (papo), aumento da amígdala ou da adenóide. Pode também estar associada a problemas neuro-musculares, quando os músculos da garganta relaxam excessivamente durante o sono e impedem a passagem do ar.
O ronco e a apneia não têm sintomas específicos e, por isso, muitos não sabem que têm um desses distúrbios. “Geralmente, essas pessoas são alertadas pelo companheiro ou por algum parente. E, nem sempre, acreditam que roncam, por isso, muitos acompanhantes trazem ao consultório uma gravação como ‘prova’”, comenta o otorrino. “Como esses distúrbios podem se tornar um problema mais grave, a orientação é sempre observar alguns sintomas que podem não parecer, mas tem ligação com a apneia”, completa Dr. Mohamad Saada.
Entre os sintomas que podem indicar um distúrbio de sono, o médico destaca o cansaço e a falta de disposição, sudorese ou taquicardia ao acordar e pequenos cochilos ao longo do dia.

Tratamento

O tratamento depende da causa do distúrbio de sono, podendo ser apenas clínico com mudança no estilo de vida e hábitos, uso de aparelhos intra-oral ou até mesmo cirurgia.
“Cada tratamento é personalizado porque são várias causas que podem surgir de problemas no nariz ou na garganta, por exemplo. Faixas anti-ronco, adesivos dilatadores, nada disso adianta sem identificar a causa do distúrbio. E isso somente o médico especialista pode avaliar”, afirma.





 
Veja também
 

 
20170926_JulienPereira_Vida Literaria EE Ivone_0659

Vida Literária e UMC promovem Semana para Doar Livros

O objetivo da ação é arrecadar obras literárias novas e usadas, que posteriormente serão distribuídas em escolas públicas e instituições que atendem crianças e jovens.
por A Semana
 

 
 
FAROFA

Vereador Farofa reforça a necessidade de implantação de polo da Univesp em Mogi

Em Mogi, segundo levantamento feito pelo vereador republicano, seriam beneficiados de 200 a 600 mogianos com sete cursos
por A Semana
 

 
 
Claudio Leon, Paolla Oliveira e Ana Baby

Atleta mogiana faz participação na novela “A Força do Querer”, da Globo

Ana Baby, lutadora da equipe Arena Extreme, de Mogi das Cruzes, enfrentou Jeiza Rocha, personagem de Paolla Oliveira em luta de MMA
por A Semana
 

 

 
GEDSC DIGITAL CAMERA

Tatuadora cobre cicatrizes de mastectomia

Fabiana da Silva também faz, gratuitamente, tatuagens em mulheres que sofreram violência doméstica ou que têm cicatrizes de cirurgias mal sucedidas
por A Semana
 

 
 
crianças @Studio Evandro Maia

Amor ensinado por crianças especiais

Mesmo com limitações, elas dão exemplo de como viver intensamente
por A Semana
 

 
 
Foto Milene Milan - Que lixo é lixo (7)

BuZum! apresenta novo espetáculo Que lixo é lixo? em Suzano

Nos dias 14 e 16 de outubro, a Cia. de teatro de bonecos sobre rodas realiza sessões gratuitas da peça que mostra a importância de reutilizar e reciclar o lixo
por A Semana
 

 

 
IMG_7418

Mogi das Cruzes/Helbor decide vaga na semi contra LSB nesta segunda no Hugão

O jogo 2 do playoff quartas de final será às 20h e terá transmissão ao vivo da TV FPB.
por A Semana
 

 
 
Espet culoN_CarlosPetrini

Espetáculo no SESI Mogi aborda drama dos refugiados de guerra

N, espetáculo inspirado no Diário de Anne Frank, reflete de maneira dramática a luta constante pela vida e a instabilidade que cerca o ser humano.
por A Semana
 

 
 
balé

Praticar balé como terapia

Dança trabalha condicionamento físico e melhora o emocional
por A Semana