Saúde

11 de outubro de 2017
 

Metade dos brasileiros dorme mal

Embora seja importante para a recuperação do corpo, dormir nem sempre é uma tarefa fácil. De acordo com o Ministério da Saúde, 50% dos brasileiros reclamam da qualidade do sono. Os motivos são os mais diversos: distúrbios do sono, estresse, barulhos, travesseiros e colchões inadequados.
Os distúrbios de sono mais comuns entre as pessoas que não conseguem dormir bem são o ronco e a apneia de sono, que atingem 33% da população brasileira. Sem tratamento, doenças como a apneia de sono podem resultar em infartos, acidente vascular cerebral (AVC) e até morte súbita.
“O sono é muito importante para recuperarmos a energia gasta durante o dia, fixar o aprendizado, relaxar o cérebro e o coração. A privação de sono diminui a energia, a produtividade e pode causar acidentes, caso a pessoa trabalhe como motorista ou usando maquinário industrial”, destaca o otorrinolaringologista Mohamad Saada.

Ronco e Apneia

Apesar de estarem relacionados, nem sempre a pessoa que ronca tem apneia do sono. Os dois distúrbios são resultados da obstrução da via aérea durante o sono, porém, no ronco há apenas o ruído. Já na apneia, há uma interrupção da respiração por pelo menos 10 segundos o que pode causar falta de oxigenação no cérebro e desencadear outros problemas de saúde.
Essa obstrução na passagem do ar pode ser resultado do aumento de gordura na região do pescoço (papo), aumento da amígdala ou da adenóide. Pode também estar associada a problemas neuro-musculares, quando os músculos da garganta relaxam excessivamente durante o sono e impedem a passagem do ar.
O ronco e a apneia não têm sintomas específicos e, por isso, muitos não sabem que têm um desses distúrbios. “Geralmente, essas pessoas são alertadas pelo companheiro ou por algum parente. E, nem sempre, acreditam que roncam, por isso, muitos acompanhantes trazem ao consultório uma gravação como ‘prova’”, comenta o otorrino. “Como esses distúrbios podem se tornar um problema mais grave, a orientação é sempre observar alguns sintomas que podem não parecer, mas tem ligação com a apneia”, completa Dr. Mohamad Saada.
Entre os sintomas que podem indicar um distúrbio de sono, o médico destaca o cansaço e a falta de disposição, sudorese ou taquicardia ao acordar e pequenos cochilos ao longo do dia.

Tratamento

O tratamento depende da causa do distúrbio de sono, podendo ser apenas clínico com mudança no estilo de vida e hábitos, uso de aparelhos intra-oral ou até mesmo cirurgia.
“Cada tratamento é personalizado porque são várias causas que podem surgir de problemas no nariz ou na garganta, por exemplo. Faixas anti-ronco, adesivos dilatadores, nada disso adianta sem identificar a causa do distúrbio. E isso somente o médico especialista pode avaliar”, afirma.





 
Veja também
 

 
por A Semana
 

 
 
por A Semana
 

 
 
201802200854325a8c0c7803ec3

Coreógrafo mogiano vai à França participar de campeonato mundial de danças urbanas

Evento de hip hop nesta sexta quer arrecadar fundos para ajudar dançarino
por A Semana
 

 

 
WC (3)

Mais de 5 mil pessoas são imunizadas durante o ‘Dia D’ de vacinação contra a febre amarela

Além da vacinação, iniciativa contou com serviços gratuitos de testagens rápidas de HIV, sífilis e hepatites B e C, aferição de pressão arterial, glicose e outros exames
por A Semana
 

 
 
IMG_3312

Com 10 pontos de vantagem, Mogi das Cruzes/Helbor bate Joinville no Hugão

O Mogi das Cruzes/Helbor agora soma 80% de aproveitamento na competição nacional, tendo 16 vitórias em 20 jogos.
por A Semana
 

 
 
IMG_0760

Master Coach realiza workshop “Sou Empreendedor e Faço a Diferença” em Mogi

O Workshop acontecerá no Auditório Metropolitan, localizado na Rua Santana, 335
por A Semana
 

 

 
DSC_0076

Vereador Farofa solicita itinerários alternativos do transporte municipal na Mogi-Bertioga

Durante a reunião, o vereador Farofa aproveitou para reiterar pedidos de implantação de lombada na avenida Carlos Ferreira Lopes (Jardim Camila)
por A Semana
 

 
 
principal

Vacina será aplicada de casa em casa

Moradores do Caputera serão imunizados depois de macaco aparecer morto
por A Semana
 

 
 
24129491_952916951524968_176626799292991286_n

TPA: filmagens com drone

Empresa se destaca no mercado com serviços inovadores
por A Semana