Opinião

29 de novembro de 2013
 

Cassações em aberto

 

A partir de agora, o processo de votação de cassações de parlamentares no Congresso Nacional vai ser menos rodeado de segredos. Antes feito sem que os responsáveis por absolver deputados e senadores corruptos pudessem ter seus nomes revelados, agora, este tipo de votações será feito em aberto.
A medida é um importante passo para que as ações feitas em Brasília sejam feitas mais às claras. O caso mais recente do abuso feito às sombras do voto secreto foi o do (ainda) deputado Natan Donadon, que, em junho, foi preso pelos crimes de peculato e formação de quadrilha. Dois meses depois, na hora de votarem se um detento em regime fechado poderia continuar exercendo seu mandato como representante do povo, 233 colegas votaram a favor da sua permanência.
Desde essa época, a Câmara não voltou a votar processos de cassação. Mas as próximas votações deverão ser as mais importantes dos últimos anos. É porque em breve, o Congresso deverá votar pela cassação ou absolvição dos deputados condenados no processo do mensalão: Valdemar Costa Neto, o Boy, José Genoíno, João Paulo Cunha e Pedro Henry.
Dos quatro, apenas o petista Genoíno já cumpre medida de prisão – provisoriamente, ele está na casa de uma filha em Brasília se recuperando de um mal-estar ocorrido semana passada. No entanto, a previsão é de que Genoíno regresse em breve para cumprir o semiaberto na prisão da Papuda, já que o resultado da Junta Médica revelou que o seu caso não é passível de prisão domiciliar. A decisão sobre se ele tem direito ou não a aposentadoria também não deve ir para a frente: para a Junta, não há motivo para Genoíno se aposentar por invalidez. Com a decisão, o petista condenado a 6 anos e 11 meses de prisão deverá enfrentar processo de cassação do mandato parlamentar.
Agora, quem votar a favor de que deputados condenados permaneçam nas suas cadeiras no Congresso terá seu nome revelado. Isso será importante para fiscalizarmos as decisões dos parlamentares em quem votamos. E, a menos de um ano das próximas eleições, os deputados que tentam a reeleição vão pensar duas vezes antes de encobrir colega corrupto, ou a resposta da população vem através das urnas.





 
Veja também
 

 
capa_856.indd

Edição 856

Acompanhe aqui nosso jornal digital, e fique por dentro dos fatos que viraram notícia e marcaram a SEMANA em Mogi das Cruzes e Região
por A Semana
 

 
 
Os vovós Antonio Carlos e Maria Tereza Geremias no aniversário de Laura Geremias

Chiquérrimo – Edição 856

Toques Chiquérrimos da Semana!
por A Semana
 

 
 
Silvana: Doação é importante, mas assunto deve ser discutido em família para que vontade seja respeitada

Mais de 10 mil paulistas esperam um órgão

ão Paulo tem 10.329 pessoas na fila de espera por um órgão. A maioria aguarda um rim: 9.073 (87,7%).
por A Semana
 

 

 
Livea de Carvalho é coordenadora pedagógica na Wizard, focada na conversação, ideal para crianças, adolescentes e adultos

Wizard: melhor opção para quem deseja fluência em segundo idioma

Para um futuro promissor, o conhecimento de um segundo idioma é essencial. Sabendo disso, a Wizard prepara seus alunos para total fluência em línguas diferentes.
por A Semana
 

 
 
Benavente e Érica comandam o Sala de Estar Cafeteria para um simples cafezinho ou celebrações

Sala de Estar Cafeteria: variedades deliciosas

Inaugurado há menos de um mês, o Sala de Estar Cafeteria, localizado no Socorro, preza pelo conforto, criando um clima agradável para que todos possam se sentir à vontade, fugindo dos padrões formais dos outros estabelecim...
por A Semana
 

 
 
The Club - Dj Beto com toda sua experiência na noite mogiana, comanda as pick'ups da Discoteca do Melinho

Badalados – Edição 856

"Legal mesmo é mulher de verdade. E daí se ela tem celulite? O senso de humor compensa. Pode ter uns quilinhos a mais, mas é uma ótima companheira. Pode até ser meio mal educada quando você larga a cueca no meio da sala, ...
por A Semana
 

 

 
Polenta Puxa Puxa

Polenta Puxa-puxa

Aprenda a fazer esse delicioso prato com a Receita do Chefe!
por A Semana
 

 
 
Dom Paulinho Lima: do The Voice Brasil para Mogi das Cruzes

Dom Paulinho Lima se apresenta em Mogi

O cantor Dom Paulinho Lima, de 47 anos, é a atração de outubro do Clube Náutico Mogiano.
por A Semana
 

 
 
Zeti e sua obra "Meu Pedacinho de Chão"

Artistas de Mogi são premiados em São Paulo

Cinco artistas do Grupo Frontispício das Artes, de Mogi das Cruzes, conquistaram premiação na primeira edição do Salão de Artes Plásticas Solar dos Andradas.
por A Semana