Opinião

29 de novembro de 2013
 

Cassações em aberto

 

A partir de agora, o processo de votação de cassações de parlamentares no Congresso Nacional vai ser menos rodeado de segredos. Antes feito sem que os responsáveis por absolver deputados e senadores corruptos pudessem ter seus nomes revelados, agora, este tipo de votações será feito em aberto.
A medida é um importante passo para que as ações feitas em Brasília sejam feitas mais às claras. O caso mais recente do abuso feito às sombras do voto secreto foi o do (ainda) deputado Natan Donadon, que, em junho, foi preso pelos crimes de peculato e formação de quadrilha. Dois meses depois, na hora de votarem se um detento em regime fechado poderia continuar exercendo seu mandato como representante do povo, 233 colegas votaram a favor da sua permanência.
Desde essa época, a Câmara não voltou a votar processos de cassação. Mas as próximas votações deverão ser as mais importantes dos últimos anos. É porque em breve, o Congresso deverá votar pela cassação ou absolvição dos deputados condenados no processo do mensalão: Valdemar Costa Neto, o Boy, José Genoíno, João Paulo Cunha e Pedro Henry.
Dos quatro, apenas o petista Genoíno já cumpre medida de prisão – provisoriamente, ele está na casa de uma filha em Brasília se recuperando de um mal-estar ocorrido semana passada. No entanto, a previsão é de que Genoíno regresse em breve para cumprir o semiaberto na prisão da Papuda, já que o resultado da Junta Médica revelou que o seu caso não é passível de prisão domiciliar. A decisão sobre se ele tem direito ou não a aposentadoria também não deve ir para a frente: para a Junta, não há motivo para Genoíno se aposentar por invalidez. Com a decisão, o petista condenado a 6 anos e 11 meses de prisão deverá enfrentar processo de cassação do mandato parlamentar.
Agora, quem votar a favor de que deputados condenados permaneçam nas suas cadeiras no Congresso terá seu nome revelado. Isso será importante para fiscalizarmos as decisões dos parlamentares em quem votamos. E, a menos de um ano das próximas eleições, os deputados que tentam a reeleição vão pensar duas vezes antes de encobrir colega corrupto, ou a resposta da população vem através das urnas.





 
Veja também
 

 
capa_895.indd

Edição 895

Acompanhe aqui nosso jornal digital, e fique por dentro dos fatos que viraram notícia e marcaram a SEMANA em Mogi das Cruzes e Região
por A Semana
 

 
 
MOLHO PICANTE

Molho Picante – Edição 895

Cunha do Fluminense Tudo culpa da Rita Grande segredo Como vai ficar o trânsito? Sem PT no nome De novo ele
por A Semana
 

 
 
2 (3)

Você sabe usar o sistema público de saúde?

Hoje, o Brasil tem cerca de 200 milhões de habitantes. Desse número, 150 milhões de pessoas dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS). Quem pode acaba optando por um plano de saúde, que, em troca de umas men...
por A Semana
 

 

 
GEDSC DIGITAL CAMERA

Opinião do Leitor – Edição 895 / Já teve alguma dificuldade para marcar consulta médica aqui em Mogi?

Já teve alguma dificuldade para marcar consulta médica aqui em Mogi? José Alves Pinto, 78, advogado, Brás Cubas “Já tive muita dificuldade, principalmente no SUS, porque você liga no médico da família, e nem sempre el...
por A Semana
 

 
 
Juliana Martins: “responder pelos seus atos”

Nas ruas, mogianos são a favor da redução da maioridade penal

A reportagem do jornal A Semana foi às ruas para saber a opinião dos mogianos acerca da Proposta de Emenda à Constituição (PEC).
por A Semana
 

 
 
O advogado José Beraldo defende a resposta efetiva ao crime

De um lado, a punição; do outro, a falência do sistema carcerário

Uma pesquisa do Ibope Inteligência para a TV Globo e O Estado de S. Paulo realizada recentemente mostra que 83% dos brasileiros são favoráveis à diminuição da maioridade penal para 16 anos e apenas 15% são contra.
por A Semana
 

 

 
Deputados aprovaram redução da maioridade penal; medida só afetaria 3,5% dos internos na Fundação Casa

Região tem 249 adolescentes na Fundação Casa

Os centros de Itaquecetuba e Arujá estão na capacidade máxima
por A Semana
 

 
 
Adolescentes cobraram limpeza de terrenos e a instalação do Passe Livre

Jovens pedem melhorias para Jundiapeba

Quatro jovens de Jundiapeba tiveram na manhã de quinta-feira, 2, a oportunidade de conhecer a Câmara de Mogi das Cruzes, bem como de fazer perguntas diretas aos vereadores sobre problemas e demandas.
por A Semana
 

 
 
logo

Mogi Shopping recebe grupos de dança neste fim de semana

A partir desta sexta (3) e até domingo, dia 5, o Mogi Shopping abre espaço para os grupos de dança inscritos no 8º Festival Alto Tietê de Dança, evento tradicional da região que acontece também nos mesmos dias no Cemfor...
por A Semana