Opinião

29 de novembro de 2013
 

Cassações em aberto

 

A partir de agora, o processo de votação de cassações de parlamentares no Congresso Nacional vai ser menos rodeado de segredos. Antes feito sem que os responsáveis por absolver deputados e senadores corruptos pudessem ter seus nomes revelados, agora, este tipo de votações será feito em aberto.
A medida é um importante passo para que as ações feitas em Brasília sejam feitas mais às claras. O caso mais recente do abuso feito às sombras do voto secreto foi o do (ainda) deputado Natan Donadon, que, em junho, foi preso pelos crimes de peculato e formação de quadrilha. Dois meses depois, na hora de votarem se um detento em regime fechado poderia continuar exercendo seu mandato como representante do povo, 233 colegas votaram a favor da sua permanência.
Desde essa época, a Câmara não voltou a votar processos de cassação. Mas as próximas votações deverão ser as mais importantes dos últimos anos. É porque em breve, o Congresso deverá votar pela cassação ou absolvição dos deputados condenados no processo do mensalão: Valdemar Costa Neto, o Boy, José Genoíno, João Paulo Cunha e Pedro Henry.
Dos quatro, apenas o petista Genoíno já cumpre medida de prisão – provisoriamente, ele está na casa de uma filha em Brasília se recuperando de um mal-estar ocorrido semana passada. No entanto, a previsão é de que Genoíno regresse em breve para cumprir o semiaberto na prisão da Papuda, já que o resultado da Junta Médica revelou que o seu caso não é passível de prisão domiciliar. A decisão sobre se ele tem direito ou não a aposentadoria também não deve ir para a frente: para a Junta, não há motivo para Genoíno se aposentar por invalidez. Com a decisão, o petista condenado a 6 anos e 11 meses de prisão deverá enfrentar processo de cassação do mandato parlamentar.
Agora, quem votar a favor de que deputados condenados permaneçam nas suas cadeiras no Congresso terá seu nome revelado. Isso será importante para fiscalizarmos as decisões dos parlamentares em quem votamos. E, a menos de um ano das próximas eleições, os deputados que tentam a reeleição vão pensar duas vezes antes de encobrir colega corrupto, ou a resposta da população vem através das urnas.





 
Veja também
 

 
Megasipat estará voltada para a saúde dos trabalhadores

Construção civil debate obstáculos à industrialização do setor

A Fiabci/Brasil e o Sindicato da Construção de São Paulo (SindusCon-SP) realizam na terça-feira (28) um encontro empresarial.
por A Semana
 

 
 
Carlos Lapique comemora idade nova em torno de amigos e familiares em gostoso aniversário realizado no salão de festas do Arts Garden. Ao lado de seus filhos Jéssica e Carlinhos e de sua esposa Débora posam para este colunista. Felicidade sempre!

Chiquérrimo – Edição 860

Toques Chiquérrimos da Semana
por A Semana
 

 
 
Lídia Aparecida da Silveira e Virgínia Ruiz “Desejamos muito sucesso aos profissionais. Somos gratas pela oportunidade de trabalhar com pessoas, trocar experiências e continuamos seguindo pelo mesmo objetivo, que é cuidar de nossos clientes”.

Dia do Dentista é comemorado neste sábado e profissionais dão dicas de higienização bucal

Em 25 de outubro de 1884 foi assinado o decreto (nº 9.311), que dava início aos primeiros cursos de graduação de Odontologia em terras brasileira.
por A Semana
 

 

 
Referência em loja de artigos e descartáveis para festas em Mogi

Lollipop traz novidades em produtos e horário de atendimento

om excelente atendimento, preços acessíveis e variedade de produtos, é a primeira opção dos mogianos quando o assunto é artigo para festas.
por A Semana
 

 
 
Na categoria Terceiro Setor, representantes da AACD são premiadas

Empreendedores do Ano serão homenageados pela ACMC

A noite de sexta-feira (24) será de festa para o setor comercial de Mogi das Cruzes.
por A Semana
 

 
 
Front 494 - O lavador que vai cuidar da sua moto com o mesmo amor que você, assim diz o gerente, Mario Rodrigo, com Pedro Magno Branco, Marcinho Higuchi, Carlos Magno Branco, o conhecido Kalucho, ao lado da esposa Denise Duchini Branco

Badalados – Edição 859

"Crie laços com as pessoas que lhe fazem bem, que lhe parecem verdadeiras. Desfaça os nós que lhe prendem àquelas que foram significativas na sua vida, mas, infelizmente, por vontade própria deixaram de ser. Nó aperta, la...
por A Semana
 

 

 
Rendimento da receita: 60 unidades

Cookies de café e chocolate

Aprenda a fazer esta deliciosa receita
por A Semana
 

 
 
Equipe treina aos domingos no campo do Vila Santista

Mogi Desbravadores se prepara para o Paulista 2015

Formado em março deste ano, o Mogi Desbravadores atua na modalidade flag do futebol americano, que é um jogo sem utilização de equipamentos.
por A Semana
 

 
 
Wladimir Gorrera destaca orgulho de lutar pelos sonhos

Águia de Prata completa uma década de história

Ainda em 2004, alguns rapazes, liderados por Mauro Rangel, atual presidente da agremiação, uniram-se para concretizar um sonho: fundar uma escola de samba.
por A Semana