Opinião

29 de novembro de 2013
 

Cassações em aberto

 

A partir de agora, o processo de votação de cassações de parlamentares no Congresso Nacional vai ser menos rodeado de segredos. Antes feito sem que os responsáveis por absolver deputados e senadores corruptos pudessem ter seus nomes revelados, agora, este tipo de votações será feito em aberto.
A medida é um importante passo para que as ações feitas em Brasília sejam feitas mais às claras. O caso mais recente do abuso feito às sombras do voto secreto foi o do (ainda) deputado Natan Donadon, que, em junho, foi preso pelos crimes de peculato e formação de quadrilha. Dois meses depois, na hora de votarem se um detento em regime fechado poderia continuar exercendo seu mandato como representante do povo, 233 colegas votaram a favor da sua permanência.
Desde essa época, a Câmara não voltou a votar processos de cassação. Mas as próximas votações deverão ser as mais importantes dos últimos anos. É porque em breve, o Congresso deverá votar pela cassação ou absolvição dos deputados condenados no processo do mensalão: Valdemar Costa Neto, o Boy, José Genoíno, João Paulo Cunha e Pedro Henry.
Dos quatro, apenas o petista Genoíno já cumpre medida de prisão – provisoriamente, ele está na casa de uma filha em Brasília se recuperando de um mal-estar ocorrido semana passada. No entanto, a previsão é de que Genoíno regresse em breve para cumprir o semiaberto na prisão da Papuda, já que o resultado da Junta Médica revelou que o seu caso não é passível de prisão domiciliar. A decisão sobre se ele tem direito ou não a aposentadoria também não deve ir para a frente: para a Junta, não há motivo para Genoíno se aposentar por invalidez. Com a decisão, o petista condenado a 6 anos e 11 meses de prisão deverá enfrentar processo de cassação do mandato parlamentar.
Agora, quem votar a favor de que deputados condenados permaneçam nas suas cadeiras no Congresso terá seu nome revelado. Isso será importante para fiscalizarmos as decisões dos parlamentares em quem votamos. E, a menos de um ano das próximas eleições, os deputados que tentam a reeleição vão pensar duas vezes antes de encobrir colega corrupto, ou a resposta da população vem através das urnas.





 
Veja também
 

 
capa_859.indd

Edição 859

Acompanhe aqui nosso jornal digital, e fique por dentro dos fatos que viraram notícia e marcaram a SEMANA em Mogi das Cruzes e Região
por A Semana
 

 
 
Megasipat estará voltada para saúde dos trabalhadores

Mogi se prepara para receber a 15ª Megasipat

A Delegacia do Sindicato da Indústria da Construção Civil (SindusCon-SP) em Mogi das Cruzes já está com inscrições abertas para o 15ª Mega Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho.
por A Semana
 

 
 
No lançamento da  Campanha Natal de Sorrisos, a Presidente do Fundo Social Mara Bertaiolli ladeada por Christina Vaz, Sueli Sasaki e Neuza Marialva realizado no Cemforpe

Chiquérrimo – Edição 859

Toques Chiquérrimos da Semana!
por A Semana
 

 

 
Esse tipo da doença responde poe 3% dos casos de câncer por ano

Mogi inicia 12ª Semana de Prevenção ao Câncer de Boca

A Prefeitura de Mogi das Cruzes promove no próximo sábado (18) a 12ª Semana Municipal de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Boca.
por A Semana
 

 
 
O dermatologista Ahmad Youssef parabeniza colegas e destaca a importância da profissão

Ahmad cumprimenta profissionais da saúde

O Dia do Médico é comemorado neste sábado (18) e o dermatologista Ahmad Youssef, proprietário da CPS Planos de Saúde, Poá Dor e Hospital Suzancor faz questão de deixar sua mensagem aos companheiros de profissão.
por A Semana
 

 
 
Atendimento da Farmácia Cruzz, comandada por Felippe é o principal atrativo de clientes

Farmácia Remédio Popular orienta os clientes

Há um ano atuando na cidade de Poá, a farmácia Remédio Popular Farma Cruzz é sucesso em vendas.
por A Semana
 

 

 
Patrícia comanda o Tomate Cereja e sempre dá uma conferida na cozinha

Tomate Cereja faz entrega a domicilio

Com ambiente agradável e alegre, Tomate Cereja é opção para quem deseja almoçar uma comida tradicional e caseira com tranquilidade, no centro de Poá.
por A Semana
 

 
 
Montinho no niver do Marquinho - Parabéns para você Marquinho e para sua esposa Ana Porto dos seus poucos amigos

Badalados – Edição 859

Que a gente deixe de lado medos, dúvidas, angústias, incompreensões, tudo aquilo que não vale a pena, e se entregue a qualquer possibilidade que nos conduza a um instante de felicidade
por A Semana
 

 
 
Após etapa em São José dos Campos, Oscar Running Adidas chega a Mogi

Mogi recebe etapa da Oscar Running Adidas

Estão abertas as inscrições para a segunda etapa do Circuito Oscar Running Adidas, marcado para 16 de novembro, em Mogi das Cruzes.
por A Semana