Opinião

29 de novembro de 2013
 

Cassações em aberto

 

A partir de agora, o processo de votação de cassações de parlamentares no Congresso Nacional vai ser menos rodeado de segredos. Antes feito sem que os responsáveis por absolver deputados e senadores corruptos pudessem ter seus nomes revelados, agora, este tipo de votações será feito em aberto.
A medida é um importante passo para que as ações feitas em Brasília sejam feitas mais às claras. O caso mais recente do abuso feito às sombras do voto secreto foi o do (ainda) deputado Natan Donadon, que, em junho, foi preso pelos crimes de peculato e formação de quadrilha. Dois meses depois, na hora de votarem se um detento em regime fechado poderia continuar exercendo seu mandato como representante do povo, 233 colegas votaram a favor da sua permanência.
Desde essa época, a Câmara não voltou a votar processos de cassação. Mas as próximas votações deverão ser as mais importantes dos últimos anos. É porque em breve, o Congresso deverá votar pela cassação ou absolvição dos deputados condenados no processo do mensalão: Valdemar Costa Neto, o Boy, José Genoíno, João Paulo Cunha e Pedro Henry.
Dos quatro, apenas o petista Genoíno já cumpre medida de prisão – provisoriamente, ele está na casa de uma filha em Brasília se recuperando de um mal-estar ocorrido semana passada. No entanto, a previsão é de que Genoíno regresse em breve para cumprir o semiaberto na prisão da Papuda, já que o resultado da Junta Médica revelou que o seu caso não é passível de prisão domiciliar. A decisão sobre se ele tem direito ou não a aposentadoria também não deve ir para a frente: para a Junta, não há motivo para Genoíno se aposentar por invalidez. Com a decisão, o petista condenado a 6 anos e 11 meses de prisão deverá enfrentar processo de cassação do mandato parlamentar.
Agora, quem votar a favor de que deputados condenados permaneçam nas suas cadeiras no Congresso terá seu nome revelado. Isso será importante para fiscalizarmos as decisões dos parlamentares em quem votamos. E, a menos de um ano das próximas eleições, os deputados que tentam a reeleição vão pensar duas vezes antes de encobrir colega corrupto, ou a resposta da população vem através das urnas.





 
Veja também
 

 
MOLHO PICANTE

Molho Picante – Edição 898

Cerol   Cobradores   Acidente   Lixo   E a Vila Estação?   Se preparem
por A Semana
 

 
 
2 (4)

A responsabilidade de ser motorista

Todos os meses, centenas de novos alunos se inscrevem nas inúmeras autoescolas espalhadas pela cidade. No fim de cada ano isso significa milhares de novos habilitados circulando pelas ruas, ansiosos por colocar em prática tud...
por A Semana
 

 
 
GEDSC DIGITAL CAMERA

Opinião do Leitor – Edição 898 / Você costuma participar de ações sociais? Quais?

  Você costuma participar de ações sociais? Quais?   Éder Fernandes de Jesus, 30, pintor, Mogi Moderno “Não participo e nunca participei por falta de oportunidade. Mas acho legal, seria bom.” Mariana Rodrigue...
por A Semana
 

 

 
Davi Uip esteve em Mogi das Cruzes esta semana e viu com bons olhos projeto de Marcos Damasio

Projeto tem apoio do secretário Davi Uip

Texto prevê a dispensa de licitação em caso de quebra de equipamento de saúde
por A Semana
 

 
 
O secretário estadual de Saúde, David Uip, foi recepcionado pelo prefeito Marco Bertaiolli, que fez uma apresentação do atendimento realizado pelo Hospital Municipal

Luzia restringe atendimento a crianças

Nova medida vale a partir do próximo sábado, dia 1º
por A Semana
 

 
 
logo

Liberado estacionamento perto do Parque Centenário

A Prefeitura de Mogi das Cruzes implantou uma nova sinalização de estacionamento na avenida Francisco Rodrigues Filho, próximo ao parque Centenário, no distrito de César de Souza.
por A Semana
 

 

 
logo

Avenida Cívica é interditada para treinamento das equipes de ciclismo

A avenida Cívica, no Mogilar, está sendo interditada para o trânsito de veículos às quartas-feiras, das 18 às 22 horas.
por A Semana
 

 
 
logo

Segunda etapa será concluída só em 2017

Para a execução do primeiro túnel, que terá 298 metros de comprimento, serão desapropriados em um primeiro momento quatro imóveis localizados na margem esquerda da rua Hamilton da Silva e Costa, até o cruzamento com a ru...
por A Semana
 

 
 
Primeiro tunel deverá ser entregue em até 12 meses, em setembro de 2016

Obras em túnel começam em setembro

As interdições na área devem começar um mês antes, a 16 de agosto
por A Semana