Opinião

29 de novembro de 2013
 

Cassações em aberto

 

A partir de agora, o processo de votação de cassações de parlamentares no Congresso Nacional vai ser menos rodeado de segredos. Antes feito sem que os responsáveis por absolver deputados e senadores corruptos pudessem ter seus nomes revelados, agora, este tipo de votações será feito em aberto.
A medida é um importante passo para que as ações feitas em Brasília sejam feitas mais às claras. O caso mais recente do abuso feito às sombras do voto secreto foi o do (ainda) deputado Natan Donadon, que, em junho, foi preso pelos crimes de peculato e formação de quadrilha. Dois meses depois, na hora de votarem se um detento em regime fechado poderia continuar exercendo seu mandato como representante do povo, 233 colegas votaram a favor da sua permanência.
Desde essa época, a Câmara não voltou a votar processos de cassação. Mas as próximas votações deverão ser as mais importantes dos últimos anos. É porque em breve, o Congresso deverá votar pela cassação ou absolvição dos deputados condenados no processo do mensalão: Valdemar Costa Neto, o Boy, José Genoíno, João Paulo Cunha e Pedro Henry.
Dos quatro, apenas o petista Genoíno já cumpre medida de prisão – provisoriamente, ele está na casa de uma filha em Brasília se recuperando de um mal-estar ocorrido semana passada. No entanto, a previsão é de que Genoíno regresse em breve para cumprir o semiaberto na prisão da Papuda, já que o resultado da Junta Médica revelou que o seu caso não é passível de prisão domiciliar. A decisão sobre se ele tem direito ou não a aposentadoria também não deve ir para a frente: para a Junta, não há motivo para Genoíno se aposentar por invalidez. Com a decisão, o petista condenado a 6 anos e 11 meses de prisão deverá enfrentar processo de cassação do mandato parlamentar.
Agora, quem votar a favor de que deputados condenados permaneçam nas suas cadeiras no Congresso terá seu nome revelado. Isso será importante para fiscalizarmos as decisões dos parlamentares em quem votamos. E, a menos de um ano das próximas eleições, os deputados que tentam a reeleição vão pensar duas vezes antes de encobrir colega corrupto, ou a resposta da população vem através das urnas.





 
Veja também
 

 
Unidade de César de Souza do Sancet Laboratório facilita atendimento de pacientes da região

Sancet Laboratório tem parcerias com planos de saúde

A empresa Sancet Laboratório Médico tem como destaque a parceria com vários planos de saúde, como Unimed, Sulamérica e Dix Amico, que oferece o Plano Amplo, um dos destaques do distrito de César de Souza, em Mogi das Cruzes.
por A Semana
 

 
 
Loja completa em outubro um ano de atuação em César de Souza e atrai clientes de vários bairros de Mogi das Cruzes

Valentina Modas celebra 1 ano de sucesso

Há um ano, Ana Lúcia Ventura Indena, de 29 anos, apostou no negócio próprio. Com dez anos de experiência no setor de vendas e de gerência de uma rede de lojas, resolveu abrir o próprio negócio: a Valentina Modas.
por A Semana
 

 
 
Lilian Saraiva conta com espaço amplo para atender clientes em Cesar de Souza

Distrito tem espaço para nutrição e alimentação

César de Souza conta com uma empresa especializada em educação alimentar e nutrição, com a venda de produtos que podem ser consumidos no almoço diário.
por A Semana
 

 

 
Beto destaca que a Oceano é a distribuidora oficial da água Bonafont em Mogi das Cruzes

Oceano Gás é vendedor oficial Bonafont

Este é um dos diferenciais da empresa, que oferece ainda entrega de gás e os serviços de estacionamento e lava-rápido.
por A Semana
 

 
 
Agenor comanda a Via Napoli Pizzaria em César

Via Napoli tem 68 sabores de pizzas

O cardápio variado agrada a todos os gostos, mas o sabor (ou sabores) campeão de pedidos é a pizza Via Napoli 2, que conta com mussarela, frango, presunto, ovo, ervilha, cebola, palmito e bacon, que conquista qualquer freguês.
por A Semana
 

 
 
Suzane mostra marmitex que o restaurante Trajano também comercializa, não apenas em César, mas para vários bairros

Restaurante Trajano aposta também nas marmitex

O tradicional Restaurante Trajano, que já conta com uma clientela fiel diariamente, aposta de vez também na entrega de marmitex.
por A Semana
 

 

 
Fonseca: “Haverá também, futuramente, um banco 24 horas”

Shibata conta com mais 8 lojas internas

O Shibata Supermercados já oferece aos seus clientes novos espaços internos que abrigam lojas e representações comerciais de oito segmentos diferentes.
por A Semana
 

 
 
Avenida será totalmente recuperada para melhorar o fluxo de veículos em César de Souza

Revitalização de avenida terá R$ 800 mil

A Prefeitura de Mogi das Cruzes assina nos próximos dias o contrato para as obras de recuperação da Avenida Ricieri José Marcatto, no distrito de Cezar de Souza.
por A Semana
 

 
 
Prefeito Bertaiolli assinou, ao lado dos diretores do Semae, contrato de investimento em esgotamento sanitário para o Borujuru (Foto Ney Sarmento / Divulgação)

Prefeitura investe R$ 35,5 milhões para garantir esgoto no Botujuru

O prefeito Marco Bertaiolli assinou nesta sexta-feira (12/09) pela manhã, no gabinete, os contratos de financiamento para a instalação de rede de esgoto no bairro do Botujuru e para a construção dos reservatórios de água...
por A Semana