Molho Picante

7 de abril de 2017
 

Edição 977

Conciliação
Foi inaugurado esta semana o Núcleo Especial Criminal (Necrim), um braço da Polícia Civil de Mogi para a promoção da conciliação entre as partes. A nova unidade, subordinada à Delegacia Seccional de Mogi das Cruzes, fomentará a pacificação por meio de acordos em crimes de menor potencial ofensivo, como ameaças, injúrias, danos, difamações, lesões corporais leves e culposas, entre outros.

MBL em Mogi
No dia 2 de maio será realizado pela primeira vez em Mogi o evento “Vamos falar sobre?” em Mogi, com a participação do líder do Movimento Brasil Livre (MBL) Kim Katiguiri, Arthur do Vale, do canal do Youtube MamãeFalei e do escritor Francisco Razzo. O evento será no Bezerrão, na UMC e a entrada é 1kg de alimento não-perecível.

Flanelinhas
O vereador Protássio Nogueira (PSD) usou a tribuna no Plenário para defender que seja firmado convênio entre a Prefeitura e o Ministério do Trabalho com a finalidade de regulamentar a profissão de guardadores de carros, os chamados ‘flanelinhas’. A ideia tem o objetivo de credenciar os profissionais e evitar danos aos veículos. Mas será que vai ter flanelinha onde tem Zona Azul? E nesse caso, pagamos para quem?

Zona Azul
Já o vereador Antonio Lino da Silva (PSD) disse que os comerciantes de Brás Cubas estão solicitando área de zona azul no Distrito. A intenção é estimular a rotatividade nas vagas públicas para privilegiar consumidores, já que muitos motoristas acabam deixando os carros nas vagas o dia inteiro.

E por falar nisso…
Os flanelinhas que ficam no largo Bom Jesus têm um esquema montado para “driblar o sistema” da Zona Azul. Quando o motorista, que está com o tíquete, vai sair, eles pedem o bilhete e, se ainda tiver tempo sobrando, eles “vendem” para outra pessoa, claro, por um valor menor, que vai para o bolso deles.

Por que será?
Um fiel leitor entrou em contato com a coluna com uma questão importante: por que será que o Expresso Turístico que vai para Piranapiacaba está sempre lotado e o que vem para Mogi está sempre com lugares vagos? Será que faltam ações estimulantes para trazer os paulistas nesse passeio à nossa bela cidade?



Molho Picante

31 de março de 2017
 

Edição 976

Visita ao parque
O Instituto Ecofuturo, criado e mantido pela Suzano Papel e Celulose, recebe nesta sexta, 31, representantes do governo municipal de Mogi das Cruzes no Parque das Neblinas, reserva ambiental gerida pela organização. O encontro tem como objetivo apresentar as iniciativas realizadas pelo Instituto, identificar sinergias e discutir possíveis parcerias.

Presença confirmada
A JSL, empresa de logística rodoviária e serviços dedicados do Brasil, estará presente na 23ª edição da Intermodal South America 2017. O evento, que é considerado o principal para o setor de logística e comércio exterior, acontece entre os dias 4 e 6 de abril, no Transamerica Expo Center, em São Paulo

Recolher o cocô
O vereador Pedro Komura aproveitou o seu tempo na tribuna na última sessão para falar sobre uma indicação sua que visa a colocação de placas alertando sobre a obrigatoriedade da coleta das fezes dos animais domésticos por seus proprietários e ou condutores. Claro que o ideal seria que cada tutor de bichinho tivesse bom senso, não é verdade?

E por falar em bicho…
A vereadora Fernanda Moreno conseguiu facilitar o processo de castração pela Zoonoses. Antes havia a necessidade de levar o animal ou no dia da palestra ou outro dia que antecedesse a castração, obrigando o munícipe a ir duas ou três vezes até o local. A parlamentar se reuniu com representantes da Secretaria de Saúde e agora o processo é mais simples: a partir do dia 7, basta o mogiano ir até o prédio da Secretaria às sextas-feiras, agendar a cirurgia e depois só leva o pet na Zoonoses no dia marcado. Tudo o que simplifica é melhor!

Assistência Social
Cerca de 114 mil pessoas de Mogi são atendidas, direta ou indiretamente, pela assistência social da Prefeitura. Elas estão inseridas no cadastro único para programas sociais em busca, principalmente, de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família. É preciso dar uma atenção especial para essas famílias, dar uma ajuda emergencial e incentivo para que possam se subsistir sozinhas.

Homenagem
No sábado, dia 1º, às 10 horas, o Clube de Campo promoverá um evento que nomeará o Salão Privê “Airton Nogueira”. Na oportunidade, familiares, amigos e convidados estarão no descerramento da placa com o nome do homenageado neste espaço do CCMC.



Molho Picante

24 de março de 2017
 

Edição 975

Sem febre amarela
Os resultados dos exames necrológicos realizados pelo Instituto Adolfo Lutz em dois macacos que morreram em Mogi das Cruzes foram negativos para febre amarela. As mortes ocorreram no final do mês passado em uma clínica veterinária particular da cidade. Vale lembrar que os macacos são tão vítimas quanto nós, o problema são os mosquitos que transmitem o agente infeccioso.

Luto
Morreu esta semana o padre Joaquim de Oliveira Rosa Filho, presbítero da Diocese de Mogi das Cruzes. Ele estava internado no Hospital Santana com uma broncopneumonia. O enterro aconteceu na quarta, dia 22, no Cemitério Parque das Oliveiras.

Cadeia neles
A Polícia Civil do Alto Tietê fez na madrugada de quinta-feira (23) uma operação onde prendeu suspeitos de roubos em casas de alto padrão e de famílias orientais. Segundo a polícia, 13 pessoas foram presas. Essa quadrilha já teria cometido mais de cem assaltos, a maioria em cidades da região.

Mogi Turística
Na visita do secretário de Turismo, Laércio Benko, a Mogi, foi dada a notícia de que a cidade pode se tornar um Município de Interesse Turístico, a exemplo do que já acontece em Guararema. Estará próximo o sonho de vermos a nossa Sabaúna nos moldes da bela Luís Carlos?

Castração
A vereadora Fernanda Moreno está focada no projeto C.E.D. (Captura, Esteriliza e Devolve) que visa a castração de animais errantes do município. Com este trabalho, os animais abandonados serão castrados, identificados e recolocados no seu local de origem. Ótima iniciativa!

Futebol
Os 11 integrantes do Corinthians Mogi, que disputa atualmente o Campeonato Paulista de Futebol de Amputados, foram até o gabinete do prefeito Marcus Melo. Ele, que é são-paulino, recebeu uma camisa da equipe. Será que vai dar azar para o clássico de domingo?



Molho Picante

17 de março de 2017
 

Edição 974

Deu resultado!
Na semana passada, publicamos uma matéria sobre reclamações de leitores em Jundiapeba acerca de ruas instransitáveis, com entulho e mato alto. Na segunda-feira, 13, funcionários da prefeitura já trabalhavam no local.

A lista do Janot
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot solicitou 83 aberturas de inquérito a políticos citados em delações. A lista inclui os nomes de Aécio Neves, Dilma Rousseff, Lula, José Serra, Rodrigo Maia, Eliseu Padilha, Rodrigo Maia, Gilberto Kassab, Romero Jucá, Renan Calheiros, Antônio Palocci, dentre outros.

Maluf tirou onda
O ex-governador de São Paulo Paulo Maluf aproveitou a divulgação da lista de Janot para “tirar uma onda”. Na sua conta oficial do Twitter, ele escreveu: “Não só não estou na Lava-Jato e na lista do Janot, como não estou no mensalão”.

Chutando salário
O ex-presidente Lula disse em depoimento à Justiça na terça-feira (14) que não sabe exatamente quanto ganha atualmente. Ee “chuta” que ganha entre R$ 30 e 50 mil. Pouca diferença, não é?



Molho Picante

10 de março de 2017
 

Edição 973

Dinheiro para bandido
Os vereadores mogianos aprovaram uma moção de repúdio à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que quer obrigar o poder público a indenizar presos mantidos em condições precárias nos presídios. Mauro Araújo se absteve de votar e lembrou que é preciso um sistema carcerário capaz de reabilitar: “Os problemas do sistema carcerário têm a ver com o crime organizado. Não podemos esquecer da ineficácia do Estado quando ele permite a superlotação e os desmandos dessas verdadeiras universidades do crime”. É, mas já diz o deputado federal Jair Bolsonaro: “Não quer ser preso? É só não matar, roubar, estuprar ou traficar”.

Medicamentos no gabinete
Depois de ter sido flagrado com medicamentos da rede básica de saúde em seu gabinete, o vereador suzanense Denis Claudio da Silva usou a tribuna para rebater as acusações. Ele se defende afirmando que os medicamentos foram doados por pessoas que apoiam seu trabalho na área da saúde e outros foram comprados com recurso particular dele. “Fiz isso porque a prefeitura é ineficaz na área da saúde e não vou admitir que uma criança ou um pai de família morra por falta de medicação”, ressaltou. “Não houve desvio algum da prefeitura. Tem como desviar água de um rio seco?”, questionou.

Dia da Mulher
O Dia Internacional da Mulher foi esta semana, mas vale lembrar que todo dia é dia para respeitarmos as mulheres. Não adianta dar flor na data e no resto do ano maltratar, assediar, bater, estuprar e matar, ok, amiguinhos?

Visita ilustre
O presidente da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, pastor Carlos Evaristo (PSD), recebeu esta semana uma visita de cortesia do ex-prefeito Marco Aurélio Bertaiolli. Outros vereadores também participaram do encontro, que foi informal, para tratar de questões partidárias. Além disso, o ex-prefeito queria mesmo era matar saudade. Afinal, esta é a primeira vez em muitos anos que ele não ocupa um cargo público.



Molho Picante

3 de março de 2017
 

Edição 972

Agora vai!
Agora que o carnaval acabou, muitos estão desejando por aí “Feliz Ano Novo”. Mas para o povo de bem, trabalhador, pagador de impostos, o ano já começou faz tempo. Será que agora as coisas vão começar a funcionar por aqui?

Que bonito!
E correu tudo bem no carnaval mogiano. Mesmo sem desfiles, o povo se uniu e recorreu a bloquinhos de rua e festas em clubes. Para o ano que vem há mais, e quem sabe, se as escolas se unirem para fazer eventos e conseguir parcerias particulares, teremos desfile novamente. Mas tem de arregaçar as mangas!

E falando em carnaval…
Foi lindo ver alguns defensores do socialismo no camarote do carnaval no Rio de Janeiro. Será que é possível encontrar em países socialistas de fato alguém que paga R$ 2,5 mil por ingresso VIP em camarote? Claro que não, em países onde o socialismo impera não há nem comida, que dirá carnaval.

Por Jundiapeba
22 ex-candidatos a vereador e um grupo de lideranças de Jundiapeba se uniram para viabilizar melhorias para o distrito. Eles pretendem entregar ao prefeito Marcus Melo uma lista de mais de 30 reivindicações em prol do bairro. Um leitor entrou em contato com a coluna falando que pediu ajuda a um vereador eleito para uma rua que vive constantemente alagada, mas que foi ignorado. Mas nós vamos cobrar!

Pronto-socorro
E os boatos do fechamento do Pronto-Socorro do Hospital Luzia de Pinho Melo seguem preocupando. É preciso que vereadores e prefeitos da região se unam para impedir isso, caso seja verdade. Se o PS for realmente fechado, a saúde da região entrará em colapso.

Exposição
Heraldo Duarte, Nerival Rodrigues, Constança Queiroz Teles, Lucas Eliel, Iza Leão e Maria Domingos seguem até dia 27 de março com uma bela exposição no Mercadão de Mogi. Vamos prestigiar?

Roubo de medicamentos
Várias viaturas da Força Tática cercaram a Câmara de Suzano na quinta, 2. Há boatos de que um nobre edil teria roubado medicamentos controlados dos postos.



Molho Picante

24 de fevereiro de 2017
 

Edição 971

Queda de energia
Já não basta o aumento de, em média, 7,17% na tarifa de energia deste ano, em decorrência de acertos de contas que o governo terá de fazer com empresas de transmissão. Além de termos de pagar o pato pelas “lambanças” do governo anterior, ainda precisamos conviver com sucessivas quedas de energia. É o que acontece há pelo menos dois meses no bairro do Socorro. Recebemos a reclamação de um leitor de que a energia cai várias vezes por dia e, quando é restabelecida, vem com a voltagem alterada, o que pode comprometer os aparelhos. O leitor diz que o problema afeta todo o bairro.

A resposta
A coluna entrou em contato com a EDP Bandeirante, concessionária de energia na cidade, que informou que equipes técnicas já foram encaminhadas ao local para vistoriar o sistema de abastecimento e tomar as medidas necessárias. Vamos ficar de olho.

Hospital Municipal
O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes recebeu o prêmio “2020 Challenge Climate Champion Awards 2016”, pela participação na campanha Desafio 2020 – a Saúde pelo Clima. O reconhecimento em Mogi é resultado da utilização da energia solar, por meio de 60 painéis solares, o que resulta em uma economia média mensal de 10% na conta de luz. O sistema é utilizado no aquecimento de água.

Cidade turística
O deputado estadual Marcos Damasio (PR) protocolou um projeto de lei de sua autoria que classifica Mogi das Cruzes como “Município de Interesse Turístico”. A iniciativa atende ao pedido do prefeito Marcus Melo, que providenciou toda a documentação.

Botijão
A Liquigás Distribuidora patrocina, nesta sexta-feira (24), uma ação da Campanha Chama Segura em Mogi. Com o objetivo de esclarecer sobre o uso correto e seguro do botijão de gás liquefeito de petróleo (GLP), o evento acontece das 14h às 17h, na Igreja Congregação, em Jundiapeba.

Túnel
Um leitor enviou à coluna uma sugestão para resolver a falta do uso do túnel. “Inverter a mão na rua Deodato Wertheimer, no trecho da Ricardo Vilela até a Francisco Rodrigues Filho, obrigaria a quem vem da Deodato a entrar no túnel para ir para o Mogilar”. Será que rola?



Molho Picante

17 de fevereiro de 2017
 

Edição 970

Quem é?
Repercutiu muito a nota da coluna da edição da semana passada sobre o vereador da região que tem nove assessores. A coluna foi procurada por curiosos, desejosos de saber quem é o homem da grande equipe. Disseram que para ter tudo isso de assessor, é porque o homem deve trabalhar mesmo. Nós torcemos para que trabalhe muito mesmo, ele está lá para isso!

Repercutiu
Repercutiu na imprensa nacional a notícia do Negão, um cachorro vira-lata que “trabalha” como frentista em um posto de combustível de Mogi das Cruzes. O cachorro, que foi adotado pelos donos do posto, virou estrela e agora quem passa pelo estabelecimento para só para cumprimentar o bichinho. Ganha o cachorro e ganha o posto, que ficou famoso na cidade e conquistou a simpatia da clientela. Seria uma boa que alguém copiasse essa ideia em outros locais, não é verdade?



Molho Picante

10 de fevereiro de 2017
 

Edição 969

Assessores
O vereador paulistano Fernando Holiday economizou, sozinho, R$ 106 mil este mês com o corte de verba do seu gabinete, que inclui diminuição do número de assessores – ele tem oito, sendo que poderia ter até 30, de acordo com projeto aprovado em 2015. Enquanto isso, aqui mesmo na nossa região, tem vereador que tem nove auxiliares de gabinete. A pergunta que fica é: tem trabalho para toda essa gente? Será que, em tempo de crise, os parlamentares daqui não poderiam pensar também em cortar gastos dentro do próprio gabinete?

Ataques na Internet
A vereadora Fernanda Moreno foi esta semana à Delegacia da Mulher prestar queixa contra ataques políticos e pessoais que tem sofrido na Internet desde que anunciou que seria candidata. O mundo virtual é muito bacana, mas ainda tem gente que acha que é terra sem lei. Nós até desconfiamos quem é o autor dos ataques, mas vamos esperar a história se desenrolar para dar nosso parecer.

De volta
Depois de um mês de férias nos EUA com a família, o ex-prefeito Marco Bertaiolli voltou a dar as caras nas redes sociais com uma publicação muito especial: é que foi o aniversário da sua esposa, Mara Bertaiolli, e ele aproveitou para parabenizar a amada: “Voltando ao Facebook hoje num dia muito especial. É aniversário da minha companheira de vida, meu amor. Parabéns, Mara Bertaiolli, feliz aniversário, que Deus continue iluminando sua vida. Obrigado por compartilhar comigo o mesmo caminho. Te amo”.

Aqui é trabalho!
O prefeito de São Paulo João Doria tem tirado os secretários da cama. O tucano dorme três horas por noite, acorda às 5 horas da manhã causando no grupo de WhatsApp da prefeitura e às 6 horas já está na rua trabalhando. Quem aceitou ir para a vida pública na capital paulista esperando vida mansa se deu mal. O prefeito de lá, acostumado à rotina louca de trabalho de quando era gestor, promete não deixar barato e tem ganhado muitos elogios, especialmente nas redes sociais. Quem decidiu ser político para dormir até mais tarde e enriquecer até treme ao pensar na hipótese de a cobrança aumentar. A coluna apoia o Doria, mas deixa bem claro que mostrar trabalho é obrigação dos nossos políticos. O problema é que estamos tão acostumados aos “lazarentos” que quando aparece alguém diferente, a gente até estranha.



Molho Picante

3 de fevereiro de 2017
 

Edição 968

Deu saudade
O ex-vereador Olímpio Tomiyama, que no ano passado se despediu do Legislativo mogiano após 32 anos de vereança, estava presente na primeira sessão do ano na Câmara Municipal, desta vez na Tribuna de Honra, ao lado de secretários e convidados de Marcus Melo. Será que deu saudade?

Para o Facebook
Enquanto o prefeito discursava na tribuna, o vereador Chico Bezerra queria garantir uma foto sua na primeira sessão. Ele pediu ao colega Marcos Furlan para lhe tirar uma fotografia na sua mesa. É para garantir mais curtidas no Face!

Líder de governo
Considerado um dos políticos mais influentes do Legislativo, o pemedebista Mauro Araújo passou da Presidência da Casa, no ano passado, para o “posto” de líder do governo na Câmara. O objetivo é ser o interlocutor entre a Prefeitura e os vereadores.

Oposição
Representando o PT na Casa de Leis, o vereador Iduígues Martins discursou que tanto ele quanto o seu colega, Rodrigo Valverde, serão do grupo da oposição na Câmara. Mas ele deixou claro que farão uma “oposição coerente e responsável buscando o melhor da nossa cidade, para que Mogi dê certo e resolva os seus problemas”.

Não é no grito
A coluna defende a livre expressão do pensamento pelos cidadãos. Mas há hora e lugar para tudo nesta vida. O bom senso é importante até na hora de fazer valer os seus direitos. Até porque o único que conseguiu vencer alguma coisa no grito foi o Bernardinho, ex-técnico da Seleção Brasileira de Vôlei.

Vai que é tua!
O narrador esportivo Galvão Bueno gravou uma vinheta exclusiva ao Gerando Falcões convidando moradores de comunidades do extremo leste de São Paulo a se matricular em uma das 400 novas vagas em atividades da ONG. Na gravação, Galvão criou o bordão “Vai que é sua, falcão!” e descreve todas as oficinas com oportunidades para crianças e jovens. O áudio está circulando por meio de um carro de som em periferias como de Poá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Itaim Paulista, desde semana passada. Ponto para Eduardo Lyra, criador do projeto.