Molho Picante

22 de junho de 2017
 

Edição 988

Escola João Dória
O prefeito Marcus Melo fechou uma parceria com a empresa Weber, fabricante de produtos Quartzolit, para a doação de materiais para a reforma do Mercado Municipal. É um ótimo caminho para conseguir com que as coisas sigam funcionando, em tempo de aperto econômico. Lembrou até o trabalho do prefeito paulistano João Dória, que já conseguiu várias parcerias com empresas privadas para melhorias na capital. Essa é a saída.

E agora, Cunha?
Depois de ter passado o feriadão reformando o seu gabinete na Câmara, o vereador Caio Cunha está sendo pressionado a voltar ao projeto original. É que o presidente da Câmara baixou um ato, publicado na quarta-feira, dia 21, proibindo a prática na sede do Legislativo.

Representação no MP
Caio Cunha garante que todo o trabalho foi feito com recursos próprios e que tem as notas fiscais comprovando isso. Ainda assim, um mogiano entrou com uma representação no Ministério Público para que o órgão averigue a personalização da sala, que estaria, segundo a denúncia, ferindo o princípio da impessoalidade a que os servidores públicos estão sujeitos no exercício da sua função. Cunha diz que não houve ilicitude alguma na reforma e se diz à disposição da justiça para prestar todos os esclarecimentos à Justiça.

Apreensão de veículos
A Câmara de Mogi vai criar uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar eventuais abusos cometidos por pátios de apreensão de veículos em Mogi das Cruzes. Os parlamentares querem saber porque os locais, administrados por empresas terceirizadas, não abrem aos sábados e domingos, o que acaba elevando o preço da apreensão dos veículos para os seus usuários.

Corujas na caixa d’água
Esta semana, a vereadora Fernanda Moreno e o médico veterinário Jefferson Leite foram resgatar três filhotes de “corujas torre”, que estavam num ninho num condomínio no Jardim Santista. Ao chegarem no local indicado, constataram que o ninho havia sido removido e colocado no terreno ao lado, com cobertura improvisada com restos de tábuas. O condomínio foi autuado por crime ambiental.



Molho Picante

8 de junho de 2017
 

Edição 986

Impeachment
O ativista Mario Berti encaminhou à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) um pedido de retirada do presidente da República Michel Temer, que é advogado, do quadro dos profissionais do órgão. Em resposta, o Conselho Federal afirmou que o pedido foi encaminhado para a Seccional do Distrito Federal, por ser uma demanda daquela base territorial.

Transparência
Em breve a Câmara de Mogi colocará em operação o novo Portal da Transparência. A manutenção da plataforma terá um custo aproximado de R$ 5 mil por mês e mostrará todos os salários e gastos do Legislativo.

Estacionamento do Centenário
O valor pago pela Prefeitura de Mogi no aluguel do terreno que funciona o estacionamento do parque Centenário foi questionado pelos vereadores. Eles querem saber por que a Prefeitura desembolsa R$ 15 mil por mês pelo aluguel e se há a possibilidade de compra do terreno.

Cadeiras motorizadas
O Legislativo aprovou esta semana um projeto de lei que obriga supermercados e hipermercados da Cidade a fornecerem cadeiras de rodas motorizadas para a clientes com deficiência ou mobilidade reduzida. A norma valerá para estabelecimentos com área superior a dois mil metros quadrados.

Hemodiálise
O deputado estadual Gondim cobrou do secretário de Estado de Saúde, David Uip, uma nova unidade de Hemodiálise para o Alto Tietê, devido à falta de leitos. A região atende atualmente 250 pessoas em cada unidade entre o serviço oferecido em Mogi das Cruzes, Suzano e Itaquaquecetuba e cerca de 500 pacientes são encaminhados para fazer tratamento em outras cidades.

Assessoria
A jornalista Gisele Santos assumiu o Departamento de Comunicação da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba. Ela já realizava o atendimento à imprensa no gabinete do vereador Rolgaciano Fernandes, e abraça agora este novo desafio.



Molho Picante

2 de junho de 2017
 

Edição 985

Roubos
Alguns comerciantes estão reclamando do aumento de roubos nos seus estabelecimentos, sobretudo na região central. Eles alegam falta de policiamento e aumento do número de moradores de rua nas imediações.

Fim da Cracolândia
Com a ação desenvolvida pelo prefeito João Doria na região da Cracolândia, há a preocupação de que alguns desses usuários possam migrar aqui para a região. A Secretaria de Assistência Social diz estar atenta e que não houve aumento no número de moradores de rua.

Falta de leitos
A Santa Casa de Mogi das Cruzes retirou a restrição de atendimento da maternidade e UTI Neonatal. A superlotação dos setores provocou problemas no atendimento e durante 12 dias a unidade colocou em prática um plano de contigenciamento para tentar driblar o volume de pacientes superior à capacidade. Agora é preciso arrumar uma solução para este problema, não é verdade?

Parabéns
O Casarão da Mariquinha foi premiado na segunda feira, 29 de maio, na categoria Território Cultural, obtendo 60% dos votos, na noite do Prêmi o Governador do Estado, realizado no Theatro São Pedro, na capital. Parabéns, Mogi merece muito este reconhecimento!

Secretário na Câmara
Está agendada para a próxima terça-feira, 6 de junho, a ida do secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, ao plenário da Câmara. O profissional de saúde vai responder a perguntas sobre o recadastramento do cartão SIS (Sistema Integrado de Saúde).

Olimpíada
Nesta sexta, dia 2, às 10 horas, será realizado no auditório da Prefeitura, o lançamento da 1ª Olimpíada Mogiana de Robótica e 3ª Mostra Municipal de Robótica Educacional, eventos organizados pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio de sua Secretaria de Educação.



Molho Picante

26 de maio de 2017
 

Edição 984

De volta a Brasília?
Com a condenação do deputado federal Paulo Maluf (PP) pelo Supremo Tribunal Federal pelo crime de lavagem de dinheiro, é a chance do mogiano Junji Abe (PSD) assumir a vaga caso o progressista tenha realmente o mandato cassado. Junji só precisa ter tranquilidade para esperar todo o processo burocrático que envolve uma possível cassação. A condenação só será oficialmente informada para a Câmara dos Deputados após sua publicação oficial, o que pode ser feito em até 60 dias.

Tiraram a medalha deles
O Ministério da Defesa resolveu excluir do “Quadro da Medalha da Vitória” os ex-deputados José Genoíno Neto e Valdemar Costa Neto, ambos condenados no processo do Mensalão. A portaria não explica os motivos que levaram à cassação da homenagem, mas não é preciso muito para adivinhar, não é verdade?

Honra ao Mérito
Os vereadores mogianos aprovaram um decreto que concede ao ex-prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) o título de “Honra ao Mérito”. Bertaiolli é muito benquisto nos bastidores da Câmara e tem até gente que fala que ele nem precisará fazer campanha para se eleger para a Câmara dos Deputados.

Votem no Casarão
Segue até esta sexta-feira, dia 26 de maio, a votação popular para o Prêmio Governador do Estado. Vale lembrar que o mogiano Casarão da Mariquinha concorre na categoria Território Cultural. Vamos votar na prata da casa?

Acessibilidade
Após solicitação do vereador Caio Cunha (PV), a Prefeitura de Mogi das Cruzes confirmou a criação de uma Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA). O objetivo é fiscalizar a adequação física da estrutura de prédios públicos da cidade.

Direito da imprensa
Relativamente ao caso do jornalista Reinaldo Azevedo, que esta semana teve uma conversa sua com Andrea Neves, irmã de Aécio Neves, vazada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a coluna gostaria de reforçar que o direito ao sigilo da fonte é – ou deveria ser – condição inata para o livre exercício do jornalismo. Mas também é bom lembrar que é dever e obrigação do jornalista ser isento e responsável nas informações que publica. E isso não pode ser negociado.



Molho Picante

5 de maio de 2017
 

Edição 981

Um dia de fúria
Um homem foi detido depois de quebrar o para-brisa e o vidro da porta de um ônibus em Mogi. Na ocasião, o mecânico ficou bravo depois que o ônibus, que faz a linha Biritiba-Mogi, o fechou no trânsito. Após o ataque com uma chave de roda, o motorista do coletivo e o cobrador saíram do ônibus e o perseguiram. O cobrador disse que deu um golpe e imobilizou o motorista até a chegada da Polícia Militar.

Acúmulo de funções
Um leitor conversou com a coluna sobre o episódio e disse que em outras ocasiões já tinha visto o cobrador descer do ônibus para brigar com outros motoristas. Será que agora que os ônibus municipais não têm mais cobrador esta será mais uma tarefa do motorista?

Dormiu no ponto
Até para ser bandido é preciso ser inteligente. Um ladrão acusado de quatro furtos em chácaras na cidade de Biritiba Mirim só foi preso porque pegou no sono em uma das casas assaltadas. Quando foi detido, logo acusou o seu comparsa, um menor de 17 anos, que foi capturado logo depois em casa, já dormindo, sendo acordado por sua mãe. Que vexame, hein?

Rua Casarejos
Depois das reclamações dos moradores e comerciantes da rua Casarejos, a Secretaria Municipal de Transportes decidiu que os caminhões e ônibus intermunicipais terão de passar pela avenida Perimetral em vez de passarem pela rua Casarejos. O secretário Eduardo Rangel disse que vai estudar também a remoção dos coletivos do transporte municipal daquela via pública.

Concurso
Já está rolando o 6º Concurso de Desenhos da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes. Podem participar alunos das escolas das redes municipal, estadual e particular de Mogi das Cruzes. As inscrições devem ser feitas até o dia 10 de maio.

Boa vida
Um dos nomes mais fortes do PT, José Dirceu, que já estava bem acostumado a ver o sol pelas grades da cela, teve a prisão preventiva revogada pelo STF. Agora ele só será um pobre coitadinho em prisão domiciliar em sua mansão, que todos nós desconfiamos como foi paga. E tem gente que ainda apoia.



Molho Picante

28 de abril de 2017
 

Edição 980

Desde 2015, Mogi tem uma lei que torna obrigatória a instalação de sistemas para reaproveitamento de água da chuva em construções de novos condomínios residenciais. Mas será que essa lei é fiscalizada? A questão foi levantada esta semana na sessão de vereadores por Péricles Bauab, que cobra que as regras sejam cumpridas corretamente.

Parlamento Jovem
Estão abertas as inscrições para o Parlamento Jovem, que chega neste ano à nona edição. Poderão se inscrever alunos do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano (categoria Infantojuvenil) e do Ensino Médio do 1º ao 3º ano (categoria Jovem), sendo que os projetos de lei serão aceitos até 26 de maio de 2017. Serão escolhidos 46 estudantes, 23 na modalidade Infantojuvenil e outros 23 na categoria Jovem, cujos nomes serão divulgados no dia 31 de maio de 2017. Ótima chance para despertar nos jovens o gosto pela Política.

Minha Casa, Minha Vida
Realmente o brasileiro precisa ser estudado. Reclama que o governo só ferra com a população, mas quando tem algum benefício, já sai dando seu jeitinho. É o caso do Minha Casa, Minha Vida. O benefício é dado a quem realmente precisa, mas tem morador que mal entra na casa e já quer vender o apartamento, mesmo sendo proibido por lei. Pessoal, não caiam nessa falcatrua: se tiver uma fiscalização você perde todo seu dinheiro! Depois não digam que não avisamos.

Na cadeia
O ex-prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló, foi preso na manhã desta quinta-feira (27) pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) de Guarulhos por suspeita de ter fraudado uma sindicância. Ele foi encaminhado para o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Mogi. Que triste fim para o político, não é verdade?

Greve
A greve dos funcionários dos Correios atinge 80% dos Centros de Distribuição Domiciliar (CDD) e 20% das agências do Alto Tietê. A estatal garante que a paralisação não afeta os serviços e as más-línguas já dizem que se estiver tudo funcionando mal e com encomendas atrasadas, é porque está tudo normal mesmo.



Molho Picante

7 de abril de 2017
 

Edição 977

Conciliação
Foi inaugurado esta semana o Núcleo Especial Criminal (Necrim), um braço da Polícia Civil de Mogi para a promoção da conciliação entre as partes. A nova unidade, subordinada à Delegacia Seccional de Mogi das Cruzes, fomentará a pacificação por meio de acordos em crimes de menor potencial ofensivo, como ameaças, injúrias, danos, difamações, lesões corporais leves e culposas, entre outros.

MBL em Mogi
No dia 2 de maio será realizado pela primeira vez em Mogi o evento “Vamos falar sobre?” em Mogi, com a participação do líder do Movimento Brasil Livre (MBL) Kim Katiguiri, Arthur do Vale, do canal do Youtube MamãeFalei e do escritor Francisco Razzo. O evento será no Bezerrão, na UMC e a entrada é 1kg de alimento não-perecível.

Flanelinhas
O vereador Protássio Nogueira (PSD) usou a tribuna no Plenário para defender que seja firmado convênio entre a Prefeitura e o Ministério do Trabalho com a finalidade de regulamentar a profissão de guardadores de carros, os chamados ‘flanelinhas’. A ideia tem o objetivo de credenciar os profissionais e evitar danos aos veículos. Mas será que vai ter flanelinha onde tem Zona Azul? E nesse caso, pagamos para quem?

Zona Azul
Já o vereador Antonio Lino da Silva (PSD) disse que os comerciantes de Brás Cubas estão solicitando área de zona azul no Distrito. A intenção é estimular a rotatividade nas vagas públicas para privilegiar consumidores, já que muitos motoristas acabam deixando os carros nas vagas o dia inteiro.

E por falar nisso…
Os flanelinhas que ficam no largo Bom Jesus têm um esquema montado para “driblar o sistema” da Zona Azul. Quando o motorista, que está com o tíquete, vai sair, eles pedem o bilhete e, se ainda tiver tempo sobrando, eles “vendem” para outra pessoa, claro, por um valor menor, que vai para o bolso deles.

Por que será?
Um fiel leitor entrou em contato com a coluna com uma questão importante: por que será que o Expresso Turístico que vai para Piranapiacaba está sempre lotado e o que vem para Mogi está sempre com lugares vagos? Será que faltam ações estimulantes para trazer os paulistas nesse passeio à nossa bela cidade?



Molho Picante

31 de março de 2017
 

Edição 976

Visita ao parque
O Instituto Ecofuturo, criado e mantido pela Suzano Papel e Celulose, recebe nesta sexta, 31, representantes do governo municipal de Mogi das Cruzes no Parque das Neblinas, reserva ambiental gerida pela organização. O encontro tem como objetivo apresentar as iniciativas realizadas pelo Instituto, identificar sinergias e discutir possíveis parcerias.

Presença confirmada
A JSL, empresa de logística rodoviária e serviços dedicados do Brasil, estará presente na 23ª edição da Intermodal South America 2017. O evento, que é considerado o principal para o setor de logística e comércio exterior, acontece entre os dias 4 e 6 de abril, no Transamerica Expo Center, em São Paulo

Recolher o cocô
O vereador Pedro Komura aproveitou o seu tempo na tribuna na última sessão para falar sobre uma indicação sua que visa a colocação de placas alertando sobre a obrigatoriedade da coleta das fezes dos animais domésticos por seus proprietários e ou condutores. Claro que o ideal seria que cada tutor de bichinho tivesse bom senso, não é verdade?

E por falar em bicho…
A vereadora Fernanda Moreno conseguiu facilitar o processo de castração pela Zoonoses. Antes havia a necessidade de levar o animal ou no dia da palestra ou outro dia que antecedesse a castração, obrigando o munícipe a ir duas ou três vezes até o local. A parlamentar se reuniu com representantes da Secretaria de Saúde e agora o processo é mais simples: a partir do dia 7, basta o mogiano ir até o prédio da Secretaria às sextas-feiras, agendar a cirurgia e depois só leva o pet na Zoonoses no dia marcado. Tudo o que simplifica é melhor!

Assistência Social
Cerca de 114 mil pessoas de Mogi são atendidas, direta ou indiretamente, pela assistência social da Prefeitura. Elas estão inseridas no cadastro único para programas sociais em busca, principalmente, de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família. É preciso dar uma atenção especial para essas famílias, dar uma ajuda emergencial e incentivo para que possam se subsistir sozinhas.

Homenagem
No sábado, dia 1º, às 10 horas, o Clube de Campo promoverá um evento que nomeará o Salão Privê “Airton Nogueira”. Na oportunidade, familiares, amigos e convidados estarão no descerramento da placa com o nome do homenageado neste espaço do CCMC.



Molho Picante

24 de março de 2017
 

Edição 975

Sem febre amarela
Os resultados dos exames necrológicos realizados pelo Instituto Adolfo Lutz em dois macacos que morreram em Mogi das Cruzes foram negativos para febre amarela. As mortes ocorreram no final do mês passado em uma clínica veterinária particular da cidade. Vale lembrar que os macacos são tão vítimas quanto nós, o problema são os mosquitos que transmitem o agente infeccioso.

Luto
Morreu esta semana o padre Joaquim de Oliveira Rosa Filho, presbítero da Diocese de Mogi das Cruzes. Ele estava internado no Hospital Santana com uma broncopneumonia. O enterro aconteceu na quarta, dia 22, no Cemitério Parque das Oliveiras.

Cadeia neles
A Polícia Civil do Alto Tietê fez na madrugada de quinta-feira (23) uma operação onde prendeu suspeitos de roubos em casas de alto padrão e de famílias orientais. Segundo a polícia, 13 pessoas foram presas. Essa quadrilha já teria cometido mais de cem assaltos, a maioria em cidades da região.

Mogi Turística
Na visita do secretário de Turismo, Laércio Benko, a Mogi, foi dada a notícia de que a cidade pode se tornar um Município de Interesse Turístico, a exemplo do que já acontece em Guararema. Estará próximo o sonho de vermos a nossa Sabaúna nos moldes da bela Luís Carlos?

Castração
A vereadora Fernanda Moreno está focada no projeto C.E.D. (Captura, Esteriliza e Devolve) que visa a castração de animais errantes do município. Com este trabalho, os animais abandonados serão castrados, identificados e recolocados no seu local de origem. Ótima iniciativa!

Futebol
Os 11 integrantes do Corinthians Mogi, que disputa atualmente o Campeonato Paulista de Futebol de Amputados, foram até o gabinete do prefeito Marcus Melo. Ele, que é são-paulino, recebeu uma camisa da equipe. Será que vai dar azar para o clássico de domingo?



Molho Picante

17 de março de 2017
 

Edição 974

Deu resultado!
Na semana passada, publicamos uma matéria sobre reclamações de leitores em Jundiapeba acerca de ruas instransitáveis, com entulho e mato alto. Na segunda-feira, 13, funcionários da prefeitura já trabalhavam no local.

A lista do Janot
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot solicitou 83 aberturas de inquérito a políticos citados em delações. A lista inclui os nomes de Aécio Neves, Dilma Rousseff, Lula, José Serra, Rodrigo Maia, Eliseu Padilha, Rodrigo Maia, Gilberto Kassab, Romero Jucá, Renan Calheiros, Antônio Palocci, dentre outros.

Maluf tirou onda
O ex-governador de São Paulo Paulo Maluf aproveitou a divulgação da lista de Janot para “tirar uma onda”. Na sua conta oficial do Twitter, ele escreveu: “Não só não estou na Lava-Jato e na lista do Janot, como não estou no mensalão”.

Chutando salário
O ex-presidente Lula disse em depoimento à Justiça na terça-feira (14) que não sabe exatamente quanto ganha atualmente. Ee “chuta” que ganha entre R$ 30 e 50 mil. Pouca diferença, não é?