Opinião

29 de novembro de 2013
 

Cassações em aberto

 

A partir de agora, o processo de votação de cassações de parlamentares no Congresso Nacional vai ser menos rodeado de segredos. Antes feito sem que os responsáveis por absolver deputados e senadores corruptos pudessem ter seus nomes revelados, agora, este tipo de votações será feito em aberto.
A medida é um importante passo para que as ações feitas em Brasília sejam feitas mais às claras. O caso mais recente do abuso feito às sombras do voto secreto foi o do (ainda) deputado Natan Donadon, que, em junho, foi preso pelos crimes de peculato e formação de quadrilha. Dois meses depois, na hora de votarem se um detento em regime fechado poderia continuar exercendo seu mandato como representante do povo, 233 colegas votaram a favor da sua permanência.
Desde essa época, a Câmara não voltou a votar processos de cassação. Mas as próximas votações deverão ser as mais importantes dos últimos anos. É porque em breve, o Congresso deverá votar pela cassação ou absolvição dos deputados condenados no processo do mensalão: Valdemar Costa Neto, o Boy, José Genoíno, João Paulo Cunha e Pedro Henry.
Dos quatro, apenas o petista Genoíno já cumpre medida de prisão – provisoriamente, ele está na casa de uma filha em Brasília se recuperando de um mal-estar ocorrido semana passada. No entanto, a previsão é de que Genoíno regresse em breve para cumprir o semiaberto na prisão da Papuda, já que o resultado da Junta Médica revelou que o seu caso não é passível de prisão domiciliar. A decisão sobre se ele tem direito ou não a aposentadoria também não deve ir para a frente: para a Junta, não há motivo para Genoíno se aposentar por invalidez. Com a decisão, o petista condenado a 6 anos e 11 meses de prisão deverá enfrentar processo de cassação do mandato parlamentar.
Agora, quem votar a favor de que deputados condenados permaneçam nas suas cadeiras no Congresso terá seu nome revelado. Isso será importante para fiscalizarmos as decisões dos parlamentares em quem votamos. E, a menos de um ano das próximas eleições, os deputados que tentam a reeleição vão pensar duas vezes antes de encobrir colega corrupto, ou a resposta da população vem através das urnas.





 
Veja também
 

 
s6e7

Estrangeiros que foram abraçados por Mogi

Mogi das Cruzes tem pessoas de várias nacionalidades. Muitos vieram para cá há muito tempo e outros estão há apenas Jornalista obtém oportunidade de trabalho em mogi das cruzes
por A Semana
 

 
 
Paulo Pinhal e Luiz Miguel destacam os ícones e simbologismos que as igrejas localizadas no centro histórico podem representar

A cruz ‘imaginária’ de Mogi das Cruzes

A fundação de Mogi das Cruzes, há 454 anos, é cercada de fatos e personagens que ajudaram a criar esta grande cidade.
por A Semana
 

 
 
s3

Mogi que se fortalece para todos

Mogi das Cruzes completa 454 anos e tem como lição para todos seu jeito de receber bem todo mundo que vem para cá, seja para estudar, trabalhar e até ficar de vez.
por A Semana
 

 

 
s2 (1)

A Mogi das oportunidades e dos negócios

Mogi das Cruzes completa 454 anos no próximo dia 1º de setembro e, ao longo dos anos, tem se mostrado uma cidade em constante desenvolvimento, com oportunidades de negócios em todos os ramos comerciais, industriais e de serv...
por A Semana
 

 
 
s2 (2)

Parabéns para os mogianos

454 anos de existência, das quais 22 anos faço parte, desde que em 1992 fui gentilmente recebido e adotado por essa terra.
por A Semana
 

 
 
G

Você acha que o horário eleitoral no rádio e na televisão é útil? Porque?

“Não, Porque não fazem nada, não há garantia de que estão falando a verdade”
por A Semana
 

 

 
MOLHO PICANTE

Nebukodonosor – Edição 852

O programa Conexão Repórter, apresentado pelo jornalista Roberto Cabrini, na noite de quarta-feira (27) no SBT, mostrou casos de traição. Uma das reportagens tem como local Mogi das Cruzes, na qual uma mulher, aparentemente...
por A Semana
 

 
 
Empresária Maria Paula já prepara nova edição da Expo Viver Bem 2014

Feira “Expo Viver Bem” destaca empresas importantes do Alto Tietê

A 8º edição da Feira “Expo Viver Bem” já tem data marcada. As exposições serão realizadas dos dias 25 a 28 de Setembro, na Praça de Eventos do Mogi Shopping.
por A Semana
 

 
 
Pichações na cidade são monitoradas por câmeras de segurança

Câmeras de segurança ajudam a identificar pichadores em Mogi

As câmeras de segurança espalhadas por Mogi das Cruzes auxiliam na identificação de pichadores da cidade.
por A Semana