Opinião

29 de novembro de 2013
 

Cassações em aberto

 

A partir de agora, o processo de votação de cassações de parlamentares no Congresso Nacional vai ser menos rodeado de segredos. Antes feito sem que os responsáveis por absolver deputados e senadores corruptos pudessem ter seus nomes revelados, agora, este tipo de votações será feito em aberto.
A medida é um importante passo para que as ações feitas em Brasília sejam feitas mais às claras. O caso mais recente do abuso feito às sombras do voto secreto foi o do (ainda) deputado Natan Donadon, que, em junho, foi preso pelos crimes de peculato e formação de quadrilha. Dois meses depois, na hora de votarem se um detento em regime fechado poderia continuar exercendo seu mandato como representante do povo, 233 colegas votaram a favor da sua permanência.
Desde essa época, a Câmara não voltou a votar processos de cassação. Mas as próximas votações deverão ser as mais importantes dos últimos anos. É porque em breve, o Congresso deverá votar pela cassação ou absolvição dos deputados condenados no processo do mensalão: Valdemar Costa Neto, o Boy, José Genoíno, João Paulo Cunha e Pedro Henry.
Dos quatro, apenas o petista Genoíno já cumpre medida de prisão – provisoriamente, ele está na casa de uma filha em Brasília se recuperando de um mal-estar ocorrido semana passada. No entanto, a previsão é de que Genoíno regresse em breve para cumprir o semiaberto na prisão da Papuda, já que o resultado da Junta Médica revelou que o seu caso não é passível de prisão domiciliar. A decisão sobre se ele tem direito ou não a aposentadoria também não deve ir para a frente: para a Junta, não há motivo para Genoíno se aposentar por invalidez. Com a decisão, o petista condenado a 6 anos e 11 meses de prisão deverá enfrentar processo de cassação do mandato parlamentar.
Agora, quem votar a favor de que deputados condenados permaneçam nas suas cadeiras no Congresso terá seu nome revelado. Isso será importante para fiscalizarmos as decisões dos parlamentares em quem votamos. E, a menos de um ano das próximas eleições, os deputados que tentam a reeleição vão pensar duas vezes antes de encobrir colega corrupto, ou a resposta da população vem através das urnas.





 
Veja também
 

 
2 (3)

Uma moeda para os flanelinhas

Está cada vez mais difícil estacionar em Mogi das Cruzes. Na região central, as ruas estreitas e sempre lotas impossibilitam muitas vezes a manobra.
por A Semana
 

 
 
MOLHO PICANTE

Molho Picante – Edição 880

Saiu na mídia um novo possível romance do nosso deputado galã...
por A Semana
 

 
 
GEDSC DIGITAL CAMERA

Opiniao – Edição 880 / Concorda com a proposta de amar a guarda municipal?

"Tem que haver um preparo, colocar pessoas armadas sem preparo algum não irá resolver...
por A Semana
 

 

 
Prefeitura segue com ações de prevenção à proliferação do mosquito

Aumentam os casos de Dengue em Mogi das Cruzes

A cidade está em alerta com o aumento de casos de dengue. Na semana passada o número de infectados eram de 31, sendo 20 autóctones e 11 importados.
por A Semana
 

 
 
Lucas Souza destaca os diferentes tipos de filtragem dos produtos Aquatec

Loja aposta em purificadores de água

Em meio à crise hídrica e às reclamações sobre água suja saindo das torneiras, torna-se cada vez mais necessário recorrer a equipamentos purificadores de água.
por A Semana
 

 
 
A SEMANA LOGO VERTICAL

Conjunto Álvaro Bovolenta ganha ATI nesta sexta-feira

A Prefeitura de Mogi das Cruzes entrega nesta sexta-feira (19), às 9 horas, a 45ª Academia da Terceira Idade (ATI) instalada na cidade.
por A Semana
 

 

 
A SEMANA LOGO VERTICAL

Prefeitura incentiva reúso de água

A ampliação da utilização de água de reúso é um dos pontos adotados pelo Plano de Contingência do Abastecimento de Água, desenvolvido para que a cidade enfrente a crise hídrica
por A Semana
 

 
 
Em pouco mais de um ano, o Petmóvel realizou 2 mil castrações e 2,8 mil cadastros de cães e gatos

Conjunto Santo Ângelo terá castração gratuita

A Unidade Móvel de Educação e Esterilização - Petmóvel estará nos próximos dois sábados, dias 21 e 28 de março, no Conjunto Santo Ângelo, para completar as castrações de cães e gatos cadastrados no bairro.
por A Semana
 

 
 
A SEMANA LOGO VERTICAL

CEV dicutirá criação do passe livre

A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, a formação de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para estudar a implantação do “Passe Livre” na cidade.
por A Semana