Saúde

10 de novembro de 2017
 

Diabetes: como evitar a doença

No dia 14 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Diabetes. Este mal afeta mais pessoas a cada dia: segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, já são mais de 13 milhões de brasileiros com a doença.
Qualquer um está propenso a ter a doença e não existe um gênero que esteja mais propenso a contraí-la. O que acontece é que existem dois tipos: O tipo 1, ou juvenil, que já vem de nascença e que afeta o funcionamento do pâncreas.
Já o diabetes tipo 2 é a diabetes adquirida. Ao contrário do que se pensa, não são apenas alimentos doces que provocam o distúrbio. “O pâncreas transforma tudo o que comemos em açúcar, que é a energia do nosso corpo. Se a pessoa não a usa, ela fica armazenada. A obesidade mórbida, por exemplo, faz com que o órgão produza muita insulina e ela chega a um ponto em que não é capaz de colocar esse açúcar para dentro da célula. O pâncreas perde sua função e o sangue fica com excesso de glicose, causando o diabetes”, explica o clínico geral Carlos Alberto Gallo.
O médico destaca alguns indícios da enfermidade. “Fique atento aos sintomas da doença. Quem tem diabetes sente muita sede, fome e urina muito. Se estiver descompensada, a vista fica embaçada e as tonturas começam a ficar constantes”, conta.

Prevenção

Além da obesidade e do sedentarismo, há outros fatores de risco para o diabetes tipo 2: idade acima de 45 anos, histórico familiar de diabetes, hipertensão arterial, história prévia de diabetes gestacional, ovário policístico, Tabagismo, dieta rica em gorduras saturadas e carboidratos e pobre em vegetais e frutas.
Mesmo para quem já tem o diabetes tipo 1, é possível adiar o aparecimento da doença. A prática de exercícios físicos e alimentação com dietas regulares sem excesso de carboidratos e açucares pode prolongar a saúde.
Se não obtiver os cuidados corretos, o distúrbio pode causar a inflamação da endotélio (parte interna dos vasos do corpo). Quando ocorrido nos grandes vasos, pode levar ao amputamento dos membros ou gangrena. Nos pequenos vasos, ela causa microaneurisma na retina e causa perda na visão. Além disso, derrames, infartos e insuficiência renal também alguns dos problemas causados pelo diabetes.

Carlos Alberto Gallo fala sobre os fatores de risco





 
Veja também
 

 
af010318-a1

ComVem Patteo Mogilar terá ‘Noite no Patteo’ também às quartas-feiras

A novidade já começa esta semana, 22 de novembro, com a apresentação do músico Brenô.
por A Semana
 

 
 
por A Semana
 

 
 
MIX BIJOUX

Edição 1009

por Fabíola Pupo
por A Semana
 

 

 
fabiola fique novo

Edição 1009

por Fabíola Pupo
por A Semana
 

 
 
O urologista Sandro Waintrub cita alguns estudos que referem que a alimentação pode prevenir o mal

Câncer de próstata e o exame de toque

Se a doença for tratada na fase inicial, chance de cura é de 90%
por A Semana
 

 
 
Jocelino aguarda a chegada do décimo terceiro para quitar suas dívidas

13º deve gerar receita de R$ 250 milhões em Mogi

Comércio de Mogi espera aumento de até 4% nas vendas de Natal
por A Semana
 

 

 
Lorine (1)

CR Produções quer investir em cantores de Mogi

Lorine Floeter destaca os planos da produtora
por A Semana
 

 
 
Prefeito Marcus Melo lembrou da importância da tecnologia

Ônibus de Mogi terão Wi-Fi

Mogi Conecta apresenta aplicativos de serviços públicos
por A Semana
 

 
 
Adriana e Sérgio Miranda adiantam ainda que empresa participará de campanha de Natal

Shangai terá Black Friday

Autoescola lançará promoções no dia 24
por A Semana