Molho Picante

11 de agosto de 2017
 

Edição 995

Lula em Mogi?
Causou um alvoroço nas redes sociais a notícia de que o ex-presidente Lula, réu no processo da Lava Jato, estaria em Mogi na próxima segunda-feira, 14, na Associação dos Produtores Rurais de Jundiapeba e Região. Grupos contrários ao homem-forte do PT já demonstravam insatisfação com a vinda à cidade. Mas, calma, gente, guardem as panelas: a visita será remarcada.

Fim da baldeação
A Câmara aprovou uma moção que faz um apelo ao Governo do Estado pelo fim da baldeação obrigatória na estação Guaianases, na linha 11 da CPTM. A situação é antiga e traz bastante incômodo aos usuários da linha, que precisam deixar o confortável Expresso Leste para entrar no sucateado “trem de gado” com que a nossa região é brindada. Estamos torcendo por aquele ditado: “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura”. Com a palavra, o governador Geraldo Alckmin.

Bertaiolli nos holofotes
O ex-prefeito Marco Bertaiolli marcou presença na entrega das chaves do Residencial Manacá, na Porteira Preta, esta semana. Depois de sete meses longe dos holofotes da mídia, ele volta a surgir em eventos públicos.

Passagem reaberta
Depois das reclamações de comerciantes e pedestres, a prefeitura de Mogi decidiu reabrir a passagem de nível da rua Deodato Wertheimer. A decisão foi tomada pelo prefeito Marcus Melo após uma reunião com comerciantes daquela área. Mas Melo já avisou: o fechamento em definitivo da cancela deverá ser inevitável no futuro.

Craques em Mogi
Mogi das Cruzes receberá no dia 24 de setembro, o Jogo das Estrelas, com a participação de ex-jogadores de futebol e personalidades. Já estão confirmadas as participações dos ex-jogadores Amaral, Amoroso e Aloísio Chulapa, o árbitro Margarida e o craque mogiano do futebol de amputados Rogerinho, destaque da seleção brasileira da modalidade. A entrada será gratuita.

Visitas às indústrias
O prefeito Marcus Melo tem tentado fortalecer o relacionamento da administração pública com as indústrias instaladas na cidade. Desde que assumiu o cargo, ele tem feito constantes visitas às empresas para reforçar a parceria com o setor, responsável por gerar milhares de empregos na cidade.



Molho Picante

7 de julho de 2017
 

Edição 990

Panelinha
Deu no Jornal Nacional que, para tentar barrar a denúncia da Procuradoria Geral da República na Câmara dos Deputados, o presidente da República se reuniu com o ex-deputado Valdemar Costa Neto, o Boy, para pedir auxílio para conseguir votos dos parlamentares do PR. O encontro, que não estava na agenda oficial de Temer, aconteceu no Palácio do Planalto.

Manda e desmanda
Boy, que foi condenado no mensalão, segue sendo o homem forte do PR e exerce influência direta sobre a bancada na Câmara. Também passam pelo seu aval as principais indicações de segundo e terceiro escalão no Ministério dos Transportes – ocupado pela legenda. Será que esse poder todo não poderia servir para acelerar a licitação dos viadutos para Mogi, terra natal do ex-deputado?

Nada confirmado
Como é óbvio, a assessoria do presidente Temer não confirmou o teor da reunião. Questionada pela imprensa, disse que “o ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa, tinha uma agenda com o presidente Michel Temer e trouxe o ex-deputado Valdemar da Costa Neto”. Do que eles falaram? Da crise no São Paulo Futebol Clube é que não foi, com certeza. É que o presidente, de acordo com algumas fontes, é “tricolor não praticante”. O que isso significa? Não sabemos.

Atenção, pais!
A Polícia Federal prendeu esta semana, em Poá, um homem de 27 anos suspeito de praticar abusos sexuais contra 30 crianças e adolescentes por meio da internet. Está na hora dos pais fiscalizarem mais o acesso dos pequenos à internet. Pode acontecer na nossa família.

Assaltos em Suzano
Está rolando nas redes sociais um boato de que criminosos dentro de um Gol bola verde escuro estaria abordando mulheres nas ruas de Suzano, tentando sequestrá-las. A coluna viu vários relatos e pede atenção às cidadãs e um cuidado especial da polícia.

Nota de pesar
Ex-presidente do Bunkyo de Mogi, Kiyoji Nakayama faleceu na tarde de quinta-feira, 6. Ele, que era adjunto da Secretaria de Agricultura de Mogi, estava internado em tratamento de um câncer de pulmão.



Molho Picante

30 de junho de 2017
 

Edição 989

Peregrinação
Durante coletiva de imprensa para apresentar o novo livro de uma trilogia sobre políticas públicas, o ex-prefeito Marco Bertaiolli falou da caminhada peregrina que fez em Santiago de Compostela. Durante um mês, ele caminhou 800km. “Foi uma experiência de vida maravilhosa, sempre tive o desejo de fazer, foi um tempo que dediquei a mim mesmo”, contou. Mas a caminhada deixou as suas marcas, já que ele disse que sentia dor no corpo todo e que estava à base de anti-inflamatórios.

Saudades
Ele, que ficou afastado dos holofotes da imprensa regional desde que saiu da prefeitura, confessou que estava sentindo falta. “Não vejo vocês há seis meses, estava sentido saudades de falar, tenho até medo de ficar falando e não deixar vocês fazer perguntas”, brincou. A verdade é que seis meses não foram suficientes para apagar a memória de que ele comandou a prefeitura por oito anos. Durante as perguntas, uma das repórteres até se dirigiu a ele como “prefeito”.

Reforma do sistema político
Falando sobre o panorama político atual no País, Bertaiolli disse que não acredita que o que está errado é o político em si, mas sim o sistema político como um todo. Ele defendeu o voto distrital, em que cada membro do parlamento é eleito individualmente por uma determinada região. O ex-prefeito acredita que, desta forma, haveria uma maior proximidade entre a população e o candidato, que seria bem mais cobrado. Isso sim, seria uma boa ideia para acabar com a farra de político com candidatura sediada em uma cidade tendo votos em outra bem distante.

Com a bola toda
A verdade é que Bertaiolli está com a bola toda dentro do PSD. Ele é um representante fortíssimo do partido no estado de São Paulo e seu nome já figura em uma lista de possíveis pré-candidatos à Câmara dos Deputados em 2018. Aliado a isso, em agosto ele iniciará uma série de palestras pela Facesp, na qual ele é vice-presidente, onde mostrará o resultado da política pública aplicada em Mogi. Ele já tem 18 apresentações agendadas.

Mogi modelo
A ideia do PSD é aproveitar os três livros lançados por Bertaiolli (ele lançou o Cidade Saudável no ano passado e até o fim do ano lançará o Cidade Empreendedora) para mostrar um modelo de gestão às prefeituras de todo o Brasil. A coluna fica feliz com isso, porque não gostamos quando Mogi aparece nas manchetes só em casos policiais. Sabemos que nossa cidade tem muita coisa boa para ser mostrada.



Molho Picante

22 de junho de 2017
 

Edição 988

Escola João Dória
O prefeito Marcus Melo fechou uma parceria com a empresa Weber, fabricante de produtos Quartzolit, para a doação de materiais para a reforma do Mercado Municipal. É um ótimo caminho para conseguir com que as coisas sigam funcionando, em tempo de aperto econômico. Lembrou até o trabalho do prefeito paulistano João Dória, que já conseguiu várias parcerias com empresas privadas para melhorias na capital. Essa é a saída.

E agora, Cunha?
Depois de ter passado o feriadão reformando o seu gabinete na Câmara, o vereador Caio Cunha está sendo pressionado a voltar ao projeto original. É que o presidente da Câmara baixou um ato, publicado na quarta-feira, dia 21, proibindo a prática na sede do Legislativo.

Representação no MP
Caio Cunha garante que todo o trabalho foi feito com recursos próprios e que tem as notas fiscais comprovando isso. Ainda assim, um mogiano entrou com uma representação no Ministério Público para que o órgão averigue a personalização da sala, que estaria, segundo a denúncia, ferindo o princípio da impessoalidade a que os servidores públicos estão sujeitos no exercício da sua função. Cunha diz que não houve ilicitude alguma na reforma e se diz à disposição da justiça para prestar todos os esclarecimentos à Justiça.

Apreensão de veículos
A Câmara de Mogi vai criar uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar eventuais abusos cometidos por pátios de apreensão de veículos em Mogi das Cruzes. Os parlamentares querem saber porque os locais, administrados por empresas terceirizadas, não abrem aos sábados e domingos, o que acaba elevando o preço da apreensão dos veículos para os seus usuários.

Corujas na caixa d’água
Esta semana, a vereadora Fernanda Moreno e o médico veterinário Jefferson Leite foram resgatar três filhotes de “corujas torre”, que estavam num ninho num condomínio no Jardim Santista. Ao chegarem no local indicado, constataram que o ninho havia sido removido e colocado no terreno ao lado, com cobertura improvisada com restos de tábuas. O condomínio foi autuado por crime ambiental.



Molho Picante

8 de junho de 2017
 

Edição 986

Impeachment
O ativista Mario Berti encaminhou à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) um pedido de retirada do presidente da República Michel Temer, que é advogado, do quadro dos profissionais do órgão. Em resposta, o Conselho Federal afirmou que o pedido foi encaminhado para a Seccional do Distrito Federal, por ser uma demanda daquela base territorial.

Transparência
Em breve a Câmara de Mogi colocará em operação o novo Portal da Transparência. A manutenção da plataforma terá um custo aproximado de R$ 5 mil por mês e mostrará todos os salários e gastos do Legislativo.

Estacionamento do Centenário
O valor pago pela Prefeitura de Mogi no aluguel do terreno que funciona o estacionamento do parque Centenário foi questionado pelos vereadores. Eles querem saber por que a Prefeitura desembolsa R$ 15 mil por mês pelo aluguel e se há a possibilidade de compra do terreno.

Cadeiras motorizadas
O Legislativo aprovou esta semana um projeto de lei que obriga supermercados e hipermercados da Cidade a fornecerem cadeiras de rodas motorizadas para a clientes com deficiência ou mobilidade reduzida. A norma valerá para estabelecimentos com área superior a dois mil metros quadrados.

Hemodiálise
O deputado estadual Gondim cobrou do secretário de Estado de Saúde, David Uip, uma nova unidade de Hemodiálise para o Alto Tietê, devido à falta de leitos. A região atende atualmente 250 pessoas em cada unidade entre o serviço oferecido em Mogi das Cruzes, Suzano e Itaquaquecetuba e cerca de 500 pacientes são encaminhados para fazer tratamento em outras cidades.

Assessoria
A jornalista Gisele Santos assumiu o Departamento de Comunicação da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba. Ela já realizava o atendimento à imprensa no gabinete do vereador Rolgaciano Fernandes, e abraça agora este novo desafio.



Molho Picante

2 de junho de 2017
 

Edição 985

Roubos
Alguns comerciantes estão reclamando do aumento de roubos nos seus estabelecimentos, sobretudo na região central. Eles alegam falta de policiamento e aumento do número de moradores de rua nas imediações.

Fim da Cracolândia
Com a ação desenvolvida pelo prefeito João Doria na região da Cracolândia, há a preocupação de que alguns desses usuários possam migrar aqui para a região. A Secretaria de Assistência Social diz estar atenta e que não houve aumento no número de moradores de rua.

Falta de leitos
A Santa Casa de Mogi das Cruzes retirou a restrição de atendimento da maternidade e UTI Neonatal. A superlotação dos setores provocou problemas no atendimento e durante 12 dias a unidade colocou em prática um plano de contigenciamento para tentar driblar o volume de pacientes superior à capacidade. Agora é preciso arrumar uma solução para este problema, não é verdade?

Parabéns
O Casarão da Mariquinha foi premiado na segunda feira, 29 de maio, na categoria Território Cultural, obtendo 60% dos votos, na noite do Prêmi o Governador do Estado, realizado no Theatro São Pedro, na capital. Parabéns, Mogi merece muito este reconhecimento!

Secretário na Câmara
Está agendada para a próxima terça-feira, 6 de junho, a ida do secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, ao plenário da Câmara. O profissional de saúde vai responder a perguntas sobre o recadastramento do cartão SIS (Sistema Integrado de Saúde).

Olimpíada
Nesta sexta, dia 2, às 10 horas, será realizado no auditório da Prefeitura, o lançamento da 1ª Olimpíada Mogiana de Robótica e 3ª Mostra Municipal de Robótica Educacional, eventos organizados pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio de sua Secretaria de Educação.



Molho Picante

26 de maio de 2017
 

Edição 984

De volta a Brasília?
Com a condenação do deputado federal Paulo Maluf (PP) pelo Supremo Tribunal Federal pelo crime de lavagem de dinheiro, é a chance do mogiano Junji Abe (PSD) assumir a vaga caso o progressista tenha realmente o mandato cassado. Junji só precisa ter tranquilidade para esperar todo o processo burocrático que envolve uma possível cassação. A condenação só será oficialmente informada para a Câmara dos Deputados após sua publicação oficial, o que pode ser feito em até 60 dias.

Tiraram a medalha deles
O Ministério da Defesa resolveu excluir do “Quadro da Medalha da Vitória” os ex-deputados José Genoíno Neto e Valdemar Costa Neto, ambos condenados no processo do Mensalão. A portaria não explica os motivos que levaram à cassação da homenagem, mas não é preciso muito para adivinhar, não é verdade?

Honra ao Mérito
Os vereadores mogianos aprovaram um decreto que concede ao ex-prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) o título de “Honra ao Mérito”. Bertaiolli é muito benquisto nos bastidores da Câmara e tem até gente que fala que ele nem precisará fazer campanha para se eleger para a Câmara dos Deputados.

Votem no Casarão
Segue até esta sexta-feira, dia 26 de maio, a votação popular para o Prêmio Governador do Estado. Vale lembrar que o mogiano Casarão da Mariquinha concorre na categoria Território Cultural. Vamos votar na prata da casa?

Acessibilidade
Após solicitação do vereador Caio Cunha (PV), a Prefeitura de Mogi das Cruzes confirmou a criação de uma Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA). O objetivo é fiscalizar a adequação física da estrutura de prédios públicos da cidade.

Direito da imprensa
Relativamente ao caso do jornalista Reinaldo Azevedo, que esta semana teve uma conversa sua com Andrea Neves, irmã de Aécio Neves, vazada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a coluna gostaria de reforçar que o direito ao sigilo da fonte é – ou deveria ser – condição inata para o livre exercício do jornalismo. Mas também é bom lembrar que é dever e obrigação do jornalista ser isento e responsável nas informações que publica. E isso não pode ser negociado.



Molho Picante

5 de maio de 2017
 

Edição 981

Um dia de fúria
Um homem foi detido depois de quebrar o para-brisa e o vidro da porta de um ônibus em Mogi. Na ocasião, o mecânico ficou bravo depois que o ônibus, que faz a linha Biritiba-Mogi, o fechou no trânsito. Após o ataque com uma chave de roda, o motorista do coletivo e o cobrador saíram do ônibus e o perseguiram. O cobrador disse que deu um golpe e imobilizou o motorista até a chegada da Polícia Militar.

Acúmulo de funções
Um leitor conversou com a coluna sobre o episódio e disse que em outras ocasiões já tinha visto o cobrador descer do ônibus para brigar com outros motoristas. Será que agora que os ônibus municipais não têm mais cobrador esta será mais uma tarefa do motorista?

Dormiu no ponto
Até para ser bandido é preciso ser inteligente. Um ladrão acusado de quatro furtos em chácaras na cidade de Biritiba Mirim só foi preso porque pegou no sono em uma das casas assaltadas. Quando foi detido, logo acusou o seu comparsa, um menor de 17 anos, que foi capturado logo depois em casa, já dormindo, sendo acordado por sua mãe. Que vexame, hein?

Rua Casarejos
Depois das reclamações dos moradores e comerciantes da rua Casarejos, a Secretaria Municipal de Transportes decidiu que os caminhões e ônibus intermunicipais terão de passar pela avenida Perimetral em vez de passarem pela rua Casarejos. O secretário Eduardo Rangel disse que vai estudar também a remoção dos coletivos do transporte municipal daquela via pública.

Concurso
Já está rolando o 6º Concurso de Desenhos da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes. Podem participar alunos das escolas das redes municipal, estadual e particular de Mogi das Cruzes. As inscrições devem ser feitas até o dia 10 de maio.

Boa vida
Um dos nomes mais fortes do PT, José Dirceu, que já estava bem acostumado a ver o sol pelas grades da cela, teve a prisão preventiva revogada pelo STF. Agora ele só será um pobre coitadinho em prisão domiciliar em sua mansão, que todos nós desconfiamos como foi paga. E tem gente que ainda apoia.



Molho Picante

28 de abril de 2017
 

Edição 980

Desde 2015, Mogi tem uma lei que torna obrigatória a instalação de sistemas para reaproveitamento de água da chuva em construções de novos condomínios residenciais. Mas será que essa lei é fiscalizada? A questão foi levantada esta semana na sessão de vereadores por Péricles Bauab, que cobra que as regras sejam cumpridas corretamente.

Parlamento Jovem
Estão abertas as inscrições para o Parlamento Jovem, que chega neste ano à nona edição. Poderão se inscrever alunos do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano (categoria Infantojuvenil) e do Ensino Médio do 1º ao 3º ano (categoria Jovem), sendo que os projetos de lei serão aceitos até 26 de maio de 2017. Serão escolhidos 46 estudantes, 23 na modalidade Infantojuvenil e outros 23 na categoria Jovem, cujos nomes serão divulgados no dia 31 de maio de 2017. Ótima chance para despertar nos jovens o gosto pela Política.

Minha Casa, Minha Vida
Realmente o brasileiro precisa ser estudado. Reclama que o governo só ferra com a população, mas quando tem algum benefício, já sai dando seu jeitinho. É o caso do Minha Casa, Minha Vida. O benefício é dado a quem realmente precisa, mas tem morador que mal entra na casa e já quer vender o apartamento, mesmo sendo proibido por lei. Pessoal, não caiam nessa falcatrua: se tiver uma fiscalização você perde todo seu dinheiro! Depois não digam que não avisamos.

Na cadeia
O ex-prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló, foi preso na manhã desta quinta-feira (27) pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) de Guarulhos por suspeita de ter fraudado uma sindicância. Ele foi encaminhado para o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Mogi. Que triste fim para o político, não é verdade?

Greve
A greve dos funcionários dos Correios atinge 80% dos Centros de Distribuição Domiciliar (CDD) e 20% das agências do Alto Tietê. A estatal garante que a paralisação não afeta os serviços e as más-línguas já dizem que se estiver tudo funcionando mal e com encomendas atrasadas, é porque está tudo normal mesmo.



Molho Picante

7 de abril de 2017
 

Edição 977

Conciliação
Foi inaugurado esta semana o Núcleo Especial Criminal (Necrim), um braço da Polícia Civil de Mogi para a promoção da conciliação entre as partes. A nova unidade, subordinada à Delegacia Seccional de Mogi das Cruzes, fomentará a pacificação por meio de acordos em crimes de menor potencial ofensivo, como ameaças, injúrias, danos, difamações, lesões corporais leves e culposas, entre outros.

MBL em Mogi
No dia 2 de maio será realizado pela primeira vez em Mogi o evento “Vamos falar sobre?” em Mogi, com a participação do líder do Movimento Brasil Livre (MBL) Kim Katiguiri, Arthur do Vale, do canal do Youtube MamãeFalei e do escritor Francisco Razzo. O evento será no Bezerrão, na UMC e a entrada é 1kg de alimento não-perecível.

Flanelinhas
O vereador Protássio Nogueira (PSD) usou a tribuna no Plenário para defender que seja firmado convênio entre a Prefeitura e o Ministério do Trabalho com a finalidade de regulamentar a profissão de guardadores de carros, os chamados ‘flanelinhas’. A ideia tem o objetivo de credenciar os profissionais e evitar danos aos veículos. Mas será que vai ter flanelinha onde tem Zona Azul? E nesse caso, pagamos para quem?

Zona Azul
Já o vereador Antonio Lino da Silva (PSD) disse que os comerciantes de Brás Cubas estão solicitando área de zona azul no Distrito. A intenção é estimular a rotatividade nas vagas públicas para privilegiar consumidores, já que muitos motoristas acabam deixando os carros nas vagas o dia inteiro.

E por falar nisso…
Os flanelinhas que ficam no largo Bom Jesus têm um esquema montado para “driblar o sistema” da Zona Azul. Quando o motorista, que está com o tíquete, vai sair, eles pedem o bilhete e, se ainda tiver tempo sobrando, eles “vendem” para outra pessoa, claro, por um valor menor, que vai para o bolso deles.

Por que será?
Um fiel leitor entrou em contato com a coluna com uma questão importante: por que será que o Expresso Turístico que vai para Piranapiacaba está sempre lotado e o que vem para Mogi está sempre com lugares vagos? Será que faltam ações estimulantes para trazer os paulistas nesse passeio à nossa bela cidade?