Opinião

12 de janeiro de 2018
 

Ele contra os outros

Esta semana, a população de Mogi das Cruzes recebeu a notícia de que o número de vereadores pode diminuir graças à proposta do atual presidente da câmara Pedro Komura (PSDB). Se aprovado, a medida entrará em vigor a partir da próxima legislatura. Porém, alguns parlamentares já estão tremendo de medo e desejando que isso não se torne realidade. Parece que Komura mal começou seu mandato como chefe da Casa e já está colecionando inimizades dos colegas.
Atualmente, a câmara possui 23 vereadores e, com a medida, passaria a ter 19. Mas, para alguns, a diminuição acarretaria na perda da representatividade da população. A pergunta agora que fica é: será que o povo está bem representado?
Isso tudo depende do ponto de vista. Para os mais críticos, a representatividade está longe do aumento aprovado dos impostos. Mas, para muitos, vários parlamentares fazem pouco pela população e, caso haja diminuição do número de cadeiras, acabaria diminuindo a possibilidade de mais pessoas entrarem para o Legislativo, fazendo com que se perpetuasse a tal da velha política dos coronéis. A título de exemplo, na primeira legislatura em que a Casa de Leis passou a contar com 23 edis, o atual vereador mais votado, Caio Cunha, sequer teria entrado.
Claro que muitos vereadores apoiam os moradores da cidade e criam causas e projetos para melhorar ainda mais a vida dos mogianos. Com a decisão favorável à diminuição, diminui também a chance de a população ver eleito o seu candidato.
Quem é bom político não precisa temer certas decisões, pois a população sabe quem faz e quem não faz. A medida faria grande diferença, pois assim, quem sabe, os vereadores de Mogi começassem a disputar quem apresenta mais serviço aos moradores.
A proposta seria uma das formas de diminuir o orçamento da Câmara. O presidente da Casa, que sempre mostrou ter bom senso e não se envolvia em grandes polêmicas com os colegas, tem uma batalha pela frente caso queira ver a sua ideias aprovada. Apesar de todos os prós e contras gerados em torno deste assunto, a população deve sempre ser colocada em primeiro lugar, já que são os eleitores que colocam cada um em seus devidos assentos de parlamentares. E esse lugar deve ser muito merecido.

 

CHARGE DA SEMANA

por Gabi Costa





 
Veja também
 

 
alvaro-dias-2011-420

Senador Álvaro Dias visita Poá na sexta-feira durante encontro regional

Além do pré-candidato à Presidência pelo Podemos, evento em Poá contará ainda com a participação da presidente nacional do Podemos e deputada federal por SP, Renata Abreu
por A Semana
 

 
 
foto-linda

Banhos de mar e piscina podem inflamar ouvido e causar otite

Entre os sintomas mais comuns estão dores, sensação de ouvido tampado e perda auditiva
por A Semana
 

 
 
apoio_150118

PR anuncia apoio ao PSB nas eleições para o Governo de SP

O vice-governador Márcio França é pré-candidato a governador
por A Semana
 

 

 
miss_akimatsuri

Miss Akimatsuri está com inscrições abertas para jovens nikkeis da região

Concurso de beleza será realizado no primeiro dia da 33ª Festa do Akimatsuri, que acontece nos dias 7,8,14 e 15 de abril
por A Semana
 

 
 
lotéricas iptu

Carnês de IPTU chegam ainda este mês

Imposto pode ser pago nas agências autorizadas ou casas lotéricas
por A Semana
 

 
 
tarifa @Ney Sarmento_PMMC

Tarifa de ônibus fica em R$ 4,10

Prefeitura decidiu manter o valor da passagem de transporte coletivo
por A Semana
 

 

 
Leandro Nakazawa dá dicas para quem quer se exercitar

Ano novo, corpo novo

Em pleno verão, muitos correm para a academia em busca de mais saúde
por A Semana
 

 
 
MOLHO PICANTE

Edição 1016

por Nabukodonosor Pimenta
por A Semana
 

 
 
mario gallego neto

Edição 1016

por Fabíola Pupo
por A Semana