Opinião

29 de novembro de 2013
 

Cassações em aberto

 

A partir de agora, o processo de votação de cassações de parlamentares no Congresso Nacional vai ser menos rodeado de segredos. Antes feito sem que os responsáveis por absolver deputados e senadores corruptos pudessem ter seus nomes revelados, agora, este tipo de votações será feito em aberto.
A medida é um importante passo para que as ações feitas em Brasília sejam feitas mais às claras. O caso mais recente do abuso feito às sombras do voto secreto foi o do (ainda) deputado Natan Donadon, que, em junho, foi preso pelos crimes de peculato e formação de quadrilha. Dois meses depois, na hora de votarem se um detento em regime fechado poderia continuar exercendo seu mandato como representante do povo, 233 colegas votaram a favor da sua permanência.
Desde essa época, a Câmara não voltou a votar processos de cassação. Mas as próximas votações deverão ser as mais importantes dos últimos anos. É porque em breve, o Congresso deverá votar pela cassação ou absolvição dos deputados condenados no processo do mensalão: Valdemar Costa Neto, o Boy, José Genoíno, João Paulo Cunha e Pedro Henry.
Dos quatro, apenas o petista Genoíno já cumpre medida de prisão – provisoriamente, ele está na casa de uma filha em Brasília se recuperando de um mal-estar ocorrido semana passada. No entanto, a previsão é de que Genoíno regresse em breve para cumprir o semiaberto na prisão da Papuda, já que o resultado da Junta Médica revelou que o seu caso não é passível de prisão domiciliar. A decisão sobre se ele tem direito ou não a aposentadoria também não deve ir para a frente: para a Junta, não há motivo para Genoíno se aposentar por invalidez. Com a decisão, o petista condenado a 6 anos e 11 meses de prisão deverá enfrentar processo de cassação do mandato parlamentar.
Agora, quem votar a favor de que deputados condenados permaneçam nas suas cadeiras no Congresso terá seu nome revelado. Isso será importante para fiscalizarmos as decisões dos parlamentares em quem votamos. E, a menos de um ano das próximas eleições, os deputados que tentam a reeleição vão pensar duas vezes antes de encobrir colega corrupto, ou a resposta da população vem através das urnas.





 
Veja também
 

 
Além da Cantata de Natal, os mogianos poderão conferir a apresentação da peça teatral Auto da Anunciação sábado e domingo

Cantatas e teatro trazem a magia do Natal

Neste fim de semana, os mogianos poderão conferir uma programação natalina na cidade.
por A Semana
 

 
 
Fabrício e Gabriely Alabarce destacam que a loja tem uma equipe de colaboradores à disposição para atender as necessidades dos clientes

Totoco’s traz novidades para presentear os pequenos

A Totoco’s está há pouco mais de três meses no mercado e já se tornou referência no segmento de brinquedos.
por A Semana
 

 
 
Grupo resgatou animais abandonados, que hoje vivem na sede da instituição, no bairro do Rodeio, em Mogi

Bombeiro Civil Mirim iniciará cadastros no dia de Natal

O projeto Bombeiro Civil Mirim, do Instituto Mogiano Filhos da Terra (IMFT), é regido pelo bombeiro civil Kléber Nascimento que tem como objetivo trazer uma nova perspectiva de vida às crianças e jovens desencorajados a ser...
por A Semana
 

 

 
Crianças receberam os presentes de Natal com a presença da presidente do Fundo Social, Mara Bertaiolli, no Instituto Anna de Moura

Entrega de brinquedos segue a todo o vapor

A poucos dias do Natal, os voluntários do Fundo Social de Solidariedade de Mogi estão a todo o vapor na entrega dos brinquedos às crianças assistidas por mais de 300 entidades cadastradas.
por A Semana
 

 
 
Jesiel e Suellen Figueira, leia-se Jes Eventos, comemoraram cinco anos de empresa no Hotel Ibis, em Mogi. Fabíola e Muriel Pupo fizeram questão em dar os cumpris ao casal. Felicidades!

Chiquérrimo – Edição 868

Toques Chiquérrimos da Semana!
por A Semana
 

 
 
Na semana que antecede o Natal, o movimento na loja é intenso na busca por artigos de festa

Lollipop: tudo para a sua festa de Natal

Às vésperas dos festejos de fim de ano, aumenta a correria por artigos de decoração e descartáveis para quem quer garantir as comemorações com amigos e familiares em casa.
por A Semana
 

 

 
Tjioe Tjia Sin: “o barato sai caro”

Brinquedo barulhento traz riscos à audição

Às vésperas do Natal, as lojas de brinquedos de crianças estão lotadas de pais procurando o presente ideal para os seus filhos.
por A Semana
 

 
 
Quintal do Greg - Adriana Araújo com Carla Luiza, que se despediu da vida de solteira em grande estilo, ao lado de Elizabeth Silva, Luciana lves e Ingrid Alada

Badalados – Edição 868

Um brinde ao que deu certo, ao que não deu em nada, ao caminho incerto, à pessoa errada...A tudo que acontece, ao que nunca vai acontecer, a tudo que mudou e a tudo aquilo que nunca irá mudar!
por A Semana
 

 
 
Receita do Chefe

Tender ao molho de salsão

Aprenda a fazer essa deliciosa receita para a ceia de Natal.
por A Semana