Molho Picante

9 de fevereiro de 2018
 

Edição 1020

Cadê ele?
Surpreendeu a ausência do ex-prefeito Marco Bertaiolli na inauguração do segundo túnel da região central. Ele, que é considerado o pai da obra, era esperado por todos. Já dizem por aí que ele sentiu medo do protesto que aconteceu no local.

Racismo?
Durante a sessão de quarta, 7, o vereador Jean Lopes foi desabafar com os jornalistas, falando que um dos manifestantes teria o chamado de “macaco”. Ele diz que vai buscar as filmagens da sessão e que, se achar o culpado, vai processar por injúria racial.

Caio expulso
O vereador Caio Cunha contou que foi “convidado” a se retirar da reunião entre os parlamentares e o prefeito Marcus Melo, para discutir a diminuição do valor do IPTU. Ele disse que um dos seus colegas sugeriu que ele não acompanhasse a reunião, e que, inclusive, essa seria a vontade dos restantes pares, que, quando perguntados por Cunha, não se manifestaram. Alguém arrisca o nome do vereador que subtilmente expulsou o colega? Quem acertar ganha um prêmio.

Voos mais altos
Corre nos bastidores o boato de que Caio Cunha estaria bem animado para concorrer a deputado federal. Ele admite que recebeu alguns convites, mas que, por enquanto, não se manifestaria em relação a isso, nem sobre a possibilidade de sair do PV para tentar a eleição para o Congresso Nacional por outro partido. No entanto, ele acha perfeitamente possível Mogi eleger dois candidatos a deputado federal, que, no caso, seria ele e o ex-prefeito, Marco Bertaiolli.



Molho Picante

2 de fevereiro de 2018
 

Edição 1019

IPTU
Depois que a prefeitura de Santo André suspendeu o aumento do IPTU, alguns mogianos já estão querendo que aconteça o mesmo por aqui. E até já tem um grupinho que promete fazer um protesto contra o aumento do tributo, durante a inauguração do túnel, neste sábado, 3, no centro. O ‘kissuco’ vai ferver.

Teleférico
É um sonho do prefeito Marcus Melo: a retomada de um teleférico no Parque Municipal Francisco Afonso de Melo, que a cidade já teve no passado. Realmente é uma ótima ideia. Se for tudo feito de acordo com as regras ambientais, vai ser uma boa opção de lazer para os mogianos. Hoje, Mogi conta com três parques: Centenário, parque da Cidade e Leon Feffer. Se bem que este último, coitadinho, é tão abandonado que dificilmente está nos planos das famílias mogianas para um passeio de fim de semana.

Vai Quem Quer
A Banda Vai Quem Quer, pela primeira vez em 27 anos, não vai alegrar as ruas da cidade no Carnaval. Ao que parece, a organização não conseguiu atender as exigências mínimas da prefeitura, como serviço de limpeza, banheiros químicos e segurança. Então, em vez do trio elétrico, eles fizeram uma parceria com o Clube Vila Santista para oferecer uma opção de diversão aos foliões da cidade, que poderão trocar as camisetas e obter um significativo desconto nos ingressos dos bailes carnavalescos nas noites de sábado e segunda-feira. As trocas podem ser feitas por dois quilos de alimentos não perecíveis, na rua Tenente Manoel de França Lopes, 51, centro, das 9 às 17h de segunda a sexta-feira.

Cigarrinho
A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou em favor do poder da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de proibir adição de sabor e aroma em cigarros. O objetivo é diminuir a atratividade do produto para o público jovem.

Tudo igual
E reza a lenda: “o povo brasileiro precisa entender que o problema do Brasil não são só a meia dúzia de políticos no poder lá em cima, pois eles, são apenas o reflexo dos quase 200 milhões de oportunistas aqui embaixo”. Realmente, o povo tem o governo que merece. É ou não é?



Molho Picante

12 de janeiro de 2018
 

Edição 1016

Bom Prato em Jundiapeba
O papo é antigo: construir uma unidade do Restaurante Bom Prato em Brás Cubas ou Jundiapeba. Agora, o prefeito Marcus Melo quer mesmo tirar a ideia do papel. Para isso, se reuniu com o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, para solicitar a unidade no distrito. Será que agora vai?

Inauguração do túnel
Está marcada para o dia 3 de fevereiro a esperada inauguração da última fase da passagem subterrânea da região central, que vai ligar o Mogilar à avenida Adhemar de Barros. O prefeito já está se reunindo com técnicos da Secretaria de Transportes para definir se haverá alteração no trânsito das imediações a partir da abertura do túnel. Ainda não está confirmada a presença do governador Geraldo Alckmin na inauguração, mas, como todos sabem, o tucano adora vir a Mogi e tomar um cafezinho no Mercadão.

Impeachment
Enquanto o prefeito Marcus Melo decidia se aumentava ou não a passagem, grupos já se organizavam nas redes sociais para pleitear o pedido de afastamento do prefeito. Mas já segue por aí um abaixo-assinado contra o aumento do IPTU e a isenção do ISS para as empresas de transporte.

Nogueirão
O estádio do Nogueirão fez bonito ao receber partidas da Copa São Paulo de Juniores. O espaço recebeu alguns jogos e vai receber mais partidas nas próximas fases. Mas, aqui entre nós, esperemos que as torcidas organizadas dos grandes clubes de São Paulo passem longe daqui. Não guardamos boas memórias de quando o estádio recebeu um jogo do São Paulo. Aliás, será que a Independente já pagou os prejuízos?

Luto
Fomos surpreendidos com a triste notícia do falecimento do apresentador e locutor Claudio Hori. Um excelente amigo e profissional, que vai fazer muita falta, e que inclusive foi nosso colaborador. Nossos sentimentos à família.



Molho Picante

1 de dezembro de 2017
 

Edição 1010

Investigação em Mogi
Promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) estiveram na quinta (30) para cumprir mandados de apreensão. É que o Ministério Público está investigando uma organização social de Campinas, suspeita de cometer irregularidades na área da saúde e que tem contrato com a Prefeitura de Mogi. De acordo com os promotores, foram apreendidos documentos na Secretaria de Saúde e na Secretaria de Finanças. A administração municipal diz que está colaborando com as investigações e que caso seja detectada alguma irregularidade da empresa, o contrato será rescindido.

Pátio de apreensão
A Comissão Especial de Vereadores (CEV) responsável por apurar as denúncias referentes aos serviços de recolhimento e guarda de veículos, prestados pela Octágono Serviços Ltda., sugeriu em relatório a suspensão do contrato, firmado sob regime de concessão, entre a empresa e a Prefeitura. A investigação aponta para indícios de irregularidades na execução do contrato, como a cobrança ilegal de taxas por quilômetro quadrado e a sonegação de impostos.

Furto de energia
Uma churrascaria conhecida de Mogi foi parar nas páginas policiais depois que a polícia descobriu um aparelho instalado no medidor que furtava energia. O estabelecimento, que chegava a pagar R$ 40 mil de conta de luz, estava pagando cerca de R$ 10 mil nos últimos meses. Dizem que o mundo é dos espertos, mas um dia a casa cai.

Expresso Leste
Vários usuários da CPTM estão reclamando que a empresa não está cumprindo os horários do Expresso Leste, que vem direto da Luz para Estudantes. Não passam no horário, ou passam antes ou depois. Ao passageiro, resta chegar mais cedo ao compromisso ou se atrasar. Ou – se tiver coragem – enfrentar a terrível baldeação em Guaianases.

Magic City
A diretoria do Magic City, em Suzano, e da Eloin Educação pela Experimentação se reuniram no gabinete do Secretário da Educação do Estado de São Paulo, professor José Renato Nalini, juntamente com o deputado Roberto de Lucena, para discutirem uma parceria de expansão do projeto para toda a rede estadual de ensino. A ideia é ensinar sobre a preservação do meio ambiente para crianças, com técnicas e atividades que despertem o lúdico, a curiosidade, criatividade e interação, levando ao aprendizado sob forma divertida e descontraída.



Molho Picante

24 de novembro de 2017
 

Edição 1010

Troca-troca entre poderes
O vereador Clodoaldo de Moraes deixou a sua cadeira no Legislativo para assumir a Secretaria de Desenvolvimento. Ele substitui o colega republicano Sadao Sakai, que, por sua vez, volta à Câmara para assumir o cargo de vereador para o qual foi eleito. Quem ganhou nesse troca-troca do PR foi Emerson Rong, que segue na Casa de Leis para assumir a segunda cadeira do partido.

Novos médicos não!
O Legislativo aprovou uma moção que manifesta apoio à medida tomada pelo Governo Federal, de suspender por cinco anos a criação de cursos de Medicina no país. A Casa argumenta que a qualidade dos médicos no Brasil tem caído nos últimos anos e que para mudar esse quadro, ao invés de criar novas escolas, é necessário investir na capacitação dos profissionais já formados.

Passeio com os cachorros
A vereadora Fernanda Moreno apresentou uma indicação pedindo estudos para que voluntários devidamente cadastrados na Zoonoses possam levar os cachorrinhos do Canil Municipal para passear aos domingos. Um ato simples, de graça, que pode trazer um pouco mais de alegria aos bichinhos que vivem enclausurados.

Animais para adoção
E o prefeito Marcus Melo divulgou esta semana na sua página do Facebook fotos de alguns dos animais do canil que estão disponíveis para adoção. Com tantos bichinhos esperando para ser adotados, para quê comprar, não é verdade?

Papai Noel dos Correios
Nesta sexta, dia 24, às 11h, o Papai Noel, acompanhado da Mamãe Noel, fará uma visita ao espaço de adoção das cartinhas da Campanha Papai Noel dos Correios, em Mogi das Cruzes, localizado na rua Doutor Ricardo Vilela, 300, no Centro. Ótima oportunidade para garantir uma foto com o Bom Velhinho e de quebra adotar uma cartinha e fazer uma criança feliz.

Black Friday no Suzano Shopping
A Black Friday chega ao Suzano Shopping nesta sexta-feira (24). Ao todo, 54 marcas vão aderir à promoção que promete até 60% de desconto. Entre as lojas participantes destacam-se Chilli Beans, Havaianas, Hering e Le Postiche, Lupo, Polishop. Durante o período da Black Friday, o Suzano Shopping terá horário de funcionamento estendido, das 9h às 23h.



Molho Picante

10 de novembro de 2017
 

Edição 1008

Parada Gay em Mogi
O Fórum Mogiano LGBT queria organizar a 1ª Parada Gay de Mogi no dia 10 de dezembro. Contratou as atrações e buscou autorização junto à prefeitura para realizar o evento. Mas a administração municipal negou o pedido e alegou que as interdições na área central da cidade vão prejudicar o comércio e que, em dezembro, diversos eventos ligados ao Natal já estão agendados. A justificativa não convenceu e alguns falam de preconceito.

Nova data?
A administração municipal ofereceu como alternativa que o fórum realize a Parada Gay nas ruas do Centro em janeiro. Os membros do grupo vão se reunir no domingo para verificar se marcarão uma nova data. O problema, segundo eles, é que já tinham fechado algumas atrações que não terão data no início do ano.

Cadê a solução?
A antiga base da Polícia Rodoviária, em Jundiapeba, virou ponto de drogas e moradores de rua. O local está desativado desde 2013 e é alvo também de ações de vandalismo. Vale lembrar que o prédio é do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que está transferindo a área para a prefeitura.

Deu no Estadão
Uma matéria do Estadão esta semana falou sobre como o ex-deputado Valdemar Costa Neto (PR), o Boy, segue dando as cartas em Brasília. A matéria diz que nos últimos meses, ele esteve pelo menos três vezes com o presidente Michel Temer e é um interlocutor frequente de nomes como o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. O homem é tão poderoso que dizem até que ele teve dedo na decisão do governo de retirar o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, da lista de privatizações e de reabrir o Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, para voos de longa distância.

Nova investigação
A reportagem diz ainda que o ex-deputado está na mira da Lava Jato, onde está sendo investigado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, desta vez por suposto recebimento de propina da Odebrecht, durante a execução das obras da Ferrovia Norte-Sul, em 2008 e 2009.



Molho Picante

27 de outubro de 2017
 

Edição 1006

O jeitinho brasileiro
O Detran-SP está apertando o cerco às autoescolas que gostam do famoso jeitinho brasileiro. Esta semana, a autoescola Socorro foi autuada depois que um carro, que deveria estar em aula prática, estava estacionado na autoescola. Foi registrado Boletim de Ocorrência e tanto o instrutor como o aluno foram detidos e responderão a inquérito policial por falsidade ideológica. Além disso, a autoescola terá suas atividades suspensas por 30 dias.

E a Santa Casa?
O negócio está feio na Santa Casa de Mogi, que volta a sofrer problemas de superlotação na maternidade. A entidade, que suspendeu temporariamente o atendimento a gestantes de outros municípios, segue em estado de alerta até que a situação volte ao normal. A Secretaria de Saúde segue em negociações com o Governo de Estado para ampliar o número de leitos Neonatal ou construir uma nova maternidade a fim de atender o aumento na demanda nessa área.

Pediatria em Poá
Enquanto isso, em Poá, o encerramento da ala de Pediatria no Hospital Guido Guida está dando o que falar. O secretário de Saúde Marquinhos da Indaiá garante que o atendimento às crianças não deixará de ser realizado.

Iniciativa popular
A Câmara de Poá aprovou o projeto que regulamenta a possibilidade de um cidadão comum apresentar uma propositura de iniciativa popular. A normatização se deu por meio do vereador Saulo Souza (SD), autor da proposta. A ideia é ampliar a participação popular nos trabalhos legislativos e fortalecer a democracia participativa.

Visita de alunos à Câmara
Na terça-feira (24), os estudantes do Colégio IENEC visitaram a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, para conhecer de perto o funcionamento do Legislativo Municipal. A comitiva de alunos foi recepcionada pelo presidente da Casa, pastor Carlos Evaristo, Mauro Araújo e Antonio Lino.



Molho Picante

20 de outubro de 2017
 

Edição 1005

Cadeia nele
A Guarda Municipal de Mogi das Cruzes deteve esta semana um suspeito de abuso sexual e maus-tratos contra menores, na Vila Industrial. O homem, de 37 anos, foi flagrado em uma casa, consumindo de entorpecente e na companhia de uma menina de 12 anos. Que apodreça na cadeia. Mas sabendo como são as nossas leis no País… não sei não.

Contra os abusadores
Começou o curso de capacitação para os guardas municipais sobre a Lei Maria da Penha. A ação atenderá 100 agentes e faz parte dos preparativos desenvolvidos pela administração municipal para a implantação da Patrulha Maria da Penha, prevista para acontecer ainda neste ano. Após o término do curso de capacitação, a Secretaria Municipal de Segurança e o Poder Judiciário farão uma análise da demanda de casos a serem acompanhados e definirão o número de viaturas e de profissionais que serão disponibilizados para o trabalho.

Enquanto isso…
Sabemos que a Guarda Municipal está repleta de ótimos profissionais. Mas também sabemos que sempre tem uma fruta podre. Um fiel leitor da coluna entrou em contato com a gente para relatar o caso de uma agressão por parte de um guarda. Fora do horário de expediente, ele ficou descontente com um serviço prestado pela empresa do nosso leitor e o ameaçou em frente de todos os clientes. Agentes assim são totalmente desequilibrados e não podem fazer parte de uma corporação que em breve será armada.

Ladrões
A Polícia Militar prendeu três bandidos na Estrada do Taboão. Eles tinham roubado um caminhão cheio de cerveja. Eles abandonaram o veículo em Mogi mas, quando a polícia chegou, boa parte da mercadoria já havia sido saqueada. Por quem? Pelo povo mesmo. Preferimos não comentar.

Concurso público
A Prefeitura de Mogi das Cruzes abriu dois concursos públicos, sendo um deles para o preenchimento de 63 vagas e cadastro reserva para os cargos de: agente escolar (5), agente sepultador (2), arquiteto (cadastro reserva), auxiliar de apoio administrativo (5), dentista (1), enfermeiro auditor (1), médico auditor (1), médico clínico-geral (21), médico ginecologista (10), médico-psiquiatra (4), médico-pediatra (10); operador de máquinas (1); pedreiro(1) e soldador (1). O segundo concurso público vai selecionar 15 novos guardas municipais, sendo 5 feminino para a terceira classe e 10 masculino para a terceira classe. Os salários variam de R$ 1.763,92 a R$ 7.147,57.



Molho Picante

11 de outubro de 2017
 

Edição 1004

Não deu
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu o pedido de registro do “Muda Brasil”, novo partido do ex-deputado Valdemar Costa Neto, o Boy. Com a decisão, a legenda não vai poder participar das eleições de 2018, como já articulava com Jair Bolsonaro, hoje no PSC. Boy deve recorrer.

Armas de fogo
O Senado aprovou um projeto que autoriza o porte de arma de fogo para agentes de trânsito quando eles estiverem em serviço. A proposta já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados e, por isso, segue agora para a sanção do presidente da República, Michel Temer. Quem é a favor diz que isso vai aumentar a segurança dos agentes, que ficam expostos ao perigo durante o serviço. Mas quem é contra diz que isso pode causar problemas, especialmente se o agente não estiver psicologicamente preparado para portar uma arma. Será que vai prestar?

Copinha em Mogi
A Federação Paulista de Futebol divulgou uma lista de cidades que vão sediar os jogos da Copa São Paulo de Futebol de Júnior em 2018. Pelo terceiro ano consecutivo, Mogi voltará a ter partidas da Copinha. Só é preciso ter cuidado com as torcidas organizadas. Não queremos que volte a acontecer a baderna da outra vez. Lembram do quebra-quebra que a torcida são-paulina fez há dois anos? Isso não pode voltar a acontecer. Ou reforçam a segurança ou não mandem jogos de clubes grandes para cá, por favor.

Tapete vermelho
O vice-governador do Estado, Marcio França (PSB) esteve em Suzano na semana passada. Quem esteve por lá diz que ele foi recebido com pompa e circunstância. É que, no caso de Alckmin sair mesmo como pré-candidato à presidência, França assumirá o governo a partir de abril e é pré-candidato ao governo paulista pelo PSB. Só que, se ele se candidatar mesmo, terá de arregaçar as mangas, já que provavelmente ele não terá o apoio de Alckmin. É que os tucanos já têm uma lista de pré-candidatos do próprio partido, inclusive José Serra. Mas de novo?

Exposição no Suzano Shopping
O Suzano Shopping recebe, a partir desta quinta-feira (12), mais uma ação especial da campanha Outubro Rosa. Durante 10 dias serão expostas no empreendimento fotos de mulheres que lutaram ou ainda estão lutando contra o câncer de mama. As imagens visam resgatar a autoestima de pacientes oncológicas e acontece na loja 42.



Molho Picante

29 de setembro de 2017
 

Edição 1002

Título para o Wendel
A Câmara aprovou um projeto de lei que confere o título de Cidadão Mogiano a Wendel Santana Pereira dos Santos, conhecido como Wendel do Palmeiras. O ex-jogador do time alviverde chegou em 2000 para atuar pelo União de Mogi das Cruzes FC e por aqui constituiu família. Deve ser uma felicidade para ele receber esse título, já que o Mundial, bom… vocês sabem.

Alunos da Apae
Dez alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Mogi das Cruzes foram selecionados para participar da Mogi Fashion Week, que ocorrerá neste fim de semana no Clube de Campo. O evento que está em sua 16ª edição deve acontecer das 14 às 22 horas de sábado (30/09) e domingo (01/10) e é voltado para um público bem diversificado.

Educação Moral
A Câmara aprovou um projeto do vereador Cuco Pereira que propõe aulas de Educação Moral e Cívica para as 5ª séries, 8ª e 9º ano na rede municipal de ensino. A ênfase do projeto será nos direitos e deveres dos cidadãos tendo como premissa sempre o respeito ao próximo, a cidadania e o resgate à importância da família. De acordo com a proposta, o conteúdo poderá ser inserido no planejamento pedagógico do sistema municipal de ensino, sem prejuízo às disciplinas obrigatórias ao conteúdo curricular.

Eles estão atentos
A Câmara recebeu esta semana alunos do 7º e 8º anos da Escola Estadual Antonio Olegário dos Santos Cardoso, que apresentaram um projeto desenvolvido na disciplina de Ciências, que evidencia graves problemas de saúde pública no bairro Jardim Aeroporto I, tais como esgoto a céu aberto, rio poluído, ruas não asfaltadas e falta de coleta seletiva. Como é bom ver jovens interessados na cidade, e não apenas com canais do Youtube e outras coisas que em nada agregam.

Mictório
A coluna tem um pouco de vergonha de ter de reforçar isto, mas é bom lembrar que o Beco do Sapo, ali perto da praça 1º de setembro, não é banheiro público. É bom lembrar os desavisados.

Novo secretário
Marcos Regueiro é o novo secretário de Gabinete de Mogi. Ele substituirá o professor José Luiz Freire de Almeida, que solicitou sua exoneração na última semana, e agora acumula o cargo com a chefia da pasta de Gestão.