Molho Picante

11 de outubro de 2017
 

Edição 1004

Não deu
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu o pedido de registro do “Muda Brasil”, novo partido do ex-deputado Valdemar Costa Neto, o Boy. Com a decisão, a legenda não vai poder participar das eleições de 2018, como já articulava com Jair Bolsonaro, hoje no PSC. Boy deve recorrer.

Armas de fogo
O Senado aprovou um projeto que autoriza o porte de arma de fogo para agentes de trânsito quando eles estiverem em serviço. A proposta já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados e, por isso, segue agora para a sanção do presidente da República, Michel Temer. Quem é a favor diz que isso vai aumentar a segurança dos agentes, que ficam expostos ao perigo durante o serviço. Mas quem é contra diz que isso pode causar problemas, especialmente se o agente não estiver psicologicamente preparado para portar uma arma. Será que vai prestar?

Copinha em Mogi
A Federação Paulista de Futebol divulgou uma lista de cidades que vão sediar os jogos da Copa São Paulo de Futebol de Júnior em 2018. Pelo terceiro ano consecutivo, Mogi voltará a ter partidas da Copinha. Só é preciso ter cuidado com as torcidas organizadas. Não queremos que volte a acontecer a baderna da outra vez. Lembram do quebra-quebra que a torcida são-paulina fez há dois anos? Isso não pode voltar a acontecer. Ou reforçam a segurança ou não mandem jogos de clubes grandes para cá, por favor.

Tapete vermelho
O vice-governador do Estado, Marcio França (PSB) esteve em Suzano na semana passada. Quem esteve por lá diz que ele foi recebido com pompa e circunstância. É que, no caso de Alckmin sair mesmo como pré-candidato à presidência, França assumirá o governo a partir de abril e é pré-candidato ao governo paulista pelo PSB. Só que, se ele se candidatar mesmo, terá de arregaçar as mangas, já que provavelmente ele não terá o apoio de Alckmin. É que os tucanos já têm uma lista de pré-candidatos do próprio partido, inclusive José Serra. Mas de novo?

Exposição no Suzano Shopping
O Suzano Shopping recebe, a partir desta quinta-feira (12), mais uma ação especial da campanha Outubro Rosa. Durante 10 dias serão expostas no empreendimento fotos de mulheres que lutaram ou ainda estão lutando contra o câncer de mama. As imagens visam resgatar a autoestima de pacientes oncológicas e acontece na loja 42.



Molho Picante

29 de setembro de 2017
 

Edição 1002

Título para o Wendel
A Câmara aprovou um projeto de lei que confere o título de Cidadão Mogiano a Wendel Santana Pereira dos Santos, conhecido como Wendel do Palmeiras. O ex-jogador do time alviverde chegou em 2000 para atuar pelo União de Mogi das Cruzes FC e por aqui constituiu família. Deve ser uma felicidade para ele receber esse título, já que o Mundial, bom… vocês sabem.

Alunos da Apae
Dez alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Mogi das Cruzes foram selecionados para participar da Mogi Fashion Week, que ocorrerá neste fim de semana no Clube de Campo. O evento que está em sua 16ª edição deve acontecer das 14 às 22 horas de sábado (30/09) e domingo (01/10) e é voltado para um público bem diversificado.

Educação Moral
A Câmara aprovou um projeto do vereador Cuco Pereira que propõe aulas de Educação Moral e Cívica para as 5ª séries, 8ª e 9º ano na rede municipal de ensino. A ênfase do projeto será nos direitos e deveres dos cidadãos tendo como premissa sempre o respeito ao próximo, a cidadania e o resgate à importância da família. De acordo com a proposta, o conteúdo poderá ser inserido no planejamento pedagógico do sistema municipal de ensino, sem prejuízo às disciplinas obrigatórias ao conteúdo curricular.

Eles estão atentos
A Câmara recebeu esta semana alunos do 7º e 8º anos da Escola Estadual Antonio Olegário dos Santos Cardoso, que apresentaram um projeto desenvolvido na disciplina de Ciências, que evidencia graves problemas de saúde pública no bairro Jardim Aeroporto I, tais como esgoto a céu aberto, rio poluído, ruas não asfaltadas e falta de coleta seletiva. Como é bom ver jovens interessados na cidade, e não apenas com canais do Youtube e outras coisas que em nada agregam.

Mictório
A coluna tem um pouco de vergonha de ter de reforçar isto, mas é bom lembrar que o Beco do Sapo, ali perto da praça 1º de setembro, não é banheiro público. É bom lembrar os desavisados.

Novo secretário
Marcos Regueiro é o novo secretário de Gabinete de Mogi. Ele substituirá o professor José Luiz Freire de Almeida, que solicitou sua exoneração na última semana, e agora acumula o cargo com a chefia da pasta de Gestão.



Molho Picante

22 de setembro de 2017
 

Edição 1001

Briga entre protetoras
Está feia a briga entre as protetoras de animais da cidade. De um lado, a ex-vereadora Karina Pirillo, do outro, a atual vereadora Fernanda Moreno. Elas, que por anos trabalharam lado a lado na defesa dos bichinhos na ONG Adote Já, viraram inimigas mortais mesmo antes das últimas eleições. A ex-parlamentar acusa Fernanda de estar boicotando o Centro de Bem-Estar Animal e de entrar no local fazendo barraco. Já Fernanda nega e defende que apenas quer acompanhar se o trabalho da entidade administradora do local condiz com o que está estipulado no contrato. A briga está tão grande que as duas já registraram vários Boletins de Ocorrência. O motivo da guerra entre as duas ninguém sabe.

Fica para o ano
Não foi desta que o União Futebol Clube conseguiu subir de divisão. O time de Mogi perdeu de 3 a 1 para o Manthiqueira e viu o sonho do acesso à Série A-3 ser mais uma vez adiado. A derrota tirou lágrimas até do torcedor mais fortão. Mas a coluna deseja sorte para o time e força para seguir na luta de levar o nome da cidade ainda mais além.

PR com tudo para 2018
O PR promete jogar alto para as eleições do próximo ano. O partido quer fortalecer seus candidatos para deputado estadual e federal. Uma aposta grande da legenda seria a dobradinha com o ex-prefeito de Mogi Marco Bertaiolli, pré-candidato fortíssimo à Câmara dos Deputados e que muitos dizem que nem vai precisar fazer campanha para se eleger. O PR sabe que se ele decidir fazer parceria com outro partido o jogo fica mais feio. Ou mais interessante, dependendo do ponto de vista.

De saída
A jornalista Carla Fiamini está de saída da Secretaria de Suzano para começar a atuar na campanha das eleições do próximo ano. Os nomes dos candidatos para quem ela vai trabalhar são mantidos em segredo, mas quem é da área sabe que onde “Carlinha” coloca a mão é para ganhar. Vamos acompanhando, sempre com o desejo de boa sorte para a colega.

Fim do mundo
Dizem por aí que o mundo vai acabar (outra vez) neste sábado, 23, quando a Terra colidirá com um misterioso planeta chamado Nibiru. Então já sabem, caros leitores, se não acabar, nos encontramos aqui na semana que vem, se acabar, nos vemos no céu. Ou não.



Molho Picante

15 de setembro de 2017
 

Edição 1000

Hospital Guido Guida
O Hospital Municipal Guido Guida, que até há pouco tempo corria o risco de fechar as porta e deixar milhares de poaenses sem assistência médica, deve, à partida, permanecer aberto. Um “passarinho” contou à coluna que soube junto a gente influente da Prefeitura que foi fechado um acordo com o Governo de Estado para administrar o hospital. Boa notícia para Poá.

Assaltos na Feira
Depois do cancelamento da Expoá, a Prefeitura de Poá decidiu dar um “prêmio de consolação” aos moradores da cidade com a Feira de Orquídeas e do Verde, que ocorreu no fim de semana passado. Correu (quase) tudo bem, mas a coluna soube que alguns moradores reclamaram de assaltos no entorno do evento. Realmente, segurança é um item que precisa ser revisto com a máxima urgência.

CDP
O assunto é antigo, mas vira-e-mexe volta à mídia. Falamos das condições do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Mogi. Sabemos que cadeia não é e nem deve ser SPA ou resort, mas é preciso oferecer as mínimas condições, sobretudo aos visitantes.

Artista em Guararema
Enquanto as outras cidades da região escondem a carteira e apostam em festas mais simples para comemorar o aniversário, Guararema vai fazer mesmo é um festão para celebrar os seus 118 anos. Na programação, terá show do artista Daniel, que vai apresentar um repertório diversificado que faz um passeio por sua trajetória na música.

Mudanças em Santa Isabel
A Câmara de Santa Isabel divulgou os nomes dos vereadores suplentes que vão assumir no lugar daqueles que foram nomeados secretários na última semana. Até esta segunda-feira (11) a Câmara estava desfalcada sem a nomeação dos vereadores suplentes. Isso aconteceu por conta da nomeação de seis vereadores como secretários. Do total de 15 vereadores, a cidade estava com apenas nove, o que impedia a votação de projetos especiais.

Que venham mais mil
Para este escriba, é uma felicidade poder comemorar a milésima edição deste jornal. Continuamos atentos para seguir trazendo as melhores notícias para você, leitor!



Molho Picante

8 de setembro de 2017
 

Edição 999

Escorpiões
Alguns moradores e comerciantes perto da linha férrea do centro estão reclamando do surgimento de muitos escorpiões naquelas imediações. É bom que a Zoonoses fique atenta para que nada de ruim aconteça.

Levaram a mandioca
Uma ação da Guarda Municipal realizada no fim de semana no centro causou revolta nas redes sociais. Um vídeo mostra alguns agentes apreendendo mandioca de um vendedor ambulante. Em resposta, a prefeitura reforçou que esse tipo de ação visa coibir o comércio irregular. Quem reclama diz que a prefeitura está proibindo as pessoas de trabalhar.

Nogueirão cheio
O União FC quer casa cheia para o primeiro jogo da semifinal do Paulista contra o Manthiqueira, neste domingo, 10. A vontade de encher o estádio é tão grande que o time e a federação estão trocando ingressos por garrafas pet. Basta levar duas garrafas e trocar por um ingresso.

Apreensão em Mogi
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriu, em parceria com a Polícia Militar, mandados de prisão e de busca e apreensão em Mogi das Cruzes e Suzano na terça-feira (5). O trabalho é resultado da investigação de um grupo criminoso especializado na lavagem de dinheiro do tráfico de drogas e da agiotagem. Alguns desavisados achavam que era alguma operação da Lava-Jato. Mas calma, isso ainda não chegou por aqui.

Muita grana
Levou aproximadamente 14 horas para a Polícia Federal contar os R$ 51 milhões encontrados no apartamento de Silvio Silveira, que teria cedido o local para que o ex-ministro Geddel Lima. É muita grana e, sobretudo, muita cara de pau.

Denunciados
O procurador-geral da República entregou ao Supremo Tribunal Federal denúncia contra os ex-presidentes Lula e Dilma por obstrução de Justiça. A acusação de Janot é relativa à tentativa de nomear Lula ministro-chefe da Casa Civil de Dilma, em março de 2016 – na ocasião, Lula já era alvo da Operação Lava Jato. É a segunda denúncia de Janot contra Lula e Dilma em 24 horas. Na terça, 5, o procurador atribuiu aos ex-presidentes organização criminosa.



Molho Picante

31 de agosto de 2017
 

Edição 998

Soluções para o trânsito
A Comissão Permanente de Transportes da Câmara de Mogi das Cruzes fará a formação de um grupo temático para debater questões relativas ao tráfego da região central. A iniciativa atende ao pedido dos comerciantes que compareceram a uma série de três audiências públicas promovidas entre 25 e 29 de agosto, para discussão do Plano de Mobilidade Urbana.

Deu ruim?
Com a notícia da dobradinha entre Bertaiolli e Marcos Damasio, que ano que vem se candidatarão a deputado federal e estadual, respectivamente, nos bastidores já se fala do clima pesado que se vive no PSD. É que rola por aí que o vice-prefeito, Juliano Abe, poderia sair candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa e, com o acordo entre o PSD e o PR, ele ficaria sem apoio para as eleições. Em entrevista à Rádio Metropolitana, Bertaiolli não deixou de cutucar: “O Juliano tem que saber o que quer da vida. Ele é vice-prefeito, foi eleito para isso. Essa alternância de cargos a população não aceita mais. As pessoas têm que cumprir os seus mandatos até o fim”.

Pela ecologia
O bispo da Diocese de Mogi das Cruzes, Dom Pedro Luiz Stringhini, mostra sempre ao que veio. Recentemente, em sua fala de abertura de uma reunião na Faculdade de Filosofia Paulo VI de Mogi das Cruzes ele fez menção ao decreto de Michel Temer que extinguia a Reserva Nacional do Cobre e associados (Renca), na região da Amazônia. As críticas foram tantas que esta semana o presidente revogou a decisão e manteve a proibição da exploração mineral nas áreas de unidades de conservação, reservas ambientais estaduais e indígenas dentro da antiga Renca.

Parece?
Nas redes sociais, o pessoal não perdoou e já criou várias brincadeiras criticando o presidente. Em uma delas, dizem que o presidente parece usuário de crack, que quer vender tudo o que tem em casa. Mas o Brasil ele não vai vender não, porque não vamos deixar!

Alunos na Câmara
A Câmara Municipal recebeu na quarta-feira (30) a visita de alunos do Colégio Gaspar Vaz, que foram até à sede do Legislativo para ver como funciona o trabalho de um vereador. É muito importante que as crianças desde cedo mostrem o interesse pela importância de exercer a sua cidadania.



Molho Picante

25 de agosto de 2017
 

Edição 997

Ciclovia até o Botujuru
A Câmara Municipal aprovou um requerimento do vereador Otto Rezende (PSD), que pede informações sobre algumas ciclovias do município, tais como os custos dos serviços de recuperação e manutenção delas. O documento também solicita esclarecimentos sobre o porquê da ciclovia localizada na avenida Francisco Rodrigues Filho não ter sido ampliada até o bairro do Botujuru, uma vez que os ciclistas do bairro a utilizam há anos.

Roubos na avenida Cívica
A bandidagem realmente não está para brincadeiras. A avenida Cívica tem sido palco de vários furtos de veículos no período da noite, causando sérios transtornos aos alunos da Fatec que estacionam por ali. Cadê a ronda da Polícia Militar?

Será que vem aí pedágio?
Vira e mexe surge uma notícia sobre concessão da rodovia Mogi-Bertioga. A via, que é uma das principais de acesso ao litoral, clama por melhorias, sobretudo uma duplicação. Só que quem manda quer mesmo é colocar um pedágio por ali. Não vai ficar bom, não.

Dobradinha
A mais de um ano das eleições, os bastidores da política mogiana já começam a fervilhar com possíveis acordos. Um deles deverá ser entre o PR e o PSD, fazendo assim uma dobradinha entre o deputado Marcos Damasio, que deverá tentar a reeleição para a Assembleia Legislativa, e o ex-prefeito Marco Bertaiolli, que está quase certo como pré-candidato à Câmara dos Deputados. Agora só resta saber se o PSD tem na manga algum candidato próprio para lançar como estadual ou se a parceria será com o partido de Boy ou com o PSDB. Tucanos para se candidatar não faltam. Agora se ganham é outra história.

Sem Expoá
Os comerciantes de Poá não estão nada contentes com a decisão do prefeito Gian Lopes de cancelar a Expoá e priorizar os recursos na retomada das obras de uma escola municipal na Vila Perracine. O que está em causa não é a aplicação dos recursos na escola, mas sim o fato de muitos empreendedores aproveitarem a exposição para alavancar os seus lucros. O evento é uma das principais festividades da cidade e levava anualmente milhares de visitantes à Estância Hidromineral.

Atenção, motorista
Dar seta é de graça, respeitar o limite de velocidade é sua obrigação e, por favor, pare nas faixas de pedestres. A sociedade agradece.



Molho Picante

11 de agosto de 2017
 

Edição 995

Lula em Mogi?
Causou um alvoroço nas redes sociais a notícia de que o ex-presidente Lula, réu no processo da Lava Jato, estaria em Mogi na próxima segunda-feira, 14, na Associação dos Produtores Rurais de Jundiapeba e Região. Grupos contrários ao homem-forte do PT já demonstravam insatisfação com a vinda à cidade. Mas, calma, gente, guardem as panelas: a visita será remarcada.

Fim da baldeação
A Câmara aprovou uma moção que faz um apelo ao Governo do Estado pelo fim da baldeação obrigatória na estação Guaianases, na linha 11 da CPTM. A situação é antiga e traz bastante incômodo aos usuários da linha, que precisam deixar o confortável Expresso Leste para entrar no sucateado “trem de gado” com que a nossa região é brindada. Estamos torcendo por aquele ditado: “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura”. Com a palavra, o governador Geraldo Alckmin.

Bertaiolli nos holofotes
O ex-prefeito Marco Bertaiolli marcou presença na entrega das chaves do Residencial Manacá, na Porteira Preta, esta semana. Depois de sete meses longe dos holofotes da mídia, ele volta a surgir em eventos públicos.

Passagem reaberta
Depois das reclamações de comerciantes e pedestres, a prefeitura de Mogi decidiu reabrir a passagem de nível da rua Deodato Wertheimer. A decisão foi tomada pelo prefeito Marcus Melo após uma reunião com comerciantes daquela área. Mas Melo já avisou: o fechamento em definitivo da cancela deverá ser inevitável no futuro.

Craques em Mogi
Mogi das Cruzes receberá no dia 24 de setembro, o Jogo das Estrelas, com a participação de ex-jogadores de futebol e personalidades. Já estão confirmadas as participações dos ex-jogadores Amaral, Amoroso e Aloísio Chulapa, o árbitro Margarida e o craque mogiano do futebol de amputados Rogerinho, destaque da seleção brasileira da modalidade. A entrada será gratuita.

Visitas às indústrias
O prefeito Marcus Melo tem tentado fortalecer o relacionamento da administração pública com as indústrias instaladas na cidade. Desde que assumiu o cargo, ele tem feito constantes visitas às empresas para reforçar a parceria com o setor, responsável por gerar milhares de empregos na cidade.



Molho Picante

7 de julho de 2017
 

Edição 990

Panelinha
Deu no Jornal Nacional que, para tentar barrar a denúncia da Procuradoria Geral da República na Câmara dos Deputados, o presidente da República se reuniu com o ex-deputado Valdemar Costa Neto, o Boy, para pedir auxílio para conseguir votos dos parlamentares do PR. O encontro, que não estava na agenda oficial de Temer, aconteceu no Palácio do Planalto.

Manda e desmanda
Boy, que foi condenado no mensalão, segue sendo o homem forte do PR e exerce influência direta sobre a bancada na Câmara. Também passam pelo seu aval as principais indicações de segundo e terceiro escalão no Ministério dos Transportes – ocupado pela legenda. Será que esse poder todo não poderia servir para acelerar a licitação dos viadutos para Mogi, terra natal do ex-deputado?

Nada confirmado
Como é óbvio, a assessoria do presidente Temer não confirmou o teor da reunião. Questionada pela imprensa, disse que “o ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa, tinha uma agenda com o presidente Michel Temer e trouxe o ex-deputado Valdemar da Costa Neto”. Do que eles falaram? Da crise no São Paulo Futebol Clube é que não foi, com certeza. É que o presidente, de acordo com algumas fontes, é “tricolor não praticante”. O que isso significa? Não sabemos.

Atenção, pais!
A Polícia Federal prendeu esta semana, em Poá, um homem de 27 anos suspeito de praticar abusos sexuais contra 30 crianças e adolescentes por meio da internet. Está na hora dos pais fiscalizarem mais o acesso dos pequenos à internet. Pode acontecer na nossa família.

Assaltos em Suzano
Está rolando nas redes sociais um boato de que criminosos dentro de um Gol bola verde escuro estaria abordando mulheres nas ruas de Suzano, tentando sequestrá-las. A coluna viu vários relatos e pede atenção às cidadãs e um cuidado especial da polícia.

Nota de pesar
Ex-presidente do Bunkyo de Mogi, Kiyoji Nakayama faleceu na tarde de quinta-feira, 6. Ele, que era adjunto da Secretaria de Agricultura de Mogi, estava internado em tratamento de um câncer de pulmão.



Molho Picante

30 de junho de 2017
 

Edição 989

Peregrinação
Durante coletiva de imprensa para apresentar o novo livro de uma trilogia sobre políticas públicas, o ex-prefeito Marco Bertaiolli falou da caminhada peregrina que fez em Santiago de Compostela. Durante um mês, ele caminhou 800km. “Foi uma experiência de vida maravilhosa, sempre tive o desejo de fazer, foi um tempo que dediquei a mim mesmo”, contou. Mas a caminhada deixou as suas marcas, já que ele disse que sentia dor no corpo todo e que estava à base de anti-inflamatórios.

Saudades
Ele, que ficou afastado dos holofotes da imprensa regional desde que saiu da prefeitura, confessou que estava sentindo falta. “Não vejo vocês há seis meses, estava sentido saudades de falar, tenho até medo de ficar falando e não deixar vocês fazer perguntas”, brincou. A verdade é que seis meses não foram suficientes para apagar a memória de que ele comandou a prefeitura por oito anos. Durante as perguntas, uma das repórteres até se dirigiu a ele como “prefeito”.

Reforma do sistema político
Falando sobre o panorama político atual no País, Bertaiolli disse que não acredita que o que está errado é o político em si, mas sim o sistema político como um todo. Ele defendeu o voto distrital, em que cada membro do parlamento é eleito individualmente por uma determinada região. O ex-prefeito acredita que, desta forma, haveria uma maior proximidade entre a população e o candidato, que seria bem mais cobrado. Isso sim, seria uma boa ideia para acabar com a farra de político com candidatura sediada em uma cidade tendo votos em outra bem distante.

Com a bola toda
A verdade é que Bertaiolli está com a bola toda dentro do PSD. Ele é um representante fortíssimo do partido no estado de São Paulo e seu nome já figura em uma lista de possíveis pré-candidatos à Câmara dos Deputados em 2018. Aliado a isso, em agosto ele iniciará uma série de palestras pela Facesp, na qual ele é vice-presidente, onde mostrará o resultado da política pública aplicada em Mogi. Ele já tem 18 apresentações agendadas.

Mogi modelo
A ideia do PSD é aproveitar os três livros lançados por Bertaiolli (ele lançou o Cidade Saudável no ano passado e até o fim do ano lançará o Cidade Empreendedora) para mostrar um modelo de gestão às prefeituras de todo o Brasil. A coluna fica feliz com isso, porque não gostamos quando Mogi aparece nas manchetes só em casos policiais. Sabemos que nossa cidade tem muita coisa boa para ser mostrada.